FRANQUIA LUCRATIVA E INOVADORA: CONHEÇA A BISCOITÊ
Franquia lucrativa: você já imaginou faturar cerca de R$ 80 mil todos os meses vendendo biscoito? Neste texto, vamos te mostrar que isso é possível. Conheça a Biscoitê, uma das franquias emergentes mais inovadoras do Brasil.
Todo mundo ama um cafezinho. Pela manhã, depois do almoço, numa pausa à tarde. E se ele vier acompanhado de um biscoito então… melhor ainda. O Brasil é, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o segundo maior consumidor de café do mundo.
Já de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), o país é, também, o terceiro maior mercado consumidor de biscoitos do mundo. Ou seja, unindo o biscoito ao café, existe um mar de possibilidades para quem deseja investir em franquia lucrativa e barata.
Tendo noção desse cenário e percebendo que havia muito potencial a ser explorado, há quase 10 anos nasceu a Biscoitê, a primeira boutique de biscoitos para presentes do Brasil.
Embora tenha surgido como um quiosque de shopping, seu modelo de negócio já era pensado para se tornar uma rede de franquias — das mais inovadoras e com potencial de lucro do mercado.
FRANQUIA LUCRATIVA E COM MODELO DE NEGÓCIO INOVADOR
Com longa experiência no mercado de alimentos, Raul Matos, empreendedor e CEO da Biscoitê, era sócio de uma empresa cujo negócio principal era a terceirização de biscoitos e cookies para grandes marcas.
Embalado para protagonizar o ineditismo do negócio no Brasil, a empresa entrou no franchising em 2016 e logo se tornou uma franquia lucrativa. Além do Brasil, a Biscoitê é uma das únicas empresas do mundo com esse formato.
Inserida no ramo das cafeterias, a Biscoitê precisou desenvolver um modelo de negócio atrativo para fugir do lugar comum, driblar a concorrência e se tornar uma franquia lucrativa.
Para se ter uma ideia, de acordo com a Euromonitor, hoje em dia existem mais de três mil cafeterias espalhadas pelo Brasil. Isso sem contar com bares, lanchonetes e padarias. Contando com esses estabelecimentos, o número de cafeterias chegaria a 13 mil.
Já que o café é uma mania de brasileiro, abrir uma cafeteria pode ser um modelo de negócio ideal e com pouca margem de erro. Mas é preciso estar atento a alguns detalhes para conseguir montar um negócio lucrativo e vantajoso.
Você pode ler mais sobre isso neste artigo aqui do Blog do Franqueado: FRANQUIAS DE CAFETERIAS: CONHEÇA 5 OPÇÕES LUCRATIVAS
Além disso, neste vídeo, do canal do Raphael Mattos, você encontra cinco dicas para abrir uma cafeteria.
Apesar de as pessoas entrarem no ambiente para tomar um café, que vai bem a qualquer hora, o atrativo do local se dá pelo encantamento com um mundo de biscoitos.
Seja para consumo próprio e imediato ou mesmo para levar e presentear alguém. O que importa é que o café atrai o cliente para conhecer os produtos verdadeiros da Biscoitê.
E unindo o melhor dos dois mundos, a empresa, embora seja categorizada como uma cafeteria, alcança um ticket médio três vezes maior do que os negócios mais tradicionais. E é por isso que a Biscoitê desponta como uma franquia lucrativa e inovadora.
Do faturamento obtido pelo negócio, somente 15% vem do café. Os outros 85% são oriundos da venda dos biscoitos para presentes.
“Ter um café de qualidade é extremamente importante, porque o utilizamos como um gancho para atrair os clientes. Quando eles entram em alguma loja nossa e param para apreciar um bom café, temos a chance de apresentá-los ao mundo Biscoitê”, conta Matos.
A ESTRATÉGIA PARA SE TORNAR UMA FRANQUIA LUCRATIVA
A solidez do mercado de biscoitos, que está presente em 99,7% dos lares, por si só já seria um motivo interessante para atrair investidores, já que movimenta cerca de 20 bilhões de faturamento por ano.
E apesar de ser maior que o mercado de chocolate, o consumo de biscoitos pode ser considerado básico no Brasil.
“Muito potencial sendo pouco explorado. Enquanto ao redor do mundo, as pessoas vivem a experiência de comer biscoito como uma espécie de ritual ou fórmulas, no Brasil faltava um pouco disso”, pontuou Raul, que resolveu apostar em um modelo de negócio totalmente novo.
A Biscoitê se tornou uma franquia lucrativa devido a sua proposta de inovação no setor. E isso começa no objetivo de se tratar de algo maior que apenas um momento de degustação.
Trazer referências nas receitas de vários locais e países e oferecer aos seus clientes é também uma forma de conectar essas duas partes.
Na contramão das grandes indústrias, que não oferecem uma variedade maior de produtos, a Biscoitê se propõe a lançar 60 novos tipos de produtos por ano. Para isso, eles trabalham com indústria própria e também contratam de pequenos produtores e fornecedores locais.
A variedade dos produtos ajuda a conquistar um público grande e vasto, e o constante lançamento de novos produtos coloca a Biscoitê como uma franquia lucrativa e sempre à frente da concorrência.
Isso porque que está sempre lançando modas, ao invés de seguir o fluxo de empresas semelhantes.
COMO A VARIEDADE DE PRODUTOS MELHORA A EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
A Biscoitê possui mais de 100 tipos diferentes de biscoito, que variam no formato e no sabor, podendo ser doce ou salgado, saudáveis (sem açúcar, sem glúten e sem lactose), integrais, que conseguem atrair e conquistar um público diverso.
Dentre as opções, estão os amanteigados, os casadinhos, os com chocolate, os crocantes, decorados, especiais, os recheados, de sequilho, os tradicionais, entre outros.
Todos os sabores oferecidos pela Biscoitê, além de serem preparados com os melhores ingredientes, são inspirados em diferentes culturas. A fim de proporcionar uma conexão através da gastronomia.
“Depois de viajar por mais de 32 países, resolvemos unir todas essas experiências, porque acreditamos que é uma oportunidade de criar laços entre pessoas e locais, uma conexão. Reunindo várias referências em um único local”, destaca Raul.
BISCOITÊ LOVERS: A FIDELIZAÇÃO CONSUMIDOR COM A MARCA
A concorrência quase nula da Biscoitê no setor garante uma conexão ainda maior do consumidor com a marca. Mas não é só isso que sustenta uma relação.
Além de toda a qualidade do produto, o que faz um consumidor voltar é a experiência que ele vivencia no local. E quando essa experiência é boa, ele não só volta, como também se torna um fã da empresa: um biscoitê lover.
“Eles amam os nossos produtos, eles estão sempre aqui, eles vão até as lojas, eles colecionam as nossas embalagens. É uma coisa maravilhosa”, disse Raul.
BISCOITOS QUE ALIMENTAM E DIVERTEM
Para presentear, opções não faltam. Há kits prontos e cestas especiais, com embalagens encantadoras. Delicadas e refinadas, elas refletem bem o que é o produto que será degustado.
E mais do que dar um presente para alguém, as opções são capazes de proporcionar um momento aconchegante em família, dando um novo sentido ao ditado que diz que “com comida não se brinca”.
O Kit Bicharada é um bom exemplo disso. Ele vem com seis biscoitos no sabor baunilha em formato de animais — como coruja, raposa, leão, urso, macaco e esquilo. O kit acompanha também bisnagas com glacê, nas cores amarela, laranja, marrom e branca.
Com pontas fininhas, o uso é bem simples. As crianças brincam e se tornam confeiteiras por um momento. Depois da diversão, os biscoitos confeitados estão prontos para serem saboreados.
Uma outra excelente opção de presentes para as crianças é o biscoito aquarela. Capaz de despertar o lado artístico dos pequenos, o kit não precisa de muita coisa. Basta apenas um recipiente com água para que o pincel possa começar a colorir.
Com base de biscoito amanteigado com sabor de mel, o biscoito tem uma camada de glacê de açúcar no formato de tubarão, e as bolinhas coloridas, que viram aquarela quando entram em contato com a água, também são feitas de glacê.
Dentre os tantos produtos disponíveis, outro ineditismo da Biscoitê é a gingerbread house, um biscoito decorado no formato de casa.
Tradicional no mundo todo, a Gingerbread house é uma exclusividade da Biscoitê no Brasil! São 800g de produtos no kit, que acompanha biscoitos em formato de partes de casa (telhado, laterais, etc); biscoitos em formato de Papai Noel; e biscoitos em formato de árvore.
Acompanha ainda três tubos de glacês, mini confeitos de chocolate e jujubas para decorar. É o presente ideal para reunir a família para um desafio, colecionar momentos deliciosos.
“A Gingerbread house não é só um produto, é um momento único que você vai ter com a sua família. Imagina você montar uma casa de biscoitos e depois poder comer tudo? O biscoito é uma delícia e o momento também, e é esse momento que as pessoas estão buscando cada vez mais”, frisou.
Além dos produtos tradicionais, a Biscoitê também é preparada para momentos especiais. A sazonalidade é uma aposta muito acertada da franquia, que oferece produtos para a Páscoa, para o dia das mães, dos namorados, das crianças, dos professores, halloween, Natal. Não faltam datas nem presentes.
FURANDO A BOLHA: A DINÂMICA DE LANÇAMENTO DE PRODUTOS
Atrelado à experiência de consumo, é preciso ter estratégia de alcance de público, inovando no lançamento. A parceria estratégica da Biscoitê é com a Sony Pictures, com quem se uniu para lançar os filmes “Pedro Coelho” e “Hotel Transilvânia: Transformonstrão”.
Tudo isso com produtos exclusivos, com o personagem ilustrando o doce e servindo também como um presente para crianças e familiares.
Uma estratégia que pode servir também como fonte de lucro é através da parceria com empresas para que os biscoitos sejam brindes ou lembranças para os colaboradores, em datas comemorativas e aniversários.
Uma outra estratégia para alcançar mais pessoas é através da presença em eventos corporativos. Dessa forma, um franqueado pode, além de expandir a marca, aumentar o número de vendas, realizando-as além do seu ponto fixo.
FRANQUIA LUCRATIVA: BARATA PARA EMPREENDER E COM FATURAMENTO ALTO
E por falar em ponto fixo, há mais de uma maneira de se tornar membro do grupo Biscoitê, uma das franquias mais lucrativas do Brasil, em um dos maiores ramos do franchising, o da alimentação.
Um dos modelos é o “Carrinho”. Com um investimento inicial de R$ 150 mil, esse formato oferece uma rentabilidade de 8% a 12%. Como se trata de uma operação menor, os custos com o aluguel são mais baixos também.
No “Carrinho”, a média de faturamento é de R$ 60 mil por mês, podendo oscilar entre R$ 40 a 80 mil. Para operar nesse formato, o ideal é que o local conte com três funcionários.
Nesse modelo, os produtos vendidos neste formato já chegam prontos e embalados, não havendo produção local dos biscoitos. E a rentabilidade desse carrinho é de 8% a 12%, com média de retorno de investimento entre 18 a 24 meses.
A outra forma de empreender com a Biscoitê é com a “Experiência Completa”, que pode ser um quiosque ou uma loja maior, no shopping. Nesses casos, a experiência é mesmo completa, como o próprio nome sugere, o que inclui a produção dos biscoitos no local e cookies saindo quentinhos do forno.
O investimento para esse modelo de negócio varia de R$ 220 a R$ 390 mil, com um faturamento de R$ 1,6 milhão por ano. Essa loja, que possui ticket médio alto, precisa de seis funcionários para rodar.
Nesses casos, o payback também costuma ser de 18 a 24 meses, com média de 8% a 15%. Essa loja, que possui um ticket médio alto, pode rodar com até 6 funcionários.
Em ambos os casos, o valor total do investimento conta com montagem de quiosque/loja, aluguel médio de shoppings, capital de giro, estoque inicial/royalties, maquinário e outros custos.
Além de viabilizar a franquia, a Biscoitê também treina seus funcionários para que a experiência de entrar em uma loja seja única, estabelecendo um padrão elevado.
Para o franqueado, que também recebe treinamento por meio da empresa, ficará a missão de administrar o seu empreendimento, cuidando dos pedidos, da gestão dos funcionários e da execução do ponto comercial.
RAIO-X DA FRANQUIA BISCOITÊ: POR QUE INVESTIR?
Em 2019, a Biscoitê foi eleita uma das 15 marcas com maior potencial de crescimento no país pela Endeavor. Nesse mesmo ano, ela registrou um faturamento de R$10 milhões.
Atualmente com 33 lojas abertas, a Biscoitê tem pretensão de expandir mais, abrindo boutiques fora do eixo Rio-São Paulo e conquistando mais espaços por todo o Brasil.
Com a expansão, naturalmente ocorreu um salto no faturamento, que alcançou a casa dos R$40 milhões. Isso representou um crescimento de 300% em comparação ao ano anterior, isso considerando os prejuízos causados pela pandemia em 2020 e 2021.
Com investimentos iniciais entre R$150 mil e R$250 a R$390 mil, respectivamente, os valores incluem a taxa de franquia, estoque inicial, marketing e o carrinho, para o primeiro; e equipamentos, instalação, taxa de franquia, projeto arquitetônico, operação, marketing e estoque inicial para o segundo, que pode ser em formato de quiosque com café ou loja.
Quiosque
- Área aproximada: 12m² a 18m²
- Investimento total: até 250 mil
- Taxa de franquia: 60 mil
- Instalação do quiosque: 100 mil
- Capital de giro: 30 mil
- Instalação: Custo variável, a depender da obra.
- Demais custos (maquinário, estoque, etc): 50 mil
Loja
- Área aproximada: 20m² a 40m²
- Investimento total: até 390 mil
- Taxa de franquia: 60 mil
- Capital de giro: 30 mil
- Instalação: Custo variável, a depender da obra.
- Demais custos (maquinário, estoque, etc): 50 a 60 mil
Para saber mais sobre a franquia Biscoitê, clique aqui
PERFIL DO FRANQUEADO
Sendo um case de sucesso, com resultados que chamam a atenção e ticket médio elevado — e acima do padrão de negócio —, a Biscoitê poderia ter centenas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Mas a “calma” na hora de expandir tem uma razão: é preciso achar o franqueado certo.
Embora os valores sejam atrativos, Matos explica que isso não é suficiente para iniciar um negócio Biscoitê. Segundo ele, a parte mais importante e também a mais difícil do negócio é achar e trazer as pessoas certas para ajudar a tocar o sonho.
“A gente não precisa de franqueados que querem abrir dez ou 20 lojas e quer deixar para alguém tocar. Ou aquela pessoa que quer abrir para a esposa, para o cunhado, e que ela nem vai estar envolvida no negócio”, destacou Matos.
Ainda de acordo com o CEO, quando os franqueados estão alinhados com os valores e propósitos da Biscoitê, o crescimento do negócio é bem mais sustentável e, mesmo que cresça de forma um pouco mais cautelosa, possa crescer de forma saudável e contínua.
“É preciso ter paixão pelo negócio e não buscar apenas o retorno financeiro. Tem que ter vontade de operar o negócio, gostar do produto que oferece. Precisamos de pessoas alinhadas com o nosso propósito”, enfatizou.
Isso porque o propósito da empresa é transformar a vida das pessoas através do sentimento que existe nos biscoitos, pelo afeto.
E também porque a Biscoitê tem como valores três pilares: pessoas, amor e empreendedorismo. Que nada mais é do que pessoas que empreendem com amor. Então, é preciso acreditar no negócio acima de tudo.
É por isso que Raul acompanha de perto todo o processo de abertura de uma franquia. Para minimizar os riscos existentes, escolher as pessoas certas, estar no ponto certo e auxiliar em todos os detalhes para que o empreendimento de alguém esteja no caminho certo e tenha maiores chances de sucesso.
E aí, curtiu a proposta da Biscoitê? Se você se interessou pelo modelo de negócio da primeira boutique de biscoitos do Brasil e que também é uma cafeteria, não deixe de acompanhar o nosso Blog.
Assim, você fica por dentro das ideias mais inovadoras e lucrativas para montar a sua própria franquia.
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