9 franquias de sorvete promissoras para 2023

franquias de sorvete

Com média de quase 6 litros por ano, os brasileiros estão em sexto lugar no ranking de países que mais consomem sorvete no mundo. 

Franquias de sorvete: Com a maioria das cidades brasileiras presentes em locais com temperaturas médias e altas nos meses de verão e primavera, uma das alternativas de negócios que bombam em lugares com essas características são as franquias de sorvete. 


Em um país onde o calor predomina quase o ano todo, o sorvete é uma sobremesa gelada que conquistou os brasileiros e garantiu um espaço considerável no mercado. 

De acordo com a Abis (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), o Brasil está em sexto lugar no ranking mundial de consumidores de sorvete no mundo.

Entre as regiões brasileiras que mais consomem sorvete está, em primeiro lugar, a região Sudeste, que é responsável por 52% do consumo de sorvetes no Brasil.

Em seguida a região Nordeste, com 19%, 15% a região Sul, 9% a região Centro Oeste e 5% a região Norte. 

Com esse resultado, o mercado gera em média R$13 bilhões ao ano, o mercado de franquias de sorvete está em expansão e é visto como um segmento promissor para empreendedores que buscam abrir um negócio em 2023. 

Ainda segundo a Abis, a Nova Zelândia é o país que mais consome sorvete no mundo, com 28,3 litros por pessoa ao ano. Já no Brasil, a média por pessoa é de 5,4 litros por ano.

POR QUE EMPREENDER COM FRANQUIAS DE SORVETE

No mercado de sorvetes há uma vasta possibilidade para aqueles que sonham em empreender no segmento.

Sorvetes na chapa, no pote, no casquinho, picolés, milk shakes e sundae, por exemplo, são alguns dos diversos produtos que fazem deste um mercado altamente lucrativo no Brasil e no mundo.  

Inserido em um  mercado bilionário, o ramo de sorvetes aponta algumas vantagens para investir na área, como o consumo crescente do produto.

Outro fator interessante no  segmento é que você pode aproveitar toda sua criatividade com esse mercado.

O setor ainda tem muito a ser explorado e a cada ano novidades surgem para transformar o jeito das pessoas tomarem sorvete ao redor do planeta.

As altas temperaturas predominantes o ano todo na maior parte dos estados brasileiros contribuem para o crescimento das vendas de sorvetes e picolés.

Essas vendas aumentam consideravelmente nos meses de verão, de dezembro até março, e durante as férias escolares. 

Além desses fatores é válido frisar que o sorvete é uma sobremesa muito popular e variada, cabendo a todos os bolsos e gostos. 

E como resultado desses fatores, a variedade de sabores e preços também faz com que a sobremesa consiga chegar em todas as classes sociais e o público consumidor cresça ainda mais. 

POR QUE ABRIR FRANQUIAS DE SORVETE

As franquias de sorvete estão inseridas no segmento de alimentação, um dos segmentos mais atraentes e lucrativos do franchising, com média de lucratividade entre 20% e 30%.  

Somente em 2020, o setor arrecadou mais de R$ 40 bilhões, segundo dados da ABF.

Investir neste setor pode ser uma escolha assertiva para aqueles que buscam iniciar sua caminhada à frente de uma franquia. 

Ou seja, as franquias de sorvete são opções rentáveis e versáteis para os que sonham em abrir um negócio lucrativo e já consolidado no mercado. 

Isso porque, além dessas sobremesas, as sorveterias costumam oferecer opções de lanche como salgados, pizza e etc, o que contribui para o aumento das vendas e, consequentemente, para o ticket médio de cada consumidor. 

FRANQUIAS DE SORVETE: E NO INVERNO? 

Como ter bons faturamentos com franquias de sorvete no inverno? Esse é um questionamento muito comum entre os que sonham em empreender no ramo. 

Mesmo com menor procura pelo produto nesta época mais fria, o brasileiro não deixa de consumir essa sobremesa gelada durante o ano todo. 


De acordo com Francisco Sant’Ana, criador da Escola Sorvete, instituição que ensina empreendedores a criar um negócio promissor no ramo, os meses de inverno não precisam ser vistos como fator negativo para uma sorveteria.

Portanto, uma saída que o empreendedor e especialista em sorvetes ensina é direcionar as vendas para o Business- to Business, ou B2B.

Neste formato você pode revender os produtos para outras empresas como restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas, entre outras opções.

PANDEMIA TRANSFORMOU MERCADO DE FRANQUIAS DE SORVETES

Que a crise sanitária causada mundialmente pelo coronavírus transformou nossas vidas, isso é fato.

Mas além de modificar nossas rotinas, a pandemia também provocou severas mudanças nos negócios ao redor de todo o mundo. 

O universo do franchising, por exemplo, precisou reavaliar modelos e formatos de franquias, para que elas se adaptassem à nova realidade da sociedade. 

Esse fator também refletiu em mudanças nas franquias de sorvete, que viram uma necessidade de levar essa sobremesa para as pessoas que não estavam saindo de casa para consumir esse produto nas ruas, sorveterias, praças e praias. 

Uma reportagem do Portal R7 apontou que grandes, médias e pequenas marcas de sorveterias precisaram se reinventar durante a pandemia para agradar a nova clientela, que ficava isolada em casa. 

O desafio das franquias de sorvete foi, ao longo do isolamento social, entregar na casa das pessoas um sorvete gelado e cremoso, garantindo uma experiência única, mesmo que em casa. 

Além desse fator, as empresas buscaram novas embalagens para que o sorvete chegasse em perfeito estado na casa da população.

Assim, o foco das franquias de sorvete em delivery representou uma mudança considerável no ramo, que em 2019 viam a população sair de casa em busca da sobremesa. 

Apesar das transformações por necessidade, as franquias de sorvete têm percebido o mercado voltar a aquecer e aguardam um momento de alta em 2023.

MERCADO PROMISSOR PARA 2023

Apesar das mudanças durante a pandemia, em 2021, com a redução de casos provocadas pelos coronavírus no Brasil e a flexibilização das medidas restritivas de saúde, o mercado de sorvete voltou a crescer e é visto como um dos segmentos mais prósperos para 2023.

Segundo Abis (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), no Brasil, existem mais de 10 mil empresas neste segmento, gerando mais de 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos. 

É possível perceber que o mercado de sorvetes e açaí é um nicho promissor e bem estruturado na economia brasileira, mas que ainda pode crescer ainda mais, com inovações, novos sabores e formas de servir o sorvete. 

Portanto, a seguir veremos uma lista com a melhor franquia de açaí do mercado e mais 8 franquias de sorvete com diferentes modelos de negócio e promissores para 2023. 

FRANQUIA 1: FLOR DI LATTE

franquia de sorvetes

A Flor Di Latte é a melhor franquia de sorvete Soft Premium do Brasil e carrega anos de experiência adquiridos na fabricação de produtos de excelência, agregados ao profundo conhecimento do negócio de sorvetes, mas com um novo olhar para este segmento. 

Hoje, a marca possui 4 unidades pelo Nordeste, gerando, cada uma, um faturamento anual estimado em R$ 720 mil.

A qualidade de seu produto é tão incrível que a marca criou várias opções de sobremesas utilizando-o como base.

O mix de produtos é composto por casquinhas trufadas, casquinhas recheadas e milkshakes com diversas opções de recheios,  além de uma variedade de sobremesas, como brownie, petit gateau, fondue de frutas que possibilita ao franqueado mais chances de faturar.

Além disso, a Flor Di Latte atua no modelo de quiosque, que traz inúmeras vantagens, como: menor investimento e facilidade de controle da operação.

É um baita de um negócio para quem está pronto para realizar seu sonho de ser um grande empreendedor.

Dados do Investimento

  • Investimento inicial: R$ 153 mil
  • Taxa de franquia: R$ 35 mil
  • Royalties: 6% (faturamento bruto)
  • Taxa de Publicidade: 2% (faturamento bruto)
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Lucratividade: 25 a 30%
  • Payback: 12 a 18 meses

Para saber mais informações sobre como ser um franqueado Flor Di Latte, basta clicar aqui.

FRANQUIA 2: CHIQUINHOS SORVETES

O mercado de sorvete voltou a crescer e é visto como um dos segmentos mais prósperos para 2022.

A Chiquinho Sorvetes é uma franquia de sorvete, hoje a maior rede de sorveterias soft do Brasil.

A empresa nasceu com um negócio familiar em 1980, uma pequena sorveteria na cidade de Frutal, Minas Gerais e que ao longo dos anos cresceu consideravelmente em todo território nacional. 

A franquia possui atualmente mais de 500 unidades em operação e está presente em todos os estados brasileiros, com 40 anos no mercado de sorvetes. 

Um dos diferenciais desta marca é sua receita exclusiva para a base do sorvete, que garante um sabor único.

O cardápio oferece mais de 80 opções entre casquinhas, sundae, cascão, petit gateau, milk shakes, mix de sorvetes com complementos, além do produto mais solicitado pelos clientes: o exclusivo Shake Mix. 

A franqueadora disponibiliza aos seus franqueados o suporte necessário para que se tornem 100% habilitados a passar o know how da marca para os clientes, e este processo vai desde a escolha do ponto, até a inauguração da loja. 

Além disso, a franqueadora disponibiliza treinamentos teóricos e práticos realizados na Universidade do Sorvete e na própria unidade franqueada.

Os modelos de negócios da Chiquinho são: quiosque, loja tradicional, loja de shopping e loja básica.

Os formatos são ideais para locais com alto fluxo de pessoas como shoppings, galerias, supermercados e aeroportos. 

Dados do Investimento

  • Investimento: a partir de R$ 280 mil 
  • Royalties: 5%
  • Taxa de publicidade: 2%
  • Faturamento: R$ 45 mil 
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Se gostou da Chiquinho Sorvetes e deseja saber mais sobre a franquia, clique aqui. 

FRANQUIAS DE SORVETE 3: OGGI SORVETES 

A Oggi Sorvetes é uma franquia com mais de 10 anos de experiência no ramo e apresenta um conceito de negócio de formato inovador, possibilitando ao mercado uma nova forma de comprar sorvetes. 

Além das tradicionais lojas de sorveteria, essa franquia oferece um modelo de loja fábrica, no qual seus franqueados são responsáveis pela venda em atacados do mix de 140 produtos ofertados pela marca. 

Atualmente a franquia produz, em média, mais de 6 milhões de litros de sorvete por mês com suas 12 linhas próprias e a marca possui 500 unidades franqueadas pelo Brasil. 

Em primeiro lugar, um dos diferenciais da Oggi Sorvetes é a simplicidade na implantação da franquia e no gerenciamento do negócio.

Com o know how transferido  pela franqueadora, os franqueados estão preparados para tocar sua loja ou fábrica da forma estabelecida pela franquia Oggi Sorvetes. 

O suporte ao franqueado é feito diariamente, garantindo acompanhamento completo aos empreendedores à frente das unidades Oggi pelo Brasil. 

Dados do Investimento

  • Investimento: a partir de R$60 mil 
  • Royalties: variável com base no valor das compras 
  • Taxa de Publicidade: 4% das compras 
  • Payback: 10 a 18 meses 

Se identificou com a marca e quer mais detalhes sobre o negócio? Clique aqui e saiba mais sobre a Oggi Sorvetes.

FRANQUIA 4:  MR. MIX

A Mr. Mix Brasil é uma rede de franquias especializada em sorvetes e milk shakes.

Ela começou sua história em 2006 com a inauguração da 1ª loja localizada no interior do estado de São Paulo e em pouco tempo os milk shakes conquistaram fãs na região. 

Dois anos após o lançamento da primeira sorveteria, iniciaram o processo de expansão da marca através do modelo de franquias, se tornando a primeira rede especializada em Milk Shakes do Brasil. 

Os produtos se destacam no mercado por sua qualidade e sabores exclusivos.

Além das unidades franqueadas, os produtos da marca também são vendidos em pontos de vendas como empórios e supermercados, chegando a entregar mais de 3,3 milhões de produtos por ano. 

Entre os principais prêmios da franqueadora, está o Selo de Excelência em Franchising, concedido pela ABF por 10 anos consecutivos à marca, o que certamente é um marco para a empresa. 

A Mr. Mix oferta três formatos de negócios: o quiosque, a loja e também a loja com atacado. Estão presentes em 72 cidades brasileiras, com mais de 93 lojas e em 13 estados.  

Um franqueado Mr Mix vai operar a loja ou quiosque e cuidar pra tudo saia no padrão da rede. 

Dados do Investimento

  • Investimento: a partir de R$ 193 mil
  • Taxa de Royalties: 8,5% 
  • Taxa de Publicidade: 6% 
  • Faturamento: 39 mil 
  • Lucro: 18%
  • Payback: 18 meses

Gostou da Mr. Mix? Saiba mais sobre essa franquia de sorvete clicando aqui. 

FRANQUIAS DE SORVETE 5: ICEMELLOW

A Icemellow é uma das franquias de sorvete consolidadas no mercado. O negócio nasceu em 1994 e atualmente conta com 37 unidades espalhadas por diversas cidades do Brasil. 

Com três modelos de negócios distintos, a rede de franquias oferece os formatos de quiosque, lojas tradicionais e a versão smart.

A marca promete, nos três modelos, um negócio de gestão simplificado e de rápida aceitação na região escolhida pelo franqueado. 

A Icemellow conta ainda com um mix variado de sorvetes e sobremesas diversas como o açaí, waffles, fondue com frutas e muito mais. 

O perfil de franqueado que a rede Icemellow procura são pessoas capazes de tomar decisões e que se identificam em gerir um negócio e realizar tarefas diariamente para garantir o bom funcionamento da unidade franqueada. 

Portanto, caso tenha interesse em se tornar um franqueado da Icemellow, é importante ter esse perfil.

A Icemellow oferece suporte para auxiliar seus franqueados e assegurar o sucesso de suas lojas. 

Dados do Investimento

  • Investimento: a partir de R$ 79 mil 
  • Royalties:8% sobre o faturamento 
  • Taxa de Publicidade: R$ 500,00 
  • Faturamento médio: de R$ 40 mil a R$ 100 mil
  • Playback: 12 a 24 meses

Clica aqui para saber mais sobre esta franquia.

Assista também ao vídeo no canal do Raphael Mattos e descubra quanto lucra uma franquia de sorvete e milk shake. 

FRANQUIA 6: ICE CREAMY

Sete franquias de sorvete promissoras para 2022

A Ice Creamy é uma franquia de sorvetes que nasceu em 2014 especializada em sorvetes na pedra, ou sorvete na chapa, como é popularmente conhecido.

A marca entrou para a ABF um ano após a fundação e expandiu seu crescimento no franchising nos últimos anos. 

Atualmente com mais de 80 unidades franqueadas espalhadas por mais de 50 cidades de 16 estados do Brasil, a franquia oferece alguns modelos de negócios para seus franqueados.

Formatos ideais para shoppings, ruas, avenidas e empreendimentos comerciais em todo o território nacional são algumas das alternativas.

Em primeiro lugar, um dos diferenciais desta marca é seu sorvete, feito de forma artesanal e com produtos importados.

Em segundo lugar, a Ice Creamy produz um sorvete rico em fibras e vitaminas e com 50% a menos de açúcar. 

Ou seja, a empresa explica que dessa forma, consegue garantir o verdadeiro sabor do sorvete, com cremosidade, boa textura e leveza, diferente das sorveterias tradicionais. 

A missão da Ice Creamy é oferecer uma experiência inesquecível aos seus clientes, já que oferece além dos sorvetes artesanais na chapa, milkshakes e sundae. 

No ano de 2018 a franquia de sorveteria garantiu prêmios de renome para o universo do franchising, como o Selo de Excelência em Franchising dado pela ABF.

Entrou para a  lista de melhores franquias do Brasil, prêmio concedido pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

O suporte ao franqueado te auxilia com a escolha do ponto comercial, treinamento para o franqueado e equipe, manual completo das operações e procedimentos.

Além disso, também ensina estratégias de marketing e logística para entrega dos produtos aos seus franqueados. 

Dados do Investimento

  • Investimento: a partir de R$199 mil 
  • Royalties: 5% sobre o faturamento 
  • Taxa de Publicidade: 2%
  • Faturamento: R$ 66 mil 
  • Lucro: 25% 
  • Payback: 36 meses 

Se deseja saber mais sobre a Ice Creamy, clique aqui. 

FRANQUIAS DE SORVETE 7: NHÔ SORVETES

A Nhô Sorvetes é uma rede de franquias que já conta com mais de 80 unidades comercializadas no Brasil.

Oferecendo um sorvete soft, sobremesa mais leve e não tão gelada, a franquia se destaca no mercado nacional com esse diferencial. 

O sorvete soft recebe influência dos gelatos italianos, sorvetes menos doces e mais puros, concentrando maior sabor na sobremesa. 

Com um mix variado de produtos, a Nhô Sorvetes está no mercado há mais de 10 anos e possui três modelos de negócios disponíveis para os empreendedores.

Os formatos são de quiosque, loja Smart e Standard. 

A rede de franquias oferece suporte ao franqueado com assessoria comercial e de marketing e auxílio na escolha do ponto comercial, por exemplo.

Além disso, oferta também treinamentos para operação da unidade da Nhô Sorvetes, além de software para gerenciamento do caixa da loja. 

  • Investimento: a partir de R$ 229 mil 
  • Faturamento: R$45 mil 
  • Lucro: 25 a 35% 
  • Payback: 18 a 30 meses 

Gostou do modelo da Nhô Sorvetes? Clique aqui e conheça ainda mais o negócio. 

FRANQUIA 8: CUOR DI CREMA

franquias de sorvete- blog do franqueado

A Cuor Di Crema é uma rede de franquias de gelato  artesanal, a primeira nesta categoria no Brasil. A Primeira e maior franquia de gelato artesanal do Brasil. 

O negócio foi fundado em 2012, em São Paulo, com a missão de transferir o sabor dos gelatos italianos aqui no país.

Com mais de 20 unidades franqueadas pelas regiões Sudeste e Sul, a empresa busca franqueados que queiram levar o sabor do gelato italiano para cidades do Brasil. 

Um dos diferenciais da marca é que a Cuor Di Crema preza pela alta qualidade de seus produtos, produzindo gelatos naturais sem usar gordura animal e vegetal nem conservantes em seus sorvetes. 

A rede oferece ainda mais de 150 receitas únicas para os diferentes paladares de seus clientes, criando gelatos em versões zero açúcar, zero lactose e gelatos sem glúten. 

Além dos gelatos artesanais, as unidades da Cuor Di Crema dispõem também de outras sobremesas que recheiam o  cardápio, como os brownies, petit gateau, milk shakes e tortas. 

A rede possui modelo de negócio nos formatos de loja e quiosque. 

Dados do Investimento

  • Investimento: a partir de R$ 270 mil 
  • Royalties: 5% sobre o faturamento
  • Taxa de Publicidade: 2% 
  • Faturamento: R$ 65 mil 
  • Payback: 36 a 48 meses 

Gostou da Cuor Di Crema? Clique aqui e saiba mais sobre a franquia de sorvete. 

CONHEÇA A NOVA TENDÊNCIA DE CONSUMO DENTRO DO SETOR DE SORVETES: O AÇAÍ 

Dentro do setor de sorvetes, temos também uma nova tendência de consumo: o açaí.

Em alta, principalmente em dias quentes, o açaí é uma ótima pedida para os dias quentes.  

Considerado uma superfood por suas características saudáveis, o produto possui textura e refrescância similares aos do sorvete com o bônus de ter mais nutrientes. 

Por esses atributos, o açaí, assim como o sorvete, se tornou paixão nacional, capaz de agradar aos mais diversos públicos, de diversas idades e classes sociais. 

Corroborando com isso, os dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) confirmam que 80% da população brasileira busca uma alimentação mais saudável.

Também consumido como alimento de pré e pós treino, o produto é uma iguaria brasileira que também vem ganhando espaço no mercado internacional. 

Dessa maneira, o açaí é uma ótima pedida quando falamos em investimentos em franquias. 

FRANQUIA 9: AÇAÍ CONCEPT 

O consumo de Açaí no Brasil cresce 15% ao ano, demonstrando que o segmento é um investimento rentável para empreendedores. 

Considerada uma referência global no consumo de açaí e outros cremes tropicais, a marca conta com 350 lojas só no Brasil. 

Além disso, também iniciou sua expansão em outros países como como Portugal, Estados Unidos, Uruguai, Suíça, Canadá, França, Equador e Chile, demonstrando seu forte potencial como negócio de sucesso. 

Jovem e criativa, outra característica da marca é que ela vem dominando o mercado de comidas saudáveis com produtos de altíssima qualidade. 

A franquia oferece suporte total na escolha e avaliação do ponto comercial, modelo de negócio enxuto e lucrativo e rentabilidade maior que a média de outras franquias do setor. 

Quem quer se tornar franqueado do Açaí Concept conta com diversos modelos de investimento: loja, container, food truck e quiosque. 

Essa é uma ótima alternativa para quem deseja empreender no ramo de sorvetes, mas com criatividade e maiores chances de expansão.

A marca atua na capacitação dos seus franqueados e na constante inovação dos produtos.  

Outro ponto positivo é o rápido payback que varia de 12 a no máximo 24 meses. 

Dados do Investimento

Store in Store

  • Investimento Total: a partir de R$ 128.000,00
  • Faturamento Médio: R$ 30.000,00
  • Lucro mensal: 15% a 20%  
  • Prazo de Retorno: 12 a 18 meses

Quiosque

  • Investimento Total: a partir de R$ 210.000,00
  • Faturamento Médio: R$ 45.000,00
  • Lucro mensal: 15% a 20%  
  • Prazo de Retorno: 12 a 24 meses

Container

  • Investimento Total: a partir de R$ 285.000,00
  • Faturamento Médio: R$ 60.000,00
  • Lucro mensal: 15% a 20%
  • Prazo de Retorno: 12 a 14 meses

Loja

  • Investimento Total: a partir de R$ 310.000,00
  • Faturamento Médio: R$ 60.000,00
  • Lucro mensal: 15% a 20%
  • Prazo de Retorno: 18 a 24 meses

Para saber como se tornar um franqueado da melhor franquia de Açaí do Brasil, basta clicar aqui.

O artigo sobre franquias de sorvete foi interessante? Leia também o texto: Franquias de sucesso em nichos promissores.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *