FRANQUIAS DE BAIXO CUSTO: 10 IDEIAS PARA INVESTIR

Franquias de baixo custo | Blog do Franqueado

As Franquias de Baixo Custo estão cada vez mais em alta no mercado. Isso acontece devido a flexibilização das medidas restritivas que, depois da sensível queda na economia brasileira durante a pandemia do COVID-19, permitiu que o cenário financeiro passasse a normalizar.

É claro que, com o aumento da circulação da população, o comércio também começaria a reagir, dando oportunidade de crescimento para as franquias de baixo custo.

Essas franquias baratas foram muito escolhidas no momento de retomada econômica e isso se dá pelo fato de serem extremamente rentáveis.

Por isso, muitos empreendedores apostaram na abertura de franquias como forma de tirar do papel um plano que já estava sendo pensado há anos, e esperando a hora para ser colocado em prática. 

É fato que esse modelo de negócio está  em constante crescimento e chegou a faturar R$41,1 bilhões no segundo semestre do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising – ABF. Por isso, investir numa franquia de baixo custo em 2022 pode ser uma opção bastante vantajosa.

FRANQUIA DE BAIXO CUSTO E FRANQUIA BARATA: HÁ DIFERENÇAS?

As franquias de baixo custo -ou microfranquias- são aquelas que possuem um valor de investimento de até R$105.000,00 na atualização de preços mais recente. Apesar disso, vale ressaltar que elas podem ser muito baratas, começando até mesmo com R$1.500,00.

No entanto, franquias baratas não diferem em nada das maiores ou mais caras, partindo da diferença apenas o preço que se utiliza para dar início. 

Por isso, fatores como a popularidade ou a aceitação do público não são relacionados ao valor de investimento inicial, o que traz uma segurança para dar seguimento ao investimento das microfranquias.

Em outras palavras, o fator que determina os ganhos é a dedicação do gestor da franquia, visto que o esforço aplicado no trabalho é retornado monetariamente depois de um período de serviço na maioria das vezes.

Tendo isso em vista, é preciso investir em uma franquia de baixo custo que se adeque ao formato que você deseja trabalhar. Mas, afinal, quais são os formatos mais populares para franquias de baixo custo?

FRANQUIAS DE BAIXO CUSTO E SEUS FORMATOS

Toda jornada de trabalho pode ser cansativa, então é realmente importante fazer uma boa escolha a respeito de qual formato de franquia investir.

As franquias de baixo custo possuem muitas vantagens pois, além do preço, a diversidade de formatos é um dos grandes diferenciais, facilitando o serviço daquele que deseja obter.

Entre elas, os mais populares são: 

  • Home based;
  • Quiosques;
  • Food trucks;
  • Containers;
  • Carrinhos ou bikes.

HOME BASED

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Muitas franquias optam por modelos Home based. Para as franquias de baixo custo esse formato é benéfico principalmente porque a base do trabalho é feita no conforto de casa, fator que diminui os transtornos de deslocamento frequentes e também reduz valores de montagem de um outro espaço físico. 

Diferente do home office, o home based é um serviço feito parcialmente em casa, apesar do produto final ser entregue nas mãos do consumidor em um ambiente externo. Ao contrário, no caso do home office, a prestação de serviço é feita totalmente em casa, ou seja, no mesmo local do início ao fim do processo.

QUIOSQUES, FOOD TRUCKS E CONTAINERS

Além desse formato, é de comum escolha os quiosques, food trucks e containers. São alternativas modernas de espaços menores e que, apesar do tamanho, carregam enorme potencial de atendimento, cativando clientes pela excelência do serviço oferecido. 

A criatividade é um fator de extrema importância que, quando unida a um desses formatos, pode resultar em franquias com estética e prestabilidade inovadoras.

CARRINHOS E BIKES

Outras formas de obter uma franquia barata é com a utilização do formato de carrinhos e bikes, que cortam de maneira evidente o gasto com a área e, ainda assim, tem a possibilidade de oferecer o mesmo serviço que outras franquias mistas ou puras.

As franquias mistas são aquelas em que a franqueadora é vista não só como detentora do modelo adotado, mas também como fornecedora dos produtos -e, por isso, paga-se royalties, taxa de franquia e de fornecimento-.

Já as franquias puras são vistas apenas como matrizes do padrão adotado, ou seja, possuinte da tecnologia necessária para oferecer à franqueadora.

