Como Transformar Meu Negócio em Franquia
Como transformar meu negócio em franquia:
O mercado de franquias é rentável no mundo todo, inclusive no Brasil. De acordo com a ABF, no segundo trimestre de 2021, o faturamento do setor foi de 41,1 bilhões.
As franquias já são conhecidas pela solidez no mercado em que operam, pois se tratam de marcas testadas e aprovadas por muitos consumidores. Por isso, não é à toa que o modelo de negócio chama tanto a atenção.
O País já foi, inclusive, o terceiro com o maior número de franquias, com 220 mil desenvolvidas. A constatação é de Marcus Rizzo, especialista no setor.
De acordo com a ABF, no país, há mais de 2.500 redes de franquias. Apesar disso, ainda existe muito espaço para empreender em um ramo próspero e que se mostrou resiliente durante a pandemia.
A vontade de expandir o negócio é natural, principalmente quando o próprio empreendimento já mostra sinais de que deve ser ampliado. Muitos empreendedores querem ver sua marca espalhada por várias partes do país.
No entanto, antes da formatação de franquia, é necessário entender exatamente como funciona.
É, antes de tudo, sobre transferir conhecimento, e isso acontece através de manuais, treinamento e consultoria aos franqueados.
As orientações são de Rogério Gama, coautor dos livros Franchising nas linhas e entrelinhas e Franchising – aprenda com os especialistas.
A transformação leva um certo tempo, e segundo especialistas exige senso crítico, lógico e capacidade de dar e receber instruções.
Para o empreendedor, é insuficiente a habilidade comercial, pois é necessário também saber gerenciar.
Para isso, o futuro franqueador pode contratar consultores que possam ensiná-lo.
É por esses e outros cuidados fundamentais que deve ser feita uma análise honesta e profunda sobre o próprio empreendimento e assim aumentar suas chances de tomar a decisão certa na hora de entender como transformar seu negócio em franquia.
ESTUDE SOBRE O FRANCHISING
Talvez o futuro franqueador, apesar da vontade de querer expandir o seu negócio por meio de franquias, não tenha investido um tempo de estudo sobre o ramo.
É importante conhecer melhor o trabalho da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Ambos disponibilizam material adequado para orientar pessoas iniciantes ou que ainda têm curiosidade sobre o franchising. É bem-vindo todo o conhecimento técnico sobre o assunto.
FAÇA UM EXAME
O futuro franqueado precisa conhecer bem o mercado no qual deseja se inserir, mesmo aqueles que já têm muitos anos de experiência. O ramo que escolheu trabalhar, e alguns segmentos, principalmente, como o da beleza, experimentam importantes atualizações.
Além dessa atenção ao próprio contexto, para a formatação de franquia é fundamental definir as estratégias para sua expansão. Seu plano realmente se sustenta? Quais são as ameaças ao seu modelo de negócios? Entre outros questionamentos e delimitações importantes.
Essa auto análise do próprio negócio, sendo honesto consigo mesmo, é indispensável à minimização de riscos no momento de investir o seu capital.
FRANQUEADO IDEAL EXISTE?
Como em qualquer tarefa onde se lide com pessoas, tem suas dificuldades, mas pode sim ser muito proveitoso. Antes de qualquer coisa, primeiro se deve repensar os valores da própria empresa e aonde ela quer chegar.
Para os objetivos do franqueador existe um perfil de franqueado. Um empreendedor que se encaixa e pode abraçar a ideia. O modelo de negócios deve beneficiar ambas as partes.
Quais possíveis problemas diários relacionados ao seu negócio que provavelmente o seu franqueado vai lidar? Que habilidades ele deve ter que facilitem o cotidiano na sua rede? São válidas essas e outras perguntas que ajudem a traçar o perfil do franqueado adequado.
ATÉ QUE PONTO SEU NEGÓCIO É REPLIC´ÁVEL?
Ao iniciar o processo de formatação de franquia é necessário confirmar que o seu negócio é replicável. E mais: que ele pode ser devidamente copiado em diferentes contextos.
A ideia pode ser excelente, mas talvez muito complicada ou até inviável em certos locais. Pense como exemplo em uma bem-sucedida franquia de moda praia em regiões predominantemente frias.
Ou, quando a franquia é até possível, mas limita a sua venda, como seria o caso de um comércio especializado em carne de porco, instalado em uma comunidade judaica, que não consome este tipo de alimento.
GARANTIA
Para a formatação de franquia, é fundamental garantir, por meio da documentação necessária, que o franqueado pode replicar o modelo de negócio. Essa segurança é um fator importante na manutenção da qualidade da marca.
Mesmo reproduzindo um modelo existente, o franqueado está, ao mesmo tempo, administrando o próprio negócio. Por isso, é fundamental receber a assistência necessária durante o processo.
Naturalmente o empreendedor quer expandir seu negócio, mas é necessário, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae, além de avaliar o estágio atual do seu empreendimento, confirmar se ele pode utilizar o sistema de franquias.
JURÍDICO
Ambas as partes devem conhecer a Lei brasileira 13.966, que trata sobre o sistema de franquia empresarial: regras para a implementação da franquia, assim como sua descrição detalhada, entre muitos outros aspectos que precisam ser vistos.
A Circular de Oferta de Franquia (COF), deve trazer informações comerciais, financeiras e jurídicas da rede franqueadora e geralmente é enviada 10 dias antes da assinatura do pré-contrato do franqueado.
PROCESSO DE PADRONIZAÇÃO
É importante pensar nos possíveis impactos da padronização para o franqueado e lembrar também que, um processo simples facilita o treinamento e a manutenção.
Uma padronização de qualidade transmite credibilidade e é uma ótima estratégia de marketing.
Isso porque os clientes finais, ao entrarem em unidades diferentes da rede franqueadora, terão a sensação de que existe um zelo pelas mesmas boas características.
Não haverá uma quebra entre uma e outra. Se algo é realmente bom, a sensação de que ele se repete pode trazer confiança ao cliente final, entre outros benefícios.
A uniformidade transmite ainda a mensagem de organização. Nesse caso, pode ser a de que a rede franqueadora mantém tudo sob controle.
CONSTRUÇÃO DO MANUAL
O projeto arquitetônico da empresa, a decoração, entre outras decisões. Na formatação de franquia, tudo o que deve ser padronizado na rede deve estar claro no Manual.
É interessante investir em unidades-piloto para aplicar estas decisões, assim é mais fácil ver na prática quais os ajustes necessários e alguns problemas que o franqueado pode enfrentar.
Definir também como será a gestão do seu negócio, o que será utilizado para o treinamento, entre outros detalhes, é o que deve conter o Manual da franquia, que, quanto mais claro, mais facilmente aplicável pelo franqueado.
CAPACIDADE DE INVESTIMENTO
Uma rede de franquias exige todo tipo de investimento.
A venda das primeiras unidades pode trazer ao franqueado a sensação de que ele pode se apoiar nisso para aperfeiçoar a rede.
O Sebrae, no entanto, chama a atenção para a importância do franqueador ter seu próprio capital, a ponto de, inclusive, comprar de volta uma unidade sua se for preciso.
Mas, se não dispuser desse recurso, para formatação de franquia são alternativas válidas buscar financiamentos adequados ou um sócio que possa investir.
FRANQUIA PARA TRABALHAR DE CASA
Nem todo o negócio é adequado para se transformar em uma grande franquia com muitas unidades físicas e nem todo franqueado tem essa pretensão.
Há franqueados que preferem algo menor, que simplesmente possa atender a vontade por flexibilidade de horários, mais tempo com a família, a segurança de casa, ou apenas ganhar uma renda extra, por exemplo.
Por isso, é possível, em certos casos, fazer uma formatação de franquia para se trabalhar de casa, sem os custos normais de lojas físicas, como luz, funcionários, móveis, limpeza etc.
As chamadas microfranquias são bem aceitas no mercado e podem garantir as vantagens citadas acima e ainda gerar um bom faturamento ao franqueado.
Por fim, uma das maiores vantagens do sistema de franquias é justamente essa variedade de possibilidades de trabalho nos segmentos disponíveis no mercado e formatos de operação.
Não deixe de comentar se respondermos a pergunta de “como transformar meu negócio em franquia?”!
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