MICROFRANQUIAS BARATAS: VEJA A QUE MAIS SE ENCAIXA NO SEU PERFIL

MICROFRANQUIAS BARATAS | BLOG DO FRANQUEADO

O sonho de empreender é um desejo presente na cabeça de grande parte dos brasileiros e muitos optam por microfranquias baratas.

Microfranquias baratas podem ser ótimas opções para quem deseja ser dono do próprio negócio, ter independência financeira, ganhar mais flexibilidade e autonomia para tomar as próprias decisões.

Essas são algumas das razões que motivam as pessoas a abrirem um negócio.

A falta de verba, para muitos, é vista como o principal obstáculo para iniciar um negócio do zero ou adquirir uma franquia. Mas, na verdade, não é preciso ter grande capital para criar um empreendimento, com  muita dedicação e estratégias assertivas, é possível fazer pouco rendimento virar muito.

Existe uma modalidade de investimento no mercado de franquias para quem deseja se tornar um empreendedor, mas não possui muito dinheiro para investir. Este modelo de negócio são as microfranquias baratas

Opções de empresas prontas e testadas, reconhecidas e consolidadas no mercado, que exigem um aporte financeiro bem menor do que as franquias tradicionais.

Devido ao alto índice de desemprego, e a instabilidade econômica ocasionada pela pandemia, o interesse por microfranquias baratas aumentou

Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF em 2020, operam no país 562 redes com modelo de microfranquias, sendo 63% puras (apenas com este modelo) e 37% mistas (com os dois modelos). 

Nem só de caos  vive a pandemia, o período abriu portas para muitas oportunidades. No vídeo abaixo do canal de Raphael Mattos,  Youtuber e CEO da franquia PremiaPão, você pode conferir  5 microfranquias baratas que nasceram na pandemia.

Se você pensa em abrir uma microfranquia investindo pouco, e quer saber mais sobre esse mercado, acompanhe os próximos tópicos deste texto, que vamos te ensinar tudo que você precisa saber para se tornar seu próprio chefe.  

Aproveita, e confere também no vídeo a seguir, 4 ideias de negócios baratos e lucrativos para empreender em 2021.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MICROFRANQUIA E FRANQUIA?

Microfranquia é uma classificação criada pela Associação Brasileira de Franchising-ABF, destinada a unidades de franquia cujo investimento inicial é de até R$105 mil. 

Anteriormente a referência era até R$ 90 mil, incluindo taxa de franquia, capital de giro, reformas e equipamentos. As microfranquias são modelos de operações que vêm se destacando, permitindo que o empreendedor escolha o que mais se alinha ao seu perfil.

As franquias exigem um aporte maior que as microfranquias. Além disso, os custos operacionais são mais elevados, por disporem de maiores estruturas de operação. 

Porém, as diferenças entre elas são muito pequenas, ambas são replicadas pelo sistema de franchising e seguem as mesmas regras e condições estabelecidas pela mesma legislação. 

Você ainda pode conferir aqui sobre o conceito de nanofranquias: uma espécie de microfranquia.

MICROFRANQUIAS BARATAS: MODELOS DE NEGÓCIOS LUCRATIVOS E DE BAIXO INVESTIMENTO

Segundo balanço do Portal do Empreendedor o número Microempreendedores Individuais (MEIs) cresceu 10,2% no primeiro semestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019, totalizando 10,3 milhões de registros. Foram 892.988 novas formalizações.

Além de ser uma boa oportunidade de negócio, por ter baixo investimento inicial, bem como rápido retorno, as microfranquias baratas e lucrativas, surgiram como alternativa de expansão das franquias para trazer mais operadores.

É o que explica a diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF, Adriana Auriemo:

 “As microfranquias são tanto uma oportunidade de ter o próprio negócio para empreendedores com menor capital para investimento, quanto uma alternativa de diversificar os negócios e atender diferentes perfis de mercado, inclusive fora dos grandes centros, por parte das redes”.

De acordo com o Portal do Franchising, cerca de 40% das páginas mais visitadas do portal são sobre microfranquias. As buscas por essa modalidade nos meses de maio, junho e julho, foram 14% maiores do que nos três meses anteriores, no ano de 2020.

Apesar do modelo de negócio ser mais enxuto, engana-se quem pensa que quem empreende não precisa trabalhar.

O trabalho de um empreendedor, seja investindo em microfranquias baratas ou em super franquias, pode demandar mais do que sendo CLT.

O franqueado tem que ter ciência de que para alcançar o sucesso, ela terá que se dedicar ao negócio, seguir as normas da franqueadora, saber que não terá salário fixo, por fim, está disposto a correr riscos.

Raphael Mattos, CEO da franquia líder no mercado de publicidade de saquinhos de pão e youtuber, explica no vídeo abaixo 3 pilares para fazer o seu negócio dar certo. Confira!

TIPOS DE MICROFRANQUIAS BARATAS

Para caracterizar um negócio como microfranquia, a unidade deve ter investimento inicial de até R$ 105 mil. O valor de referência foi atualizado pela associação devido a inflação dos últimos anos, que refletiu no aumento de custos operacionais e de implantação.

O último levantamento realizado em 2020 pela ABF , revela que 562 redes operam no país com modelo de microfranquia, sendo 63% puras (apenas com este modelo) e 37% mistas (com os dois modelos). 

Entenda melhor as definições:

·         Mistas: Neste tipo de franquia o franqueador cobra do franqueado as taxas de fornecimento de produto, royalties e taxas de franquia.

·         Puras: Redes que possuem apenas operações com investimento inicial até R$105 mil. Normalmente, o franqueador não entra como fornecedor, ele obtém sua renda a partir dos royalties e das taxas de franquias pagas pelos franqueados.

RECOMENDAÇÕES AO INVESTIR EM MICROFRANQUIAS BARATAS

·         Escolha o segmento de atuação

Se você deseja investir nas melhores microfranquias é fundamental que você  se identifique com o negócio e o segmento de atuação, essa análise tem que estar alinhada com seu perfil e estilo de vida, antes de fechar qualquer negócio.

·         Pesquise sobre marcas referente ao segmento escolhido e o seu histórico

Após definir o segmento de atuação, faça uma pesquisa no site da ABF sobre as marcas que atuam no nicho escolhido por você. 

É extremamente importante investigar o histórico das mesmas, por quanto tempo a empresa operou o negócio antes de aderir ao franchising, e a quantidade de unidades próprias.

·         Selo da ABF

O selo de excelência em Franchising da ABF, é outro critério que merece a  sua atenção, pois a associação checa como as empresas estão funcionando.

Possibilita às marcas participantes analisar seus pontos fortes e os pontos que precisam melhorar, além de, direcionar, confirmar e reorientar  políticas e metodologias de gestão da rede.

·         Análise da COF

A circular de ofertas de franquia (COF), é um documento elaborado pelo franqueador, no qual constam as principais condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes e deve ser desenvolvida segundo requisitos exigidos pela Lei 8.955/94, que rege o sistema de franquias no Brasil.

 A COF precisa ser entregue ao futuro franqueado até dez dias antes da efetiva assinatura do Contrato de Franquia, bem como do pagamento da taxa inicial de franquia. As principais informações que devem constar na COF são:

  •  Apresentação sobre a franquia;
  • Histórico da empresa;
  • Balanços financeiros, fluxo de caixa e demonstrações dos 2 últimos exercícios;
  •  Existência de eventuais pendências judiciais;
  •   Descrição geral do negócio e das operações que serão executadas;
  • Perfil mais apropriado para tomar a frente da gestão;
  •   Valor do investimento e de taxas;
  • Regras sobre o local de instalação da franquia;
  • Obrigação do franqueado sobre o armazenamento dos produtos enviados pelos fornecedores;
  • Equipe para suporte e acompanhamento que deve ser disponibilizada pelo franqueador;
  • Contato dos franqueados da rede.

·         Visite franqueados e ex-franqueados

Através da COF, você pode procurar franqueados e ex-franqueados, conversar com os mesmos, além de visitar suas unidadepara saber como funciona a rotina da microfranquia na prática.

·         Estude o mercado e a concorrência

Antes de instalar a microfranquia, procure se informar se o local tem de fato, potencial para o novo empreendimento. Quanto à concorrência, observe como eles atuam, para que você possa encontrar o diferencial do seu negócio.

·         Importância do capital de giro

O capital de giro trata-se de um montante financeiro que a empresa deve ter para custear e manter despesas operacionais diárias do negócio. Esses recursos concentram-se nas contas a receber, no estoque, no caixa ou na conta corrente bancária. 

É fundamental manter o fluxo de caixa sempre saudável para que a empresa funcione regularmente.

Para garantir um bom gerenciamento de seu capital de giro, separamos algumas dicas:

1-  Faça um planejamento financeiro

2-  Priorize liquidez

3-  Acompanhe a receita

4-   Negocie com os fornecedores e clientes

5-  Procure reduzir custos

6-  Gerencie seu estoque

7-  Considere a antecipação de recebíveis

·         Aproveite o treinamento

A ABF pede que o franqueado tire todas as dúvidas durante o treinamento, pois fará diferença para o sucesso do seu negócio.

VANTAGENS DAS MICROFRANQUIAS BARATAS

Seja como franqueado ou microfranqueado, as vantagens do sistema de franchising são muitas. Dentre elas, destacam-se: 

1- O investimento em um modelo de negócio já consolidado, testado e reconhecido no mercado;

2-O treinamento e suporte oferecido pela franqueadora; 

3– O rápido retorno, porque, como o investimento é mais baixo e os custos de operação também, o retorno acontece de forma lucrativa e mais breve que as franquias tradicionais; 

4-E claro, não menos importante, a possibilidade de retirada de crédito para a realização do investimento  que bancos estatais e privados oferecem ao microfranqueados.

Apesar de estarmos passando por uma crise, investir em microfranquias baratas continua sendo uma boa alternativa, pois o setor mantém resultados positivos mesmo em tempos de pandemia.

Isso acontece porque o momento possibilita condições comerciais favoráveis para comprar um negócio.

Segundo a ABF, em 2019, o faturamento das redes de franquias foi de R$ 186.755 bilhões. 

Em 2020, o faturamento continuou positivo, mesmo com as dificuldades enfrentadas pela pandemia. A expectativa é que no ano atual o faturamento continue crescendo, uma vez que as franquias já estão em recuperação.

15 OPÇÕES DE MICROFRANQUIAS BARATAS

1.    PREMIAPÃO

microfranquias baratas | blog do franqueado

A PremiaPão é a microfranquia barata mais procurada do Brasil. Especializada na comercialização de publicidade em sacos de pão, tem como diferencial o sorteio de prêmios nacionais. Opera no modelo home-based. O franqueado da marca atua com a prospecção de novos anunciantes.

Investimento: A partir de R$ 8.000

Retorno do investimento: 1 a 6 meses

Faturamento médio mensal: R$ 14.000

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2.    MONITORIAS

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É uma rede de franquias que oferece serviços de reforço escolar e aulas particulares, tanto para ensino fundamental e médio, quanto para o ensino superior. Hoje, a empresa que tem sede em São Paulo, que conta com mais de sete mil professores parceiros cadastrados, atuando em mais de 30 cidades, distribuídas em 6 estados brasileiros.

Investimento: A partir de R$ 4.990

Retorno do investimento: 2 a 6 meses

Faturamento médio mensal: R$ 16.000

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3.    JRX GALASSE CORRETORA DE SEGUROS

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A JRX Galasse é uma corretora de Seguros que atua no ramo do franchising desde 2015. A microfranquia possui dois modelos de negócios: home office ou escritório. A franquia oferece ainda algumas vantagens para seus franqueados, como baixo investimento inicial e pacote inicial de leads. 

Investimento Inicial: a partir de R$ 7 mil 

Faturamento médio mensal:  depende da produção, podendo chegar a R$ 7.500 mensais

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4.    ORGÂNICA BODY & SPA

A Orgânica atua no segmento da saúde, beleza e bem estar. Com mais de 30 anos de mercado, a empresa localizada em São Paulo, é especializada na criação de cosméticos naturais e acessórios sustentáveis para corpo e banho, livres de parabenos e livre de crueldade animal.

Investimento: A partir de R$ 29.100 

Retorno do investimento: 2 a 24 meses

Faturamento médio mensal: R$ 12 mil

5.    ORTOBOM

A Ortobom tem mais de 50 anos de atuação no mercado, é considerada a maior franquia de colchões do mundo e a maior fabricante de colchões da América Latina. A missão da marca é oferecer o máximo de bem-estar, conforto e saúde para os clientes. A rede está presente em todos os estados brasileiros e conta com mais de 2.300 unidades de franquias, além de unidades no exterior.

Investimento: A partir de R$  60 mil

Retorno do investimento: 12 a 18 meses

Faturamento médio mensal: R$ 80 mil 

6.    ICEMELLOW

A IceMellow atua há 25 anos no segmento de sorvetes e sobremesas. A marca conta com mais de 30 sabores de sorvetes premium que podem ser combinados com cerca de 45 opções topping’s diferenciados, além de açaí, fondue com frutas, waffles, sobremesas e cafés. A rede atende a todos os perfis de cliente e, opera nos formatos quiosque smart, quiosques e lojas, além de atender no segmentos de eventos corporativos, festa, revenda e delivery.

Investimento: A partir de R$ 79 mil

Retorno do investimento: 12 a 36 meses

Faturamento médio mensal: R$ 45 a 65 mil

7.    INVERNO D´ITALIA

Inverno D’ Italia é uma cafeteria especializada em cafés, bebidas especiais, doces e salgados. Há mais de 20 anos no mercado, os produtos da marca são de fabricação própria e feitos com cuidado e carinho para que o cliente desfrute momentos agradáveis e de alegria.

Investimento: A partir de R$ 73 mil

Retorno do investimento: 12 a 18 meses

Faturamento médio mensal: R$ 40 mil

8.    LIMPEZA COM ZELO

A rede atua na prestação de serviço de limpeza comercial e residencial. Conta com vasta experiência internacional e nacional em franchising. 

Investimento: A partir de R$ 4.000

Retorno do investimento: 2 a 18 meses

Faturamento médio mensal: R$ 6.500 a 85.000

9.    SOLARPRIME

A Solarprime é a maior franqueadora em energia solar no Brasil, sua atuação está focada na construção de pequenas, médias e grandes usinas geradoras de energia solar.

Investimento: A partir de R$ 21.000

Retorno do investimento: 3 a 12 meses

Faturamento médio mensal: Não informado

10.  PORTAL DA CIDADE

A microfranquia tem por objetivo disponibilizar para o maior número de cidades possível, um espaço virtual destinado a divulgar conteúdo 100% local, que aproxime o cidadão dos acontecimentos de sua cidade, através da divulgação de uma grande variedade de informações.

Investimento: A partir de R$ 4.000

Retorno do investimento: 6 a 24 meses

Faturamento médio mensal: Não informado

11.  SÓ MULTAS

Com Sede em Minas Gerais, a Só Multas surgiu em 2014, em razão do desejo de prestar um serviço especializado, sério e de qualidade na área de trânsito. 

Investimento: A partir de R$ 19.990

Retorno do investimento: 6 a 12 meses

Faturamento médio mensal: 24.000

12.  SPA EXPRESS

O Spa Express tem sede na Paraíba, e presta serviços de manicure e pedicure como também procedimentos estéticos corporais, faciais, serviços exclusivos de dia de noiva, SPA day, entre outros, para a casa, hotel e trabalho dos clientes.

Investimento: A partir de R$ 36.000

Retorno do investimento: 12 a 14 meses

Faturamento médio mensal: 35.000

13.  BIOFLORA

A rede Bioflora foi fundada no ano 2013, atua no ramo de vendas de suplementos naturais encapsulados. O objetivo principal da marca é levar saúde e bem estar a todos através da suplementação. A rede trabalha com linhas próprias, hoje já possuem 3 marcas: Linhas de Cafés Funcionais Bioblend, a Linha Blue Planet e a Eurolabs.

Investimento: A partir de R$ 9.990

Retorno do investimento: 3 a 6 meses

Faturamento médio mensal: Não informado

14.  LOVE GIFTS

A love Gifts é baseada num modelo de franchising muito praticado nos estados unidos e no brasil. A rede oferece opções de presentes e decorações criativas, papelaria fina e utilidades para diversos públicos.

Investimento: A partir de R$ 29.900

Retorno do investimento: 12 a 36 meses

Faturamento médio mensal: Não informado

15.  MR. KIDS

Fundada em 2009, e associada a ABF desde 2011, a Mr. Kids é uma rede que atua no segmento de entretenimento, brinquedo e lazer. Tem seu tipo de negócio voltado para vendas de produtos infantis através de vending machine que atraem consumidores de todas as idades.

Investimento: A partir de R$ 20.500

Retorno do investimento: 12 a 16 meses

Faturamento médio mensal: R$ 7.000

Se você chegou até aqui, deve ter se interessado pelo assunto. 

Então, gostaríamos de sugerir outro post do blog, onde você pode conferir aqui sobre as melhores franquias baratas para investir.

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