Com esse conhecimento, fica mais fácil de fazer uma análise aprofundada sobre qual o formato de franquias de baixo custo que se adaptam a cada realidade, dando uma maior oportunidade de fazer escolhas assertivas e se privilegiar com as vantagens.

VANTAGENS DE OBTER UMA FRANQUIA DE BAIXO CUSTO

Primeiramente, as franquias baratas são atraentes pelo valor de investimento, mas existem muitas outras vantagens que vão além do custo inicial.

BAIXAS CHANCES DE INSUCESSO

Pensando nisso, nós separamos uma lista com as maiores vantagens de possuir uma franquia de baixo custo para você analisar e, dessa forma, tomar a melhor decisão para o seu investimento. 

Toda franquia é um modelo de negócio testado. Por isso, a chance de dar errado é muito menor, já que a “fase de experimento” foi feita por alguém antes. 

Ao abrir um negócio do zero, que nunca foi testado antes, não existe nenhuma prova passada que mostre resultado. Por isso, não há a possibilidade de prever o sucesso ou a falta dele.

Como resultado, a burocracia de criação para lucrar com uma microfranquia também é menor, porque você não precisará criar um produto ou serviço novo. Ele já existe e já está circulando frequentemente no mercado.

Além disso, o franqueado recebe auxílio do franqueador com um treinamento que objetiva manter o padrão de qualidade da marca.

Os clientes não encontrarão uma marca sem histórico, mas, sim, um modelo de negócio que já possui reconhecimento em seu ciclo.

 Assim, mesmo pagando um valor inferior a outras franquias, os benefícios de obtenção são exatamente iguais.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

O franqueador estabelece algumas áreas que, por meio de uma pesquisa local de possíveis consumidores, é considerada viável para se instalar e, dessa forma, manter o padrão de qualidade. 

Por isso, é pouco provável que a localização não seja perfeita, já que existe uma estratégia de preparo anterior à montagem. 

Dessa forma, você já abrirá a franquia sabendo que residem ou transitam pessoas que irão consumir o seu produto ou serviço em determinado raio de distância, assegurando a comercialização dele.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING COMPROVADAS

Criar uma campanha de marketing pode ser uma tarefa mais difícil do que parece. Para diminuir essas dificuldades, o franqueado recebe acesso a estratégias definidas pela própria franqueadora junto a uma equipe especializada.

Não é necessário, por isso, quebrar a cabeça com a divulgação da marca, e nem mesmo contratar alguma terceirizada para fazer esse serviço. 

Pelo contrário, esse esforço será poupado e pode ser utilizado para resolver outras demandas, evitando perda de tempo e até mesmo de dinheiro.

Além disso, também existe o reconhecimento da população pela própria marca.

Assim, você já abrirá um negócio que é anteriormente reconhecido mesmo que esteja pagando por uma franquia barata, o que pode facilitar no fluxo das vendas com a credibilidade estabelecida. 

MENORES CUSTOS

O valor de uma franquia ainda é um mito existente. Muitos acreditam que é necessário ter uma reserva financeira grande para começar nesse tipo de negócio,  mas a verdade é que existem muitas franquias de baixo custo. 

É exatamente por esse motivo que as microfranquias são ótimas oportunidades para a abertura do primeiro negócio.

Primeiramente, antes de abrir uma franquia, é necessário saber que é possível começar com um valor próximo a R$1.500,00 e que franquias baratas podem gerar altos lucros apesar disso. 

Isso acontece porque a inserção de um maior capital para dar abertura a uma franquia não garante que ela terá um maior número de vendas, nem mesmo uma maior aceitabilidade do público quando comparada a franquias de baixo custo. 

Esses valores não são, necessariamente, diretamente proporcionais.

Existem outras variantes que podem influenciar -positiva ou negativamente- para o lucro gerado por uma franquia ou para qualquer outro empreendimento.

PROSPERIDADE E RECEITA DA FRANQUIA: FATORES DECISÓRIOS

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Primeiramente, a receita depende principalmente do esforço do gestor. Quanto maior for o empenho, maiores são as chances de prosperidade dentro do seu negócio. 

É possível que você opte por ser o único funcionário ao obter uma microfranquia, ao menos inicialmente. Por isso a sua jornada de trabalho será maior. 

Sabendo disso, algumas coisas precisam ser pensadas antes da escolha final.

6 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ABRIR UMA MICROFRANQUIA

1. TER UMA FRANQUIA NÃO É PARA QUALQUER UM 

Como a maioria dos lugares, você vai precisar trabalhar muito. Mas, sendo a sua franquia, as horas de investimento serão ainda mais valiosas. Esses períodos serão as maiores determinantes no sucesso da empresa.

Apenas o nome da marca não gera lucros, ainda que seja um modelo testado.

Outras variáveis precisam estar alinhadas para que o processo seja tranquilo e, assim, viabilize o ganho de dinheiro. 

Querer ter o próprio negócio pode ser cansativo e, apesar de ser um sonho para muitas pessoas, vários desistem no meio do caminho. 

A expectativa é de não precisar se dedicar e, é claro, existe uma frustração ainda maior quando se depara com a realidade de uma franquia.

Dessa forma, organização é a palavra-chave para conseguir lidar com todas as demandas e não esquecer nada importante. 

Com as pendências sempre em dia, ficará mais fácil de administrar e entender o que está sendo feito de erros e de acertos para balancear em cada parte, caso seja necessário.

 Dessa forma, em pouco tempo o lucro começará a ser percebido. 

2. ESCOLHA UM SEGMENTO QUE VOCÊ SE IDENTIFICA

Trabalhar muitas horas é cansativo, mas pode ser ainda mais se você não fizer aquilo que ama.

São muitos segmentos de franquias, como alimentação, casa e construção, hotelaria e turismo, moda, saúde, beleza e bem-estar e entre outros. É claro que dentro delas existem muitas franquias de baixo custo.

A escolha do segmento é importante para que o investimento seja feito da maneira mais segura, com menores chances de obstáculos não esperados.

Nesse sentido, escolha um segmento de franquia de baixo custo que possa se adequar a sua realidade, sem sofrimentos. 

3. BUSQUE AUTOCONHECIMENTO

Alguns empreendedores possuem perfil para um tipo específico de franquia e não para as outras, e quanto maior o autoconhecimento, mais fácil é de perceber o seu modelo ideal.

Em primeiro lugar, é importante garantir a qualidade de vida além do serviço, e fazer algo que gosta pode, no fim das contas, ser um alívio na própria rotina. 

4. VOCÊ PRECISA MANTER O PADRÃO

Lembre-se de manter o padrão de qualidade depois de escolher o perfil ideal de franquia.

A satisfação do cliente é o segredo para a compra recorrente, ou seja, todo esforço é válido na hora de atender.

Nesse momento, o treinamento oferecido pela franqueadora é um ponto forte de influência, porque ele pode direcionar para o crescimento ou o aborrecimento de uma franqueada. 

Por isso, é importante pesquisar bem sobre o que é oferecido como material de base na franqueadora, a fim de garantir que o investimento será feito em um bom serviço.

5. PREZE PELO TREINAMENTO ADEQUADO

Em franquias mistas, as quais o produto é distribuído pela franqueadora, é necessário analisar a qualidade daquilo que será entregue. 

Se você deseja crescer com bons feedbacks, essa etapa é de extrema importância.

Assim o consumidor ficará satisfeito e sempre disposto a voltar, com tratamento adequado e aliado a um bom produto.

6. TENHA PACIÊNCIA

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O sonho de abrir uma microfranquia é quase sempre regado pelo desejo de ser o seu próprio chefe.

É preciso pensar nos benefícios, mas também nas responsabilidades desse fato.

Dessa forma, é necessário ter conhecimento de que o retorno não será imediato ao investir uma quantidade de dinheiro em uma franquia, e que isso demanda algum tempo.

A recuperação do valor acontecerá de forma natural com o passar do tempo e, consequentemente, com o aumento do percentual de vendas.

Mas, apesar disso, é importante pesquisar, na hora de obter uma franquia, sobre a velocidade desse retorno, para não realizar a aquisição sem saber da situação real dos períodos futuros.

As franquias de baixo custo podem ter um rápido retorno e alguns cuidados devem ser tomados para garantir uma maior segurança nesse processo.

Dessa forma, é importante investir no conhecimento para que seja mais fácil transmitir segurança aos usuários do seu produto ou serviço, aumentando a credibilidade da compra. 

Com clientes fidelizados, as vendas acontecerão de forma segura e com menos chance de instabilidade.

Apesar disso, é preciso compreender que toda franquia está sujeita a altos e baixos, e por isso é comum que exista uma oscilação nas vendas por período

Com a conquista dos clientes, o próximo passo é aguardar e entender que não existe mágica no mundo do franchising, mas que todo interesse com preparo vai, depois de um período, apurar maiores números e, assim, mais lucro.

OBTENDO SUCESSO COM FRANQUIAS DE BAIXO CUSTO

Agora que você já sabe sobre a realidade da abertura de uma franquia de baixo custo, chegou a hora de focar no sucesso.

Para administrar bem uma microfranquia, tenha em vista que a taxa de royalties e capital de giro precisam ser bem estudadas. Além disso, gastos como funcionários, taxa de publicidade, locação do espaço e contas precisam ser minuciosamente analisados, já que quanto menor for o gasto essencial, maior será o valor de sobra no fim do mês.

Por outro lado, tem-se um gasto inicial para abrir uma franquia. Nos primeiros meses de trabalho, é possível que o foco maior seja em recuperar esse valor, impedindo dívidas futuras e estresses com responsabilidades não resolvidas.

Assim, é importante traçar um plano real de recuperação de investimento, que conte com os previstos e também com os imprevistos.

Isso porque, planejando com cautela, existe uma maior possibilidade de prever aquilo que será gasto no futuro. Dessa forma, criar uma reserva de emergência é uma boa forma de evitar surpresas, além de garantir que aquilo que seria um lucro seja, na verdade, revertido em gastos com a própria franquia.

Se você pensa em investir em franquias baratas e receber dinheiro de volta, aqui tem uma série de possibilidades para obter uma franquia e receber até 30% do valor de volta. 

FRANQUIAS DE BAIXO CUSTO: 10 OPÇÕES PARA INVESTIR

FRANQUIA PIT STOP SKOL

Considerada  a maior franquia barata por unidade no ano de 2020, a franquia Pit Stop Skol possui um formato de container, com designer, estrutura e produtos padrões da empresa. Em sua estrutura extremamente prática, vendem-se bebidas da marca Skol conservadas entre -3º e -5ºc em um câmara fria,  prontas para consumo e sem filas de supermercado.

  • Investimento: R$100.000,00
  • Taxa de Franquia: R$60.000,00 (já incluso no valor de investimento inicial)
  • Royalties: 3% sobre o faturamento
  • Faturamento médio mensal: R$50.000,00
  • Payback: 10 a 15 meses

Se você quer saber mais sobre a franquia Pit Stop Skol, clique aqui.

FRANQUIA COXINHA NO POTE

A franquia Coxinha no Pote é popular no ramo de alimentos. Em um modelo fast-food, distribui coxinhas, salgados e mini churros por um preço baixo e acessível. Ela também é associada à ABF e, por ser uma franquia mista, os produtos de todas as unidades são fornecidos pela franqueada, a fim de assegurar a qualidade e padronização do processo.

  • Investimento: A partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de Retorno: 12 a 18 meses

Se você quer saber mais sobre a franquia Coxinha de Pote, clique aqui.

FRANQUIA LAVA E LEVA

A franquia Lava e Leva está no mercado desde 2013 -desde 2015 como franqueadora- e entrega um serviço express de lavagem de roupas. Diferente das demais lavanderias, a  Lava e Leva trabalha com planos de pagamento e, por isso, entregam a roupa higienizada, seca e dobrada por uma taxa fixa mensal. Esse tipo de serviço permite que o comprador não tenha o transtorno de realizar um pagamento a cada ida à lavanderia, tornando-o ainda mais prático.

  • Investimento: R$48.140.00
  • Taxa de Franquia: R$5.000,00
  • Royalties: R$600,00
  • Faturamento médio mensal: R$18.000,00
  • Payback: 6 a 18 meses

Se você quer saber mais sobre a franquia Lava e leva, clique aqui.

FRANQUIA BIOFLORA

A franquia Bioflora foi fundada em 2013 e, associada à ABF, é responsável pela venda de suplementos alimentares. O objetivo da marca é fornecer auxílio à saúde de maneira balanceada e com base natural. Além dos formatos mais comuns com  espaço físico, ela funciona bem no sistema Home based, uma das características que possibilitam um menor valor de serviço.

  • Investimento: entre R$6.990,00 e R$19.990,00 
  • Taxa de Franquia: a partir de R$3.990,00
  • Royalties: R$49,90
  • Faturamento médio mensal: R$10.000,00
  • Payback: 2 a 4 meses

Se você quer saber mais sobre a franquia Bioflora, clique aqui.

FRANQUIA PREMIAPÃO

A PremiaPão é uma inovadora franquia de publicidade em saquinhos de pão. Nela, embalagens ecológicas de pão são utilizadas para promover marcas e estabelecimentos locais de maneira sustentável, já que substitui a convencional sacola plástica. Essa franquia possui um ótimo funcionamento em formato home based, e passa apenas pelas padarias antes de chegar no cliente final.

  • Valor do investimento: R$8 mil a R$25mil
  • Faturamento mensal: R$17 mil
  • Prazo de retorno: 2 a 6 meses

Se você quer saber mais sobre a franquia PremiaPão, clique aqui.

FRANQUIA CI INTERCÂMBIO

Home Office

  • Equipamentos + instalações + capital de giro: R$ 6 mil
  • Taxa de Franquia: R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Rentabilidade média: 8 a 10%

Office

  • Equipamentos + instalações + capital de giro: R$ 50 mil
  • Taxa de Franquia: R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Rentabilidade média: 8 a 10%

Se você quer saber mais sobre a franquia CI Intercâmbio, clique aqui.

FRANQUIA ORTOBOM

Especialista na produção de camas, a Ortobom possui um serviço de criação de modelos de colchões ortopédicos e participa do mundo do franchising desde 1992. A marca possui 17 fábricas e oferece aos franqueados aproximadamente 220 modelos de produtos, além de consultorias e apoio pré e pós inauguração das lojas franqueadas. 

  • Investimento: a partir de R$60.000,00 
  • Taxa de Franquia: R$50.000,00
  • Royalties: 5% do valor total
  • Faturamento médio mensal: R$150.000,00
  • Payback: 18 a 36 meses

Se você quer saber mais sobre a franquia Ortobom, clique aqui.

FRANQUIA CNA

A CNA é considerada uma das mais tradicionais escolas de língua estrangeira e, associada à ABF, é uma franquia de baixo custo de ensino dos idiomas inglês e espanhol para crianças, adolescentes e adultos. 

A marca está no mercado desde 1973. Nela, englobam-se muitos formatos para todos os orçamentos: studio, compacta, pequena, média, grande e escola, para serem escolhidos idealmente a partir da quantidade de habitantes do local sediado.

  • Investimento: a partir de R$35.000,00 
  • Taxa de Franquia: a partir de R$5.000,00
  • Royalties: não cobra
  • Faturamento médio mensal: R$100.000,00
  • Payback: 24 a 48 meses

Se você quer saber mais sobre a franquia CNA, clique aqui. 

FRANQUIA CACAU SHOW

A Cacau Show é uma franquia alimentícia de venda de chocolates. Reconhecida por toda a extensão brasileira, conta com mais de duas mil unidades localizadas na maior parte dos estados e é considerada a maior rede de chocolates finos do mundo. 

Ela possui, também, diferentes modelos de loja física para franqueadores, sendo eles o convencional, smart, quiosque e container, a depender do valor disponível para início de investimento e da disponibilidade de área local. 

  • Investimento: R$60.000,00 a R$90.000,00
  • Taxa de Franquia: R$30.000,00
  • Royalties: não cobra
  • Faturamento médio mensal: R$70.000,00
  • Payback: 18 a 24 meses

Se você quer saber mais sobre a franquia Cacau Show, clique aqui.  

FRANQUIA ÁGUA DE CHEIRO

Presente no segmento de saúde, beleza e bem-estar, a franquia Água de Cheiro vende fragrâncias de marcas populares. Ela está no mercado desde 1975 e é reconhecida pela variedade de perfumes possuintes, atendendo aos mais diversos perfis de consumidor final. Com isso, franquia disponibiliza 5 formatos de loja física para escolha dos franqueados, tendo valores e tamanhos variados.

  • Investimento: R$84.000,00
  • Taxa de Franquia: R$30.000,00
  • Royalties: 2% das compras
  • Faturamento médio mensal: R$70.000,00
  • Payback: 24 a 36 meses

Se você quer saber mais sobre a franquia Água de cheiro, clique aqui.

Agora que você já conhece 10 opções de franquias de baixo custo para investir, que tal descobrir os melhores nichos para iniciar seu negócio? Neste post aqui do Blog do Franqueado você amplia ainda mais seu conhecimento: FRANQUIAS BARATAS 2022: 5 NICHOS LUCRATIVOS PARA GANHAR DINHEIRO.

Assim, você poderá fazer a melhor escolha de investimento do ano. 

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