FRANQUIAS DE CAFETERIAS: CONHEÇA 5 OPÇÕES LUCRATIVAS

franquias de cafeterias/ blog do franqueado ranqueado

Franquias de Cafeterias tem grande potencial de crescimento no franchising.

Com tantas possibilidades de empreendimentos e o mercado em alta, as franquias de cafeteria são opção para investimentos em 2021.

Afinal, uma pausa para o café é muito comum na rotina do brasileiro.

Isto porque, conforme dados do Conselho Nacional do Café (CNC), o Brasil é o segundo país maior consumidor de café do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Com esse segundo lugar no ranking mundial, abrir um negócio com café pode te proporcionar bons lucros. 

Além da bebida, que pode ser servida de diversas formas atrativas, outros alimentos como biscoitos, doces, e outros, permitem uma experiência deliciosa como acompanhamento.

Apesar do impacto da pandemia, especialistas apontam que a forma de investir em franquias em 2021, em um momento de retomada do pós-crise favorece os empreendedores.

O mercado aquecido possibilita novas formas para empreender de forma firme e segura , principalmente pela retomada de investimentos e recuperação econômica.

Por isso, se você busca oportunidades lucrativas, investir em franquias de cafeterias são uma escolha assertiva, tanto pelo alto potencial do mercado de café no Brasil, quanto pelas variadas possibilidades que o ramo proporciona. 

De acordo com números divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2021, no ranking das melhores franquias do país, as franquias de alimentação são as mais representativas no mercado de franchising.

Sendo aproximadamente 37% dos percentuais de investimento em franquias ao total.

Que tiveram também um faturamento significativo neste ramo, cerca de R$ 40 bilhões no último ano.

FRANQUIAS DE CAFETERIAS: OPORTUNIDADE PARA 2022

O café e seus derivados podem abrir um leque de oportunidades para quem deseja empreender. As franquias de cafeterias apresentam escolhas diversas no ramo de alimentação.

Segundo a Pesquisa Setorial de Food Service, apresentada também pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), de todos os segmentos do ramo da alimentação, demonstram que a partir da variedade culinária, cerca de 24% são de cafeteria e bolos e doces (12% equivalente a cada).

O que é um chamativo para o investidor é que abrir uma franquia de cafeteria pode ser um negócio autêntico e com rentabilidades consideráveis.

Proporcionando assim algo muito agradável para o cliente: a combinação de um produto a outro.

Com a insegurança que a pandemia proporcionou, os modelos  de negócio das  franquias foram adaptados, o que mostrou necessidade das franqueadoras se reinventarem e apresentarem formatos mais dinâmicos e negócios com diferenciais interessantes. 

O que possibilita assim um ótimo momento para começar, sendo as franquias de cafeterias uma das opções mais lucrativas.

POR QUE INVESTIR EM FRANQUIAS DE CAFETERIAS?

Sabendo que o café é uma bebida que marca a rotina dos brasileiros, totalizando 95% da população como consumidora, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), franquias de cafeterias já são um modelo de investimento bem explorado e tendem a crescer ainda mais.

O contínuo interesse para este tipo de negócio e a ascensão de uma área de mercado como essa, faz com que a demanda a ser atendida seja mais urgente.

No ramo da alimentação e no segmento específico de cafeterias, a diferença e qualidade dos produtos que são apresentados, ajudam a alavancar ainda mais um negócio e destacá-lo no mercado.

Por isso, franquias de cafeterias evidenciam o seu potencial de investimento e rentabilidade, atraindo diferentes públicos e consumidores.

Neste cenário, o tipo de produto, serviço e acomodação que são oferecidos aos clientes possibilitam atender diversos tipos de pessoas: dos apreciadores mais exigentes e assíduos, aos clientes periódicos.

Na forma em que o cliente pede o café, seus acompanhamentos que incluem os mais variados itens do cardápio (salgados, doces, biscoitos e outros), o franqueado se vê rodeado de modelos distintos que podem fazer a diferença no seu modelo de franquia.

É interessante pensar também que o ambiente da cafeteria representa, além do consumo dos produtos disponíveis no cardápio, uma experiência completa com café.

Seja para encontros casuais, uma pausa na correria do dia-a-dia, reuniões de negócios, o ponto de encontro mais agradável para momentos em que o tempo a ser aproveitado é crucial, é sempre o mesmo: uma cafeteria.

Diferentes modelos de franquias de cafeterias oferecem uma experiência completa aos seus clientes, nutrindo assim uma relação de aproximação e fidelidade.

Seja em relação ao espaço onde o estabelecimento é localizado, o conforto oferecido, qualidade de atendimento.

Alguns modelos se destacam no mercado por oferecer produtos que são diferenciados, como itens para presentes e coleções.

VARIEDADES E PARTICULARIDADES DAS FRANQUIAS DE CAFETERIAS

As franquias de cafeterias apresentam muitas variedades e particularidades que permitem uma ampla exploração nos tipos de cafeteria e qual o segmento a ser explorado.

O café, neste caso, nem sempre é o carro-chefe do negócio, e sim coadjuvante. O que atrai muito mais clientes.

Apesar disso, para aquelas franquias que optam por seguir o modelo tradicional, onde o café é o principal produto, a atenção no seu manuseio faz toda a diferença.

A especificidade no tipo da bebida, como é servida, cultivada, produzida e chega até o cliente, também pode ser de extrema importância para o modelo de franquia.

Entretanto, para além de tanta diversidade de produtos e serviços, ou a forma tradicional de trabalhar o café, a variedade  no ramo de alimentação e especificamente nas linhas de cafeterias são grandes.

 E as possibilidades de investimento na área também.

POSSIBILIDADES PARA INVESTIMENTO

As franquias de cafeterias possuem perspectivas notáveis de lucratividades elevadas no franchising.  

São diversas possibilidades de exploração dentro das franquias de cafeterias, por isso algumas empresas preferem concentrar sua linha de mercado e atuação onde o consumo do café em si, é consequência da venda de outros produtos.

Entre bolos, tortas, doces e biscoitos, o nicho de atuação está relacionado ao universo das cafeterias e por isso a combinação desses elementos é atrelada ao café.

franquias de cafeterias/ blog do franqueado

Gerando assim diversas possibilidades de expansão, crescimento e alto desempenho no mercado de franquias.

Pensando nisso, conheça a seguir 5 opções de franquias de cafeterias lucrativas e que são negócios incríveis para investir em 2021.

1 – BISCOITÊ

franquias de cafaterias

Com um modelo de negócio inovador, a Biscoitê é a primeira franquia de cafeteria desta lista. 

Sendo a primeira boutique de biscoitos do Brasil, ela possui um diferencial no mercado que tem atraído muitos empreendedores: proporcionar ao cliente uma experiência mais do que completa.

A Biscoitê surgiu em 2012 com a ideia de proporcionar aos seus clientes experiência com biscoitos para presentes e desde então, a marca vem expandindo neste segmento.

Por lançar tendências e ter uma autoridade neste mercado no Brasil, a empresa é o primeiro modelo de negócios de biscoitos no país e um dos únicos do mundo. 

Além de ser destaque por seus produtos que possibilitam uma experiência atrativa e deliciosa aos clientes.

O café, na verdade, é o chamariz do cliente, que faz com que o foco seja o consumo dos biscoitos. Sendo assim, o faturamento da Biscoitê com café representa apenas 15%.

Por possuir um modelo de franquias diferentes das cafeterias tradicionais, com um ambiente proporcional à representação da marca, é inovador a forma que a empresa combina os biscoitos finos a outros produtos.

Com a capacidade de fidelizar e manter uma relação de afeto com o cliente, por meio dos biscoitos que são vendidos como presentes, a Biscoitê é uma empresa que proporciona muito mais do que uma pausa para o café.

É sinônimo de carinho, conforto e lembranças. Atreladas, claro, a um modelo de negócios e franquias emergentes mais impactantes e diferentes das convencionais.

Concentrada nos principais shoppings de São Paulo e Rio de Janeiro, com mais de 20 unidades, a Biscoitê é uma das marcas que mais tem revolucionado o segmento dos biscoitos, estando no nicho das franquias de cafeterias.

O modelo de negócios da empresa é dividido em dois: lojas e quiosques.

 E o trabalho do franqueado, que recebe todo o treinamento por meio da empresa, é gerir o negócio a partir dos informes e capacitação passados.

O franqueado é o responsável por administrar sua franquia (seja a loja ou quiosque), e cuidar dos pedidos, funcionários e execução do ponto comercial.

Sendo o investimento inicial para a abertura de uma franquia em formato de quiosque a partir de  R$ 220 mil.

Como as possibilidades de investir em uma franquia da Biscoitê também são variadas, reajustes podem ser feitos se você decidir abrir uma unidade de franquia em formato de boutique (atrelado justamente ao conforto, ambiente e serviços diferenciados).

Modelo Quiosque

  • Tamanho: a partir de 18m²
  • Payback: 18 – 24 meses 
  • Investimento total: Até R$250 mil
  • Rentabilidade média:  10 a 15% 
  • Faturamento médio mensal: R$85k

Modelo Loja

  • Tamanho: 20m² a 40m²
  • Payback: 18 a 24 meses
  • Investimento total: Até R$390 mil
  • Rentabilidade média: 10 a 15%
  • Faturamento médio mensal: R$85k

O mercado de franquias de cafeterias está em alta e, se você deseja aproveitar a oportunidade de investir em uma linha de franquias com modelo de negócio inovador e diferentes de cafeterias convencionais, por exemplo, a Biscoitê é uma opção que vale a pena conferir. 

Se identificou com o negócio e quer saber mais sobre a franquia?  Clica aqui.

Confere também o vídeo completo sobre a história da Biscoitê no canal do Raphael Mattos.

2 – MR BLACK CAFÉ

Seguindo os parâmetros de uma tradicional franquia de cafeteria, a Mr. Black Café é uma opção rentável para você investir neste segmento .

Fundada em 2006 em Belo Horizonte, Minas Gerais e com 15 anos de experiência, a Mr. Black Café trabalha no segmento de mercado tradicional das cafeterias.

A empresa, que possui três pilares essenciais, onde o café é o protagonista, pauta seu serviço em alta qualidade dos produtos, preço justo e atendimento diferenciado aos seus clientes.

Presente em mais de 6 estados brasileiros, incluindo as regiões sudeste, centro-oeste e nordeste, a Mr Black Café está desde 2012 no universo do franchising.

O empreendedor que optar por investir nessa franquia , recebe toda a capacitação, pesquisa e orientação da franqueadora. 

O modelo de negócio é em formato de  quiosques em shoppings, lojas, ou até uma versão express, recomendada para ambientes como supermercados, universidades, hospitais e outros locais .

Além de toda a ajuda necessária de negociação do ponto comercial, a empresa dá treinamento da primeira equipe para a melhor execução do trabalho em si na rede de franquias.

A marca é conhecida também por seu café de alta qualidade, preços competitivos e produtos exclusivos.

Para os clientes que apreciam uma experiência completa de tomar café, a marca é sempre bem avaliada neste sentido.

Já para o empreendedor que busca investir em uma franquia de sucesso, com diferentes modelos de negócio, que podem variar de acordo com o público e localização, também é uma ótima escolha.

localização, também é uma ótima escolha.

Investimento inicial: R$ 180 mil

Royalties: 5% do faturamento bruto

Faturamento: R$ 65 mil mensal

Lucro: 17%

Payback: 24 a 36 meses

Clique aqui e saiba mais sobre a rede de franquias do Mr. Black Café.

3 – CASA DO PÃO DE QUEIJO

Experiência, fórmula de negócio tradicional e conhecida pelo seu delicioso pão de queijo, a rede de franquias da Casa do Pão de Queijo pode ser uma boa escolha para quem deseja investir em franquias de cafeterias.

Com quase 50 anos de história, a empresa é pioneira na comercialização do pão de queijo e é a maior rede de cafeterias do Brasil em lojas franqueadas.

Assim como os números são significativos em relação ao crescimento da empresa, o franqueado tem todo apoio na hora de consolidar seu investimento.

Desde o direito de uso da marca, ao treinamento de pessoal, ao marketing institucional e estruturado.  

Presente em todo o território brasileiro, a Casa do Pão de Queijo é a única rede de alimentos presentes em todos os estados do país, sendo notável a expansão da empresa.

Crescimento esse que é conhecido pelo brasileiro, visto que a marca é bem estruturada no mercado.

Reconhecida por causa da tradicional receita de pão de queijo de Dona Arthêmia Carneiro (a carinha que estampa a logo da marca), a rede de franquias também não deixa o café de lado.

Visto que o modelo de negócio de nichos como estes são estruturadas em diversos segmentos, este é mais um exemplo de que as franquias de cafeterias são diversas.

E ninguém pode negar que o casamento de café com pão de queijo é uma combinação querida pelos brasileiros. 

Uma vez que a franquia precisa estar dentro dos padrões em tudo o que a marca já é reconhecida, a facilidade de entrega e manuseio dos produtos faz com que o franqueado possa entender melhor como tudo funciona e seguir assim os padrões de qualidades da empresa.

E o modelo de negócios é dividido em dois: lojas ou quiosques.

Investimento inicial: R$ 190 mil

Royalties: 3%

Faturamento: R$ 50.000,00

Lucro: não informado

Payback: 24 a 40 meses

Para saber mais sobre a Casa do Pão de Queijo, clique aqui.

4 – GRÃO ESPRESSO

Nutrindo o amor pelo café espresso e especialista na forma com a bebida é preparada e servida, a Grão Espresso se destaca no ramo de franquias de cafeterias.

Fundada em 1992, inicialmente com atuação em pequenos carrinhos autossuficientes, a marca foi expandindo rapidamente  e em menos de três anos de seu início, inaugurou sua rede de franquias, crescendo neste mercado.

Optando por manter o tradicional café espresso e adotando técnicas de preparo e também a grafia original italiana, a marca é considerada uma rede de cafeterias eficiente em modelos de atendimento e satisfação.

Para o empreendedor que vê potencial em investir em uma franquia de cafeteria tradicional como esta, e que preza a experiência genuína de máxima perfeição do café a Grão Espresso é uma opção.

Presente em 19 estados brasileiros e com mais de 210 unidades, totalizando 15 milhões de clientes por ano, a empresa está cada vez mais em expansão no mercado de franchising.

Os modelos de negócios e pontos comerciais disponíveis para os franqueadores são dois: os quiosques e as lojas.

A marca oferece todo o apoio ao franqueado em relação a capacidade de treinamento, serviço de implantação de projetos na rede de franquia, e suporte contínuo no marketing, operacional, atendimento e outros.

O diferencial da rede de franquias da Grão Espresso se dá também por suas parcerias, ao oferecer um produto de qualidade. Em todas as lojas e quiosques, a empresa trabalha exclusivamente com produtos da marca de cafés 3 Corações.

Tendo em vista esta parceria, os clientes das redes de franquias que já conhecem seus produtos à base de café, o espresso e blends diferentes, são familiarizados com a forma e sabor dos produtos servidos.

Então, se você busca investir em uma franquia de cafeteria onde a qualidade do café espresso e seus derivados são de extrema importância, se apoiando na forma tradicional de uma cafeteria, a Grão Espresso é uma escolha precisa.

Investimento inicial: R$ 155 mil

Royalties: 5% do faturamento

Faturamento: R$ 60 mil mensal

Lucro: 15% a 20%

Payback: 24 a 36 meses

Quer ser um franqueado da rede Grão Espresso? Clique aqui e saiba mais.

5 – CAFÉ DONUTS

Com proposta inovadora de oferecer diversos e variados sabores, formatos e tamanhos de Donuts, a rede de franquias Café Donuts é uma opção que foge da representação de cafeterias extremamente convencionais.

Há mais de 18 anos no mercado, a rede de lojas está espalhada em todo o Brasil, com mais de 50 lojas no total.

O modelo de negócios apresenta formato de lojas compactas para atendimento ao grande público, sem necessidade de manipulação dos produtos.

A empresa, como referência no modelo de franquias, oferece todo o aparato para o franqueado, e possui formato flexível, operação prática e rentável.

O que traz também uma ampla abertura de pontos compactos com aberturas conjuntas com outros estabelecimentos como livrarias, escolas e outros.

Além disso, as opções de modelo de negócio são apresentadas de duas formas: lojas ou quiosques.

O que a marca oferece, além dos Donuts, que é o seu principal produto, são cafés, salgados e bebidas, que atraem diferentes tipos de públicos.

Ou seja, se você quer investir em uma franquia de cafeteria diferenciada e rentável, a Café Donuts é para você.

Investimento inicial: R$ 169 mil

Royalties: 5% do faturamento

Faturamento: R$ 35 mil

Lucro: 15% a 20%

Payback: 24 a 36 meses

Para saber mais e ser um franqueado do Café Donuts, clique aqui.

DICA BÔNUS

CASA PILÃO

A Casa Pilão é uma marca tradicional e líder de mercado. Com um conceito de brasilidade, ambiente aconchegante e atrativo, a Casa Pilão possui um mix variado de produtos de qualidade, produzido por fornecedores homologados.

A marca busca enaltecer o jeitinho brasileiro de tomar café em um ambiente acolhedor, que foi desenvolvido sob o conceito de casa. O objetivo é deixar os clientes à vontade dentro do espaço e, para isso, a Casa Pilão oferece diversas opções de café espresso, cappuccinos e bebidas frias e aquecimento quente à base de café, além dos seus processos de cafés coados na hora.

A rede oferece aos franqueados treinamento, consultoria de campo, manualização de processos & boas práticas, treinamentos com certificação e de reciclagem, plataforma de gestão de comunicação & artes digitais, sistema, e comitê de franqueados.

Valores de investimento:

Loja

INVESTIMENTO INICIAL – R$ 320 mil

FATURAMENTO MÉDIO MENSAL – R$ 65 mil

LUCRATIVIDADE – 11 a 14% 

ROYALTIES – 4% do faturamento bruto mensal

FUNDO DE PROPAGANDA – 2% do faturamento bruto mensal 

PAYBACK – 24 a 36 meses

Quiosque

INVESTIMENTO INICIAL – R$ 200 mil

FATURAMENTO MÉDIO MENSAL – R$ 65 mil

LUCRATIVIDADE – 14%

ROYALTIES – 4% do faturamento bruto mensal

FUNDO DE PROPAGANDA – 2% do faturamento bruto mensal 

PAYBACK – 24 a 36 meses

Para saber mais detalhes sobre a Casa Pilão, clique aqui.

Para saber mais sobre o mundo do franchising, e que tipo de franquias investir, conheça mais do Blog do Franqueado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *