Saiba como se tornar um empreendedor digital de sucesso

Como ser um empreendedor digital de sucesso

Estabelecer metas, ter espírito de liderança, ser persistente e estudar muito. Essas são algumas características que acompanham um empreendedor.

Mas, para se tornar um empreendedor digital de sucesso, é necessário um pouco mais. Não que seja uma tarefa muito difícil, mas um trabalho que exige disciplina e dedicação. 

A internet vive o seu momento mais democrático, o que demonstra a oportunidade ideal para o empreendedorismo digital. De acordo com uma pesquisa divulgada pela July Global Statshot – Digital 2020 –, mais de 50% da população mundial usa as redes sociais ativamente. Isso equivale a 3,96 bilhões de pessoas.

Os dados ainda demonstram que esses usuários, cada vez mais ativos, estão experimentando mais aplicativos do que costumavam, chegando a uma média de nove plataformas diferentes para cada indivíduo analisado. 

É claro que a pandemia, unida ao isolamento social obrigatório, intensificou o desejo desses usuários em testar mais e diferentes aplicativos.

Seja para um contato maior com amigos e familiares, ou para trazer algum tipo de conforto que pode ser gastronômico, educacional e até mesmo cultural em um momento tão delicado. 

Isolamento social impulsionou a abertura de negócios digitais

Mais uma prova da transformação do mundo virtual por conta da pandemia é que o isolamento social forçou não só empresas que já existiam a se adaptar ao “novo normal”, como também impulsionou o surgimento de vários novos negócios.

De acordo com a pesquisa Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, promovida pela Spark Hero, 54% dos empreendedores digitais iniciaram seus negócios há menos de um ano. Tanto que, o ano de 2020 foi apontado como “o ano do empreendedorismo digital”. 

Em entrevista ao Correio Braziliense, o coordenador do Mestrado Profissional em Gestão Estratégica de Organizações do Centro Universitário IESB, Thiago Nascimento, trouxe sua visão sobre o momento.

“Toda vez que a gente tem uma grande crise, as pessoas tendem a perder os empregos formais. O comércio fechou, vários setores da economia tiveram uma diminuição e a retomada econômica se dá pelos empreendedores.”, afirma.

“Antigamente as pessoas iam para a rua vender, hoje a internet propicia um alcance maior, mesmo em uma situação de mobilidade reduzida.”, explica em entrevista.

Ciente dos números, da crescente das mídias digitais e de um cenário que só tende a ser expandido, é chegada a hora do empreendedor digital agir. Confira abaixo, as dicas que separamos para você ter sucesso neste mundo.

Dicas para ter sucesso na carreira digital

O primeiro passo é listar suas habilidades e talentos para encontrar uma área de interesse. É sabendo das qualidades que tem e onde pode atuar que o empreendedor vai saber onde investir. 

Por exemplo, você é bom na cozinha? A ideia pode ser criar um canal no Youtube para ensinar receitas. Ou até mesmo iniciar uma página no Instagram para divulgar seus produtos e ficar ligado diretamente ao cliente, que pode fazer a encomenda pela própria plataforma. 

É criativo? Então a sua praia pode ser o TikTok, por exemplo. O aplicativo, que tem como objetivo a promoção de vídeos curtos e, em sua maioria, engraçados, pode ser um canal de entrada interessante para quem deseja ser um empreendedor digital de sucesso. 

As possibilidades são enormes quando se trata de negócios digitais. Cursos online, e-commerces, blogs e, claro, as tão usadas redes sociais.

É dentro das mídias digitais que o empreendedor, mais do que nunca, deve investir para se conectar e atingir seu público de maneira assertiva e eficiente. 

É dentro das redes sociais que o empreendedor, mais do que nunca, deve investir para se conectar e atingir seu público de maneira assertiva e eficiente.
Foto: Pixabay

Ainda de acordo com a July Global Statshot – Digital 2020 –, o Facebook, ao lado de todos os aplicativos sob o seu domínio, continua liderando o ranking de redes sociais mais populares do mundo.

Ao todo, mais de 2,6 bilhões de pessoas são mensalmente ativas na rede, enquanto 2 bilhões usam o aplicativo de troca de mensagem mais popular da rede, o WhatsApp. 

Se em 2019 o Snapchat era o principal destaque no crescimento da audiência, durante o período de isolamento social, em 2020, por conta da pandemia, um outro queridinho ganhou a atenção dos usuários e firmou-se como tendência para o futuro: o TikTok

Só no ano passado, a plataforma de vídeos curtos apresentou um crescimento de 50%, atraindo também os olhares dos empreendedores, que viram na nova plataforma uma possibilidade de atrair público e expandir o alcance do seu negócio. 

Mas, mesmo com tanto sucesso, ainda segundo a July Global, o Instagram segue firme como uma rede totalmente relevante. A rede conta com uma média mensal de 1,08 bilhão de usuários. 

Inteirado sobre o sucesso exorbitante das redes sociais, mais do que nunca o empreendedor digital necessita utilizar as plataformas como principal ferramenta, conseguindo assim atingir diversos consumidores de uma só vez. 

Mas, atenção: engana-se quem pensa que para se tornar um empreendedor digital de sucesso basta apenas ingressar na rede social do momento e, como um passe de mágica, as coisas acontecerem. 

Para conseguir êxito, é necessário empenho, estudo de mercado e de público e muita vontade de crescer. Além disso, também é necessário avaliar os riscos e os benefícios para investir no mercado digital

Outra dica importante para o empreendedor individual é definir caminhos e metas. Para isso, defina seu público e tipo de negócio e trace um planejamento minucioso.

Além disso, se prepare através de cursos que envolvam finanças, negócios e marketing. Lembre-se de investir em divulgação e procure ter criatividade para entregar ao público algo diferente do que já está sendo feito.

E o principal: forneça um serviço de qualidade.  

Confira abaixo alguns tipos de negócio para investir e se tornar um empreendedor digital de sucesso:

E-commerce

investir em E-commerce é um dos caminhos para ser um empreendedor digital de sucesso
Foto: freepik

O e-commerce – comércio eletrônico – está ligado à vendas pela internet que são realizadas por uma única empresa, sendo ela fabricante ou revendedor, através de uma plataforma virtual própria.

Em resumo, o e-commerce nada mais é do que um site onde é permitido vender um produto ou serviço. Tudo funciona de forma virtual, desde o ato da compra, até o pagamento.

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), desde o início do isolamento social por conta da pandemia, em março de 2020, o Brasil tem registrado a abertura de mais de uma loja virtual por minuto. 

Ainda segundo a pesquisa da Abcomm, em pouco mais de dois meses, foram abertos 107 mil novos estabelecimentos criados unicamente na internet. E com as mais diversas finalidades de vendas, como alimentos, bebidas, roupas, calçados, cursos e produtos de limpeza. 

Ou seja, a pandemia da Covid-19 colaborou para a antecipação da evolução do setor nos próximos anos, que deve trilhar um caminho de expansão de volta.

Atualmente, uma das empresas que mais tem se destacado e se tornou um case de sucesso no e-commerce brasileiro é o Mercado Livre. 

De acordo com a relevância do market share – termo utilizado para se referir à parcela do mercado que uma empresa é capaz de atingir -, o site aparece em primeiro lugar na lista de principais empresas do mercado e-commerce do Brasil em 2021.  

Para se aprofundar mais sobre o empreendedorismo por meio de e-commerce você pode acessar este artigo da Rock Content.

Abaixo você pode conferir um vídeo sobre como montar uma loja virtual de roupas e vender na internet

Franquia

As franquias virtuais são uma excelente opção para quem deseja empreender, mas não quer iniciar um negócio do zero. Ao invés de pensar em público-alvo, logomarca, slogan e até mesmo site, o empreendedor pode optar por investir em um modelo de negócio já consolidado. 

Investir em uma franquia permite que o franqueado já entre no mercado entendendo detalhadamente os prós e os contras daquele investimento. Além disso, ele ainda terá apoio da franqueadora com todos os trâmites que envolvem a abertura de uma empresa. 

Um outro ponto interessante para citar é que as franquias com modelo remoto possuem, consequentemente, um investimento financeiro mais baixo para a iniciação.

No formato home based, não há necessidade de alugar um ponto comercial e de contratar funcionários. Com isso, automaticamente o valor necessário para adquirir os direitos de comercialização da marca se torna mais baixo.

Abaixo você pode conferir um vídeo sobre franquias virtuais baratas e lucrativas para investir:

InfoProdutos

Infoproduto nada mais é do que um produto que oferece ao público conhecimento e algo que pode gerar aprendizado e envolvimento. Alguns dos exemplos mais comuns são ebooks, podcasts, webinars, apostilas e cursos online, geralmente contendo teor educacional. 

Assim como o impacto das plataformas digitais transformaram a maneira com que as pessoas consomem produtos – como roupas, alimentos e equipamentos eletrônicos -, o crescimento das mídias sociais também mudou a forma como as pessoas consomem conteúdo e informação. 

Você pode ainda estar se perguntando quais são as vantagens de empreender digitalmente. A gente te diz. Para começar, a principal vantagem desse modelo de negócio é que você pode dar início sem precisar gastar muito dinheiro, em comparação ao mercado offline. 

Este, é claro, já é um excelente atrativo para quem busca uma renda extra ou até mesmo um negócio para ser a renda principal. Além disso, o fato de não precisar de um espaço físico para operar, podendo trabalhar de onde estiver, torna a rotina do empreendedor um pouco mais flexível.

Ficou interessado e quer se tornar um empreendedor digital de sucesso? Confira abaixo dez atitudes que vão fazer a diferença no seu negócio.

Dez atitudes do Empreendedor Digital de sucesso

1 – Ter curiosidade

Ter curiosidade também significa sair da zona de conforto. É através dela que você poderá buscar novos conhecimentos e, consequentemente, novas maneiras de ganhar dinheiro e poder acrescentar uma renda extra aos seus negócios. 

2 – Estudar

A dedicação aos estudos pode fazer com que você saia na frente dos concorrentes. Tendo a disciplina para estar sempre aprendendo e o foco para criar metas de aprendizado pode te tornar uma referência na sua área de negócio. 

3 – Se especializar

Para ser referência é preciso se aprofundar. Por isso é de suma importância participar de cursos, palestras e workshops que tenham a ver com o seu negócio.

Além, de buscar informações aprofundadas sobre o mundo do empreendedorismo digital, para que seja possível usar as ferramentas online a seu favor.

Lembre-se: buscar especialização é não se acomodar. É necessário estar sempre atrás de atualização para que as renovações do mercado não te deixem para trás. 

4 – Avaliar oferta e procura

No processo de abertura de um negócio, ainda que digital, é extremamente importante entender o mercado e o público que você deseja atingir. Fazer uma análise do que a sua comunidade busca e/ou precisa pode te fazer sair na frente na criação de um negócio digital de sucesso

5 – Querer ajudar as pessoas

O foco não pode estar apenas e unicamente em lucrar. Querer fazer a diferença também pode tornar o seu negócio atrativo aos consumidores.

Estar atento ao que as pessoas estão precisando pode te ajudar a ter uma boa ideia de serviço para auxiliar esse público e, de quebra, ganhar um dinheiro extra. 

6 – Ser criativo

Criatividade é, por si só, um diferencial no mercado. Através dela você pode atrair as atenções para seu negócio. Principalmente quando se trata de um negócio online, já que o acesso ao conteúdo ou produto é ainda mais democrático e o alcance é muito maior. 

7 – Ter um diferencial

Em um meio com tantos serviços e produtos, é necessário se destacar. Ser diferente dos concorrentes e trazer algo inovador fará com que o público consumidor enxergue o seu negócio com outros olhos, gerando curiosidade em seu produto ou serviço. 

8 – Ter presença constante nas rede sociais

Usar as redes sociais a seu favor pode ser justamente o diferencial que você precisa para se destacar dos demais. Afinal, quem nunca se interessou por um produto apenas por vê-lo em um post do Instagram?

Atualmente, um negócio que não pode ser encontrado em nenhuma plataforma digital é quase inexistente aos olhos do consumidor. É usando as ferramentas gratuitas que o mundo digital oferece que você pode fazer seu negócio crescer e atrair clientes fiéis. 

9 – Aprender com os concorrentes

Aprender com os concorrentes não significa imitar as estratégias usadas, mas entender através dos erros e acertos deles como você pode planejar melhor a sua estratégia digital. Também é através dos conteúdos dos concorrentes que você pode ter ideias para melhorar os seus conteúdos e até mesmo atrair clientes. 

10 – Fazer o que ama

Não adianta investir em um negócio que não tenha a sua cara. Se você é um apaixonado por eletrônicos, nada fará se for investir em um negócio no ramo de alimentação, por exemplo.

Um dos principais pilares para fazer com que o seu negócio obtenha sucesso é que você ame o que está fazendo e esteja completamente envolvido com o serviço.

Por isso é importante estar tão atento aos seus hobbies, eles podem se tornar uma forma de empreendedorismo. 

Clique aqui para conferir mais dicas para se tornar um empreendedor digital de sucesso

Assim como os diferenciais que podem te tornar referência no seu negócio digital de sucesso, alguns “pecados” cometidos por empreendedores digitais podem tornar o seu serviço ou produto mal visto pelos consumidores.

Confira abaixo algumas dicas de pecados digitais para não cometer:

Não manter o foco

“Atirar para todos os lados”, como diz o ditado popular, não vai fazer do seu empreendedorismo digital um sucesso. É preciso desenvolver um produto ou serviço e focar nele, mantendo a insistência como meta principal para que dê certo.

A partir do momento que você tem autoridade sobre o negócio criado, você poderá entender como seu público recebe a sua estratégia e aperfeiçoar para transformar esse movimento em lucro. 

Não ter um planejamento traçado

Não adianta dar início a um negócio se você sequer sabe onde quer chegar. Um planejamento é, antes de qualquer coisa, os objetivos que você têm traçado, os riscos calculados e a estratégia que você pretende usar para alcançar clientes. 

Dentro do empreendedorismo, não realizar um planejamento é quase como ter certeza de que o negócio vai fracassar.

Mas, atenção: ter um planejamento não significa que tudo sairá exatamente da forma como foi calculado. Por isso é importante prever os riscos e entender as imprevisibilidades. 

Não possuir um networking

O networking nada mais é do que uma rede de trabalho. É através do networking digital que você poderá fazer com que o seu produto ou serviço tenha um bom alcance.

Utilize seu relacionamento com pessoas mais influentes para realizar colaborações e parcerias em troca de divulgações. Sem uma boa rede, você pode acabar ficando isolado.

Não investir em tráfego pago (anúncios online)

A venda é o oxigênio de qualquer negócio, é claro. E quando ela acontece de maneira orgânica é excelente. Mas, se existem ferramentas que podem ser usadas a favor do seu negócio, não hesite em utilizá-las.

Investindo em tráfego pago, você consegue segmentar o público-alvo das suas campanhas com maior facilidade, conseguindo atingir exatamente quem você quer, evitando gastos desnecessários. 

Com o retorno quase imediato dos resultados, é possível saber em pouco tempo se suas campanhas estão alcançando os resultados que foram planejados ou não.

O Blog SendPulse listou oito erros que você não pode cometer para obter sucesso no seu negócio. 

Agora que você sabe mais detalhes de como ser um empreendedor digital de sucesso, basta dar o primeiro passo.

Pense, planeje, entenda as demandas e necessidades do mercado e a estrutura de negócio que quer montar. 

No vídeo abaixo você pode aprender como ganhar dinheiro trabalhando de casa pela internet. 

Gostou do nosso conteúdo? Continue navegando clicando aqui e confira algumas dicas de como ganhar dinheiro com marketing digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *