Franquia sustentável fatura R$ 5 milhões por ano economizando água dos clientes

Através de métodos exclusivos, a franquia barata de sustentabilidade, Foz Sustentável, se tornou a que mais cresce no Brasil.

Empreendimentos sustentáveis: o caminho para um futuro com mais água e menos desperdício!

Por possuir cerca de 12% de todas as reservas de água doce do planeta, existe no Brasil um alarmante “senso de abundância” que camufla uma realidade muito preocupante sobre o desperdício de água no país.

Segundo uma pesquisa feita pela Trata Brasil em 2023, cerca de 40,3% de toda a água tratada no país foi desperdiçada devido a vazamentos e situações cotidianas como erros de medição no abastecimento hídrico.

Esse número representa algo em torno de 8.000 Piscinas Olímpicas de água tratada desperdiçadas diariamente ou ainda 7 vezes o volume do Sistema Cantareira, o maior conjunto de reservatórios do estado de São Paulo.

Esse cenário reforça ainda mais a urgência de iniciativas inovadoras para combater o desperdício, especialmente quando consideramos que, cerca de 2,4 bilhões de pessoas podem sofrer com escassez de água globalmente até 2050, de acordo com a Unesco.

A falta de consciência da população sobre esse desperdício é uma barreira significativa, e embora as ações individuais sejam importantíssimas, a verdadeira mudança requer esforços em um nível mais amplo.

O empreendedorismo sustentável como alternativa

Setores condominiais, industriais e, especialmente, iniciativas empreendedoras como franquias baratas de sustentabilidade, têm o potencial de moldar comportamentos e direcionar a gestão inteligente da água.

Ao adotar práticas sustentáveis, as indústrias e empresas podem influenciar padrões de consumo da população e inspirar o surgimento de outras empresas com abordagem sustentável.

No entanto, além das implicações ambientais, o desperdício de água também exerce uma pressão significativa sobre o orçamento dos brasileiros, refletindo-se diretamente na alta dos custos de toda a cadeia na sociedade que precisam utilizar a água em suas operações.

Em um cenário econômico já desafiador, a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), conduzida pelo IBGE, projeta um aumento generalizado nos custos relacionados à água em 2024.

Essa realidade é especialmente evidente ao analisarmos dados específicos. Em São Paulo, por exemplo, houveram aumentos consecutivos nas contas de água, totalizando um crescimento de 30% do valor cobrado ao somar os acréscimos dos últimos 5 anos.

Esses números destacam não apenas a tendência de elevação dos preços, mas também a urgência de adotar práticas e tecnologias que minimizem o desperdício e contribuam para a eficiência no consumo o mais depressa possível.

O anseio de resolver tudo isso forjou o que seria a maior microfranquia sustentável do segmento: Foz Sustentável

Em 2018 três empreendedores, Yuri Verçosa, a sua esposa Bárbara Verçosa e Ghieroni Neto fundaram o projeto de franquias Foz Sustentável com um objetivo ambicioso: resolver o problema de desperdício de água no Brasil.

Porém o maior desafio estava por vir, como lucrar nesse processo?

Sabemos que existem ONGs com esse propósito, mas muitas delas acabam deixando de lado a área financeira da operação e focam apenas na sustentabilidade ambiental.

A Foz Sustentável é ímpar e se destaca por conseguir unir o lado emocional sustentável e o racional dos números e métricas, isso resultou na criação de um empreendimento sustentável inacreditavelmente vantajoso com lucros que variam entre 40% a 70% do faturamento.

A marca distingue-se pela grande abrangência e a possibilidade ilimitada de clientes, podendo oferecer soluções para quase todos os pontos de saída de água, além da gestão hídrica personalizada que se adequa ao tamanho e necessidade dos clientes.

Residências comuns e apartamentos, condomínios, grandes resorts, hospitais, órgãos públicos e praticamente todos os segmentos, seja de abrangência local ou nacional, quem possui a necessidade de usar a água de forma inteligente e eficiente economizando na conta, é um cliente em potencial.

Para os co-fundadores, a Foz Sustentável não surgiu como apenas uma empresa sustentável, mas como uma verdadeira missão de vida:

Equipar cada um dos estabelecimentos e residências Brasil com pelo menos uma Vortex ™.

Dessa forma produzindo real impacto ambiental a nível nacional.

O sucesso inicial e a alta demanda ao longo dos anos levaram à adaptação do modelo de negócio para o formato de franquia, permitindo que a marca se expandisse para outras regiões e comprovasse a efetividade dos serviços oferecidos também em diferentes localidades.

Hoje, a franquia barata sustentável Foz Sustentável oferece uma gama de serviços e produtos de marcas próprias, desenvolvidos com a mais alta tecnologia, como o carro-chefe, as Vortex™:

Um equipamento único desenvolvido para misturar o ar com a água em alta velocidade criando pequenos vórtices internamente, isso permite que o aumento de pressão, a redução do consumo e o aumento do conforto ao mesmo tempo.

Produzidas em material usado em equipamentos cirúrgicos, elas suportam elevadas temperaturas de até 180º graus, são rígidas e autolimpantes, retardando a manutenção e o descarte em décadas. Elas podem ser instaladas nas mais diversas saídas de água e tubulações sem a necessidade de obras.

Outra tecnologia da Foz que é facilmente reconhecida é o bloqueador de ar Vacuum™.

Feito em bronze e inox, o equipamento impede que o ar existente na tubulação da concessionária passe através do relógio do contador de água, evitando que os clientes paguem por ar ao invés de somente a água.

Há também a VortexTap™, uma torneira exclusiva da Foz com tecnologia embarcada, entre muitos outros.

Estes equipamentos podem ser instalados nas mais diversas saídas de tubulações e mantêm a vazão de água consistente, proporcionando uma economia de até 80%, sem comprometer a integridade ou conforto dos locais equipados.

Metodologias exclusivas da Foz Sustentável

Além dos equipamentos inovadores fornecidos no serviço, a Foz Sustentável oferece métodos de alto padrão de eficiência para estudar, identificar, orientar e aplicar soluções sustentáveis personalizadas para cada cliente, entre eles:

WaterScan

Um serviço de auditoria e diagnóstico do potencial de economia. Através de análises precisas em visitação in loco, os Agentes Sustentáveis (franqueados Foz) identificam oportunidades produzindo um relatório completo e personalizado da situação hídrica atual do local através do aplicativo próprio da franquia, para verificar oportunidades e melhorias específicas.

WaterFix

Execução de serviços para eficiência hídrica, reparos e manutenções. Utilizando produtos como as Vortex ™ de marca própria, a Foz Sustentável promove soluções práticas e duráveis para a economia de água dos clientes.

Gestão Foz 4.0

Um serviço de gestão inteligente e computadorizada de recursos hídricos. Após 3 anos de programação ininterrupta, a Foz desenvolveu um sistema sob medida para atender todas as necessidades dos seus métodos exclusivos.

Com infográficos detalhados sobre a situação hídrica dos clientes, índices de eficiência, alerta de vazamentos e muitas outras informações essenciais para a gestão de recursos hídricos de alto nível. O sistema reúne em um único local: Big Data, IoT, alertas 24 horas por dia, 7 dias por semana e em Nuvem.

Green Marketing

Um serviço de marketing sustentável oferecido a condomínios ou empresas. Através de táticas e ações de marketing personalizadas, os clientes podem reforçar seu compromisso com a sustentabilidade, promovendo os serviços contratados da Foz como parte essencial de sua estratégia de responsabilidade ambiental, cuidado com o ser humano e meio ambiente, enquanto promove a marca da Foz ao longo desse processo.

Ao liderar o caminho para um futuro mais consciente em relação à eficiência hídrica e sustentabilidade lucrativa, a Foz segue expandindo sua marca e é procurada todos os dias por novos candidatos que possuem interesse em adquirir a sua própria franquia, somando ao propósito ambiental e empresarial da microfranquia.

Veja como funciona o modelo de negócio da franquia barata de sustentabilidade da Foz Sustentável

Os franqueados da marca contam com um suporte contínuo da franqueadora em todas as etapas do empreendimento.

O treinamento inicial para abertura da franquia inclui introdução ao franchising, apoio em questões burocráticas e informações detalhadas sobre todos os aspectos envolvidos nas soluções hídricas da Foz Sustentável.

Os franqueados recebem um kit completo de vendas, contendo itens como o manual do franqueado, modelos de apresentações, camisa, compartimento personalizado, panfletos comerciais, sacos plásticos para teste de vazão, 50 Vortex™ iniciais (itens operacionais e entre outros) que possibilitam a qualquer empreendedor, iniciante ou não, adquirir e operar a sua própria franquia.

Além disso, têm acesso a uma plataforma on-line exclusiva de suporte chamada Success Academy, que oferece treinamentos de vendas do zero ao avançado, capacitações e um canal para dúvidas e consultas.

O suporte de Marketing é fornecido sem custos adicionais, uma característica que traz um grande diferencial em relação a outras franquias tradicionais que possuem taxas para esse tipo de serviço.

A franqueadora também disponibiliza o “Mapa para o Sucesso”, um guia prático desenvolvido pela própria Foz. Este passo a passo orienta os franqueados, detalhando como a Foz atingiu sua posição atual.

Além disso, demonstra como esses novos empreendedores podem replicar esse sucesso, evoluindo seu negócio de uma microfranquia para uma de grande porte, com metas e reconhecimentos.

O modelo de franquia barata (home based) da Foz elimina a necessidade de possuir ou alugar um ponto comercial, reduzindo custos fixos como aluguel e gastos de manutenção associados a lojas físicas.

O dia a dia do Agente Sustentável Foz (franqueado) envolve a prospecção local de clientes, visitas e testes de vazão de água em estabelecimentos comerciais ou residências.

Principais fontes de receita dos franqueados da Foz Sustentável

Dessa forma, os franqueados conseguem demonstrar na prática aos clientes, o potencial de economia dos produtos da Foz. Confira as principais meios de ganhos para os franqueados:

  • ·       Projeto Sustentável: O Agente sustentável (franqueado) vende o projeto com as soluções incluídas, cobrando o preço usando como base os ensinamentos aprendidos na plataforma de treinamento.
  • ·       Projeto em Performance Compartilhada: Ao invés de oferecer a venda do projeto, o franqueado se oferece para arcar com todos os custos associados aos equipamentos e implantação do projeto. É remunerado pela recorrência variável de 50% da economia alcançada mês a mês. Ou seja, se a conta de água do cliente for de R$ 20 mil e o franqueado alcançar a razoável economia de 40% (R$ 8 mil) poderá repartir a economia com o cliente sendo R$ 4 mil para cada. Os contratos desse tipo possuem um tempo médio de 4 anos.
  • ·       Projeto em Performance Pré-fixada: Após o WaterScan, o Agente Sustentável (franqueado) sugere um valor pré-fixado em torno de 15%, um ganho fixo constante de recorrência e o restante da economia gerada permanesce com o cliente.

Modelos de negócios da franquia barata de sustentabilidade: Foz Sustentável

A franquia apresenta três modelos de atuação distintos: “Inicie sua Jornada”, “Alcance sua Liberdade”, e “O Céu é o Limite”. Cada modelo é ajustado ao tamanho da região de atuação e aos segmentos de clientes liberados para atendimento de acordo com a dificuldade.

Essa flexibilidade permite que os franqueados escolham a abordagem que melhor se adequa às suas metas e ao potencial de suas áreas de atuação.

Além disso, todos os formatos da franquia Foz Sustentável adotam uma abordagem de negócio mista, incorporando tanto o faturamento de novas vendas como o proveniente da recorrência de vendas feitas a longo prazo.

Para novos franqueados da marca, vendas iniciais realizadas através das primeiras prospecções proporcionam um alto faturamento a curto prazo.

No entanto, com o passar dos meses, a estratégia de recorrência, exemplificada pela prestação contínua de serviços como os Projetos em Performance compartilhada, pré-fixada e a Gestão Foz 4.0 contribuem para a geração de receitas consistentes a longo prazo.

É importante destacar que, os novos franqueados podem ter o retorno do investimento rapidamente a curto prazo, ainda no primeiro ano, mas é apenas no segundo ano que o modelo de negócio se torna ainda mais atrativo.

Uma vez que as recorrências estabelecidas no ano anterior proporcionam uma base sólida para um faturamento continuado e sustentável. Essa abordagem híbrida fortalece a estabilidade financeira dos franqueados, oferecendo vantagens tanto imediatas quanto duradouras.

Essas informações oferecem uma visão abrangente do modelo de negócio da Franquia Foz Sustentável, as tecnologias, os métodos, além do suporte abrangente e as oportunidades de crescimento para os empreendedores, oportunidades estas reforçadas inclusive na nomeação dos diferentes modelos de atuação da franquia. 

Antes de checar as informações sobre o investimento para novos franqueados da Foz Sustentável, confira alguns marcos conquistados pela marca:

  • Mais de R$ 20 milhões economizados em contas de água;
  • Mais de 2 bilhões de litros economizados;
  • Mais de 1000 unidades/clientes impactados;
  • Mais 700 gestões ativas.

Dados sobre o investimento

Modelo – Inicie sua jornada

  • Quantidade de habitantes: até 35 mil
  • Taxa de franquia: R$ 19.500,00
  • Taxa mensal de royalties a partir do 3º mês: R$ 497,00
  • Faturamento médio anual: R$ 200.000,00
  • Lucratividade: 40% a 50%
  • Recorrência mensal: R$ 5.000,00

*possibilidade de impulsionamento deste faturamento a partir do segundo ano de atuação, contando com o faturamento recorrente da venda de serviços contínuos da franquia

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Modelo – Alcance sua liberdade financeira

  • Quantidade de habitantes: até 50 mil
  • Taxa de franquia: R$ 29.500,00
  • Taxa mensal de royalties a partir do 3º mês: R$ 787,00
  • Faturamento médio anual: R$ 300.000,00
  • Lucratividade: 40% a 50%
  • Recorrência mensal: R$ 10.000,00

*possibilidade de impulsionamento deste faturamento a partir do segundo ano de atuação, contando com o faturamento recorrente da venda de serviços contínuos da franquia

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Modelo – O céu é o limite

  • Quantidade de habitantes: até 100 mil
  • Taxa de franquia: R$ 49.500,00
  • Taxa mensal de royalties a partir do 3º mês:R$ 1.497,00
  • Faturamento médio anual: acima de R$ 500.000,00
  • Lucratividade: 40% a 50%
  • Recorrência mensal: R$ 25.000,00

*possibilidade de impulsionamento deste faturamento a partir do segundo ano de atuação, contando com o faturamento recorrente da venda de serviços contínuos da franquia


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