TUDO SOBRE O PIX: SAIBA O QUE NÃO LHE CONTA

tudo sobre o pix | blog do franqueado

Na primeira década do século XXI as redes sociais modificaram a maneira como nós, seres humanos, nos relacionamos em sociedade. Na terceira década desse mesmo século o PIX veio para mudar de vez a forma como realizamos pagamentos.

Em funcionamento desde novembro de 2020, o novo serviço desenvolvido pelo Banco Central do Brasil já foi muito bem apresentado por diversos canais de notícias, mas existem algumas coisas que eles não te contaram. 

Já publicamos aqui no Blog do Franqueado alguns fatos sobre franquias, exemplos de negócios lucrativos e até um passo a passo para montar uma burgueria artesanal, mas neste artigo trazemos para você, player, tudo sobre o PIX. 

Mesmo já sendo bastante conhecido, vale pontuar que o PIX tem facilitado a vida dos usuários que já aderiram ao serviço, isso porque, a partir de agora, não será mais preciso de muitas informações para a realização de transações financeiras. Se você é daqueles que decora o número da conta, agência, CPF e nome, para fazer e/ou receber um pagamento, esqueça, isso ficou para trás.

Sem barreiras e quase nenhuma taxa entre as instituições financeiras, esse novo sistema beneficia todos os empreendedores, além de consumidores, já que toda a operação é feita em tempo real, quase que instantâneamente. 

Agora, pagar ou enviar dinheiro para pessoas ou alguma empresa serão ações tão simples quanto mandar uma mensagem, e sim, isso significa que esse é o fim do TED e do DOC, que logo terão seus usos esquecidos, já que não farão mais nenhum sentido para os clientes bancários.

Além de nós, empreendedores e consumidores, quem também sai ganhando com essa nova empreitada é o próprio Banco Central, que passa a ter maior rastreabilidade das movimentações financeiras feitas entre os brasileiros. 

Tudo sobre o PIX

Mas, como nem tudo são rosas e no final das contas alguém sempre paga a conta, quem sairá prejudicado dessa modernização serão os próprios bancos e empresas de maquininhas, que deixarão de ganhar com taxas de serviços.

E como você deve ter percebido, no parágrafo acima nós citamos sim as empresas de maquininhas. Quer saber o porquê? É simples: da mesma forma em que as transferências bancárias “à moda antiga” não fazem mais sentido, o uso do cartão de débito também não fará.

A chegada do PIX também representa o fim das filas nas casas lotéricas. Com mais de 45 milhões de cidadãos brasileiros desbancarizados, esse pode ser o incentivo que faltava para que as pessoas passassem a utilizar os bancos de suas preferência. Agora ninguém precisará mais de boletos para pagar suas contas. 

tudo sobre o pix | blog do franqueado

Esse é um caminho sem volta, com o dinheiro (em espécie) sendo cada vez menos utilizado. A expectativa do BC é que tecnologia por trás do PIX um dia seja um padrão mundial. 

Essa é uma realidade vivida pelos chineses há alguns anos. A China pulou direto do dinheiro para o pagamento com “QR Code” – que também é uma possibilidade trazida pelo PIX – sem passar pelo cartão de crédito. Lá é muito comum encontrar lojas automatizadas, em que não há nenhum funcionário e toda a operação é feita através de sensores, com pagamentos instantâneos realizados com “QR Codes”. Ganha o empreendedor, com uma loja que opera sozinha; ganha o cliente, que não perde tempo com filas de atendimento.

Outra grande mudança possibilitada pelo PIX será o Whatsapp Pay, com pagamentos feitos direto do chat do aplicativo. Para isso, o usuário precisará apenas cadastrar seus cartões de crédito na plataforma, tendo todas as suas compras realizadas direto do app. Essa é uma tecnologia que já deveria ter sido implementada no Brasil, mas que foi “barrada” em junho de 2020 pelo Banco Central. Entretanto, com o PIX estando em atividade, pode ser que essa realidade mude e tenhamos em nossas mãos um “power app”, com todas as funcionalidades integradas.

QR CODE

Para além de “direcionar” os usuários de smartphones para uma página web específica, o QR Code passará a ter um papel bem mais fundamental: a substituição das maquininhas de cartão de crédito.  

Já imaginou chegar em uma loja, selecionar todos os produtos e no final da compra somente apontar a câmera do seu celular para um local específico e realizar todo o pagamento? Como já citamos aqui, a China já vivencia esse padrão em algumas lojas, mas logo menos nós, brasileiros, também teremos a oportunidade de “ter um QR Code individual para chamar de nosso”, como uma carteira virtual de cada um.

Enquanto o consumidor pagará suas contas utilizando apenas a câmera do celular, o empreendedor poderá dispensar as pesadas e antigas caixas registradoras, substituindo-as por totens de pagamento, ganhando em economia e agilidade – já que não será mais preciso um funcionário para operar o caixa – além de espaço, visto que os totens ocupam bem menos. 

E como ficam as notas fiscais? Somem em papel. Além de rastrear, o PIX registra para cada movimentação financeira feita, armazenando, inclusive, os detalhes de cada pagamento. Imagine que você acabou de pagar a conta de energia da sua casa, pois bem, além do valor, o sistema do PIX conseguirá saber quantos volts a sua residência consumiu no último mês.

Segurança

Por último, mas em hipótese alguma menos importante, vamos falar dela, que talvez seja a maior preocupação de todos os usuários que ainda não aderiram ao PIX – ou já aderiram, mas não usam – a segurança. O novo sistema do Banco Central terá, naturalmente, forte segurança para poder evitar a ação de criminosos diretamente no gerenciamento feito pelo BC. Entretanto, a segurança contra fraudes – as famosas compras indesejadas – vai depender mesmo do cuidado que as instituições financeiras terão ao desenvolver as tecnologias de seus próprios aplicativos.

tudo sobre o pix | blog do franqueado

O que preocupa no funcionamento dessa nova forma de pagamento é que todas as operações têm como fundamento a falta de possibilidade de serem revogadas ou mesmo estornadas. Caso alguma fraude aconteça, caberá ao usuário entrar em contato com o seu banco e tentar negociar um acordo para o reembolso.

Gostou do que viu aqui?. Então aproveita essas informações para se preparar e empreender com as “tecnologias do futuro” que já estão no nosso presente. Continua nos acompanhando que ainda tem muito conteúdo como esse aqui no Blog do Franqueado – e não esquece de compartilhar com os amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *