Confira ideias de negócios para empreender
Ideias de negócios: Com a popularização da internet e o crescimento exponencial das redes sociais, empreender acabou se tornando mais fácil. Principalmente se formos analisar o atual cenário do mundo, onde a grande maioria dos serviços está sendo realizada de forma online.
Tenho certeza que em todos esses meses que você passou trancado em casa surgiram ideias de negócios na sua cabeça.
O pensamento é mais do que normal para um momento de recessão vivido em todo o mundo, e tem passado pela cabeça de diversos brasileiros.
Não à toa, de acordo com pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com dados da Receita Federal, o Brasil totalizou 2,6 milhões de novos microempreendedores individuais (MEIs) em 2020.
Este é o maior número de registros computado nos últimos cinco anos. Para se ter uma ideia da crescente pela busca e adesão dos MEIs, só no primeiro trimestre de 2021 foram realizadas 672 mil novas formalizações.
O Sebrae ainda listou, seguindo a tendência de 2019, os setores que saíram na frente no ranking de atividades com o maior número de MEIs criados.
O comércio varejista de vestuário e acessórios foi o mais pensado entre as ideias de negócio, e lidera a corrida com 180 mil formalizações, seguido da promoção de vendas, com 140 mil.
Cabeleireiros, manicures e pedicures aparecem em terceiro lugar, com 131 mil novos MEIs. Fecham a lista, respectivamente, o fornecimento de alimentos para consumo domiciliar (106 mil) e obras de alvenaria (105 mil).
Já os serviços com o maior crescimento no número de novos MEIs em 2020, em comparação a 2019, foram transportes (86%), restaurantes e similares (59%), fornecimento de alimentos para consumo domiciliar (48%) e comércio varejista de bebidas (41%).
Os dados, fornecidos pelo Sebrae, foram repercutidos pelo portal G1.
Pesquisar e entender as nuances e crescentes do mercado para saber quais serviços estão se destacando e possuem grandes chances de se destacarem no período de pandemia, e também no pós, são os principais aliados na hora de buscar ideias para abrir um negócio.
Está analisando negócios lucrativos para abrir? O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) separou uma lista com 350 tendências de negócio para ganhar dinheiro. Tá interessado? Clique aqui
Abaixo você confere quatro ideias de negócios lucrativos e inovadores para empreender em 2021.
Mas será que ainda é possível botar em prática negócios lucrativos em 2021? A resposta é sim. Acompanhando as mudanças do mercado e entendendo as demandas do consumidor, é possível suprir essa necessidade tendo algumas ideias de negócio. Assim, empreender pode ser o caminho para garantir uma segunda fonte de renda ou até mesmo transformar o investimento em renda principal.
Se você agora está se perguntando qual negócio abrir, uma excelente opção é investir no ramo de alimentação saudável. O consumo desse tipo de alimento foi impulsionado durante a pandemia da Covid-19. É o que apontam os dados da Euromonitor Internacional, publicados este ano.
A pesquisa mostra que as vendas de produtos de apelo saudável atingiram a marca de R$100 bilhões em 2020. O número representa um recorde histórico para o Brasil. Com tanta procura, o mercado de produtos orgânicos, sem glúten e com menor teor de sódio, além dos vegetarianos, foi expandido, entrando para a lista de ótimas ideias de negócios.
Ainda de acordo com o levantamento, foi constatado que, entre os anos de 2009 e 2014, o mercado de alimentação saudável cresceu 98% no Brasil.
Os números computados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) falam por si só: em 2019, o setor registrou um faturamento de R$48 bilhões, quase 6% a mais que no ano anterior.
Os dados do Ministério da Economia, publicados no Estadão, mostram ainda que foram abertos mais de 782 mil negócios no país entre maio e agosto de 2020. Cenário animador para os que sonham com o campo do empreendedorismo.
Aproveitando o embalo da demanda, este pode ser um excelente momento para abrir um negócio especializado em venda de marmitas ou produtos naturais, por exemplo.
Um bom investimento para quem está começando é no ramo de franquias. Com a segurança de uma marca consolidada e clientes já conquistados, acaba se tornando mais fácil garantir o sucesso da empresa.
Um exemplo disso é a Mundo Verde. A rede de franquias, que atualmente conta com mais de 390 lojas em todo o Brasil, foi pioneira e líder na proposta de desenvolver e incentivar o conceito de vida saudável por meio da alimentação. Hoje, a marca é a maior franquia do segmento na América Latina.
A empresa conta com um variado mix de produtos, incluindo alimentos diets, lights, integrais, orgânicos, funcionais, sem glúten e sem lactose, além de complementos alimentares e suplementos para atletas.
Investimento: a partir de R$ 120 mil
Retorno do Investimento: de 24 a 36 meses
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Abaixo você confere um vídeo com opções de franquias baratas de alimentação para investir:
Um grande ideia de negócio foi a do empresário Raul Matos: ele simplesmente transformou um produto popular, como o biscoito, em um negócio genial: resolveu transformar em biscoitos para presentes.
Raul viaou por vários países e percebeu que na Europa, por exemplo, a forma de consumir biscoitos era muito diferente do Brasil. E ele trouxe isso pra cá.
Importou equipamentos da Itália, fórmulas e técnicas de outros países, com a idéia de reunir os melhores biscoitos do mundo em um só lugar e fundou a BISCOITÊ: A PRIMEIRA BOUTIQUE DE BISCOITOS DO BRASIL.
A Biscoitê iniciou suas atividades em 2016 e já no mesmo ano, entrou para o franchising.
Com um modelo de negócio inovador, a ideia da franquia é vender biscoitos para presentes.
A rede possui 4 opções de modelos de negócio: loja, quiosque, carrinho ou quiosque café.
Com mais de 70 tipos de biscoitos diferentes, a Biscoitê possui uma inteligência única para o desenvolvimento e lançamento rápido de produtos exclusivos.
Os produtos da rede são vendidos exclusivamente através das lojas próprias, ou franqueadas, o que faz com que toda a compra seja uma “experiência de encantamento”
A marca trabalha muito forte na venda sazonal (grandes datas), como Natal e Páscoa, onde o faturamento da Biscoitê triplica.
O trabalho do franqueado Biscoitê é de operar o dia da unidade e principalmente atuar como um embaixador da marca, levando os clientes para a loja, efetivando as vendas e parcerias e fazendo uma divulgação institucional da Biscoitê em sua região.
Valores de investimento:
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil
Royalties: não cobra
PayBack: 18 a 24 meses
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IDEIAS DE NEGÓCIOS: O BOOM DO DELIVERY
Se tem um serviço que gerou muita renda e trabalho desde o início da pandemia foi o de delivery (entrega a domicílio). Com restaurantes fechados, a saída foi levar os pratos até o consumidor.
A prática já era muito usada bem antes do Covid-19 mas, com a maior parte das pessoas passando praticamente 24 horas dentro de casa, o setor foi impulsionado, também entrando para a lista de ideias de negócios que podem ser bem rentáveis.
Os números não negam: de acordo com estudos da Mobills, os gastos com os principais aplicativos de entregas de comida (iFood, Uber Eats e Rappi) cresceram 149% em 2020.
Dezembro foi o período onde foi registrado o número mais alto de gastos, sendo R$2.184.752,54 em pedidos de delivery. Segundo a pesquisa, isso representa um aumento de 187% em relação a março de 2020.
Para saber em qual ramo alimentício de delivery é mais vantajoso empreender, ou quais são as melhores ideias de negócios nessa área, a Delivery Much listou as 14 comidas mais pedidas durante o isolamento social.
1 – Lanches (sanduíches, calzones, esfihas e batatas fritas)
2 – Hambúrguer
3 – Pizza
4 – Brasileira
5 – Padaria e Confeitaria
6 – Açaí e Sucos
7 – Carnes
8 – Saudável
9 – Cachorro quente
10 – Pastel
11 – Sushi
12 – Italiana
13 – Mexicana
14 – Crepes
Abaixo você confere três opções de franquias de delivery para investir:
O BURGUÊS – HAMBURGUERIA DELIVERY
Essa é outra opção que entra para a nossa lista de ideias de negócios.
Com sede no Rio de Janeiro, a franquia é considerada, atualmente, a maior hamburgueria delivery do Brasil. No ano passado, a marca passou a operar com 21 lojas, sendo seis fora do Rio, localizadas em São Paulo (3), Brasília (1), Vitória (1) e Belo Horizonte (1).
A marca oferece diversos treinamentos e apoio ao franqueado, como orientação sobre método, projeto arquitetônico, projeto de operação, gestão de estoque e marketing, assessoria de imprensa, ponto comercial e implantação de loja.
Investimento: a partir de R$170 mil
Retorno do investimento: 12 a 24 meses
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BRASILEIRINHO DELIVERY – COMIDA TÍPICA
Se já foi constatado em pesquisas que a comida típica brasileira, ou seja, o tradicional feijão com arroz, está em alta no mercado de delivery, investir nesse ramo significa sair na frente. Uma boa opção é o Brasileirinho Delivery, que oferece comida típica do nosso país no box.
Assim como a tradição de servir comida chinesa na caixa, a franquia teve a ideia de oferecer a comida brasileira da mesma forma. E deu certo. A sede, localizada em São Paulo, nasceu em 2013 e, no ano seguinte, já se tornou franquia. Atualmente a rede possui mais de 90 unidades em operação e está presente em mais de 15 estados brasileiros.
A rede oferece um forte programa de treinamento para os franqueados em formato online. No cronograma dos treinos está a preparação para a operacionalidade da unidade, inclusive em relação ao preparo de alimentos e a logística para a entrega.
Investimento: a partir de R$250 mil
Retorno do investimento: 18 a 20 meses
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PIZZA STUDIO
A franquia é de Los Angeles e foi criada em 2013. Atualmente a marca busca expansão no mercado brasileiro. O conceito fast-casual atrai olhares, já que permite que os clientes criem suas próprias pizzas usando quatro tipos de massas, além de legumes, carnes e queijos.
Atualmente a marca tem lojas no Arizona, Nova York, Kansas, Maryland, Washington DC, Utah e Califórnia, com mais de 250 outras em desenvolvimento nos Estados Unidos.
No Brasil, a franquia possui lojas no estado de Pernambuco e na cidade de Goiânia. Ainda sem uma rede grande no país, esta pode ser uma oportunidade para analisar a região e investir na franquia de uma das refeições mais procuradas pelos brasileiros.
Investimento: a partir de R$540 mil
Retorno do investimento: 18 a 20 meses
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Outro segmento que vem ganhando destaque e milhões de adeptos desde o início da pandemia é o de Educação a Distância. Os cursos EAD estão entre os negócios mais lucrativos para 2021. É o que mostram os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde apontam que cerca de 1,7 milhão de brasileiros realizaram matrículas em cursos a distância no ano de 2020.
A crescente é um claro reflexo da necessidade de isolamento social causada pelo coronavírus. Com mais tempo ocioso em casa, as pessoas buscaram escapes para aproveitar melhor o tempo livre e também aprimorar o aprendizado. E, dentro desse ramo, um ninho específico tem apresentado bastante procura desde 2020: o de cursos de idiomas.
A busca pelos cursos de idiomas na modalidade à distância cresceu 59% em 2020, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), podendo crescer mais 40% em 2021.
Alguns motivos que levam as pessoas a aprenderem um novo idioma são:
- Ampliar os horizontes culturais
- Incrementar o currículo para melhores oportunidades no mercado de trabalho
- Fazer as viagens serem mais fáceis
- Permitir conhecer novas pessoas e lugares
Com uma busca tão grande e intensa nesse ramo, por que não avaliar as franquias de cursos de idiomas à distância? Escolhendo bem o estilo de franquia, dá para surfar na onda da alta procura pelo nicho. Esta pode ser uma boa ideia de negócio.
Abaixo você confere três opções de franquias de idiomas para investir:
KNN IDIOMAS
A rede de escolas de idiomas oferece o ensino de inglês, espanhol, alemão e francês e possui um método próprio, criado especialmente para o rápido aprendizado de nativos da língua portuguesa.
Atualmente a franqueadora, que possui sede em Santa Catarina, oferece suporte vitalício para as mais de 500 unidades espalhadas por 23 estados brasileiros. O diferencial para quem deseja investir é que a KNN Idiomas não cobra royalties dos franqueados e possui um sistema de matrículas que podem ser realizadas em qualquer época do ano, quebrando a sazonalidade e garantindo de 30 a 100 alunos novos a cada mês, o que garante maior rapidez na lucratividade do franqueado.
Investimento: A partir de R$80 mil
Retorno do investimento: de 12 a 24 meses
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CNA
O curso de idiomas oferece ensino de inglês e espanhol. A franquia é uma das maiores redes de ensino de línguas estrangeiras do País, com mais de 600 escolas em todo o território nacional.
Em 2020, o CNA foi escolhido como Franqueador do Ano pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o maior prêmio do setor. É importante destacar que, de acordo com um mapeamento recente realizado pela empresa, em 2020, ainda existem cerca de 2 mil praças no Brasil com potencial para abertura de novas escolas de idiomas, com destaque para o Nordeste, Minas Gerais, Centro Oeste e Sul.
Uma vez feito o investimento na franquia, a rede oferece total apoio ao franqueado na escolha do ponto comercial, projeto arquitetônico, treinamentos gratuitos e contínuos em todas as áreas para equipes e lideranças, além de consultoria de campo e pedagógica, para que o empreendedor possa aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela região.
Investimento: A partir de R$50 mil
Retorno do investimento: de 24 a 48 meses
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INSTITUTO BRASILEIRO DE LÍNGUAS
No ramo das franquias desde 2006, a escola de idiomas oferece aulas de sete idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e português para estrangeiros. A metodologia da marca é focar nos estímulos sensoriais que trabalham a atenção e a memória, fatores considerados fundamentais para que o aluno desenvolva facilmente a comunicação no idioma aprendido.
A franquia é uma das com menor investimento do mercado, facilitando para o franqueador na hora de empreender. A rede ainda oferece acompanhamento próximo e humanizado ao investidor, com apoio jurídico, escolha dos equipamentos, material promocional, orientação sobre método, projeto arquitetônico, propaganda e publicidade, seleção de ponto e treinamento de pessoal.
Alguns treinamentos oferecidos pela marca ao franqueado são em Administração/Gestão do Negócio; Aspectos Legais (Jurídico); Atendimento ao Cliente; Contabilidade e Finanças; Gestão de Qualidade; Implantação de Loja; Informática; Marketing; Negociação; Planejamento; Ponto Comercial; RH e Motivação de Equipes de Vendas.
Investimento: A partir de R$33 mil
Retorno do investimento: de 12 a 18 meses
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IDEIAS DE NEGÓCIOS: EXCELENTE MOMENTO PARA INVESTIR NO ONLINE
Mas, se você possui um capital menor e mesmo assim quer investir em uma franquia, essa é também uma excelente oportunidade para pensar em ideias de negócios online. Para começar a empreender neste formato, basta – basicamente – uma boa pesquisa de mercado, escolher uma franquia que você se identifique, ter um computador e acesso à internet.
Trabalhando no formato remoto, é possível se adaptar ainda mais rápido ao modelo de franquias. Sem falar que, com a pandemia e a necessidade de as pessoas se manterem dentro de casa, cresceu o número de brasileiros realizando compras online e aumentou o uso das redes sociais, o que pode favorecer uma marca na hora de se mostrar para os clientes em potencial.
A pesquisa Shopping During The Pandemic, realizada pela Ipsos, revelou que 47% dos brasileiros entrevistados têm realizado mais compras online do que faziam antes do período de pandemia. Em resumo: o atual momento vivido pela sociedade acabou transformando os hábitos digitais.
A Loures Consultoria divulgou um estudo com um número grandioso: a pesquisa aponta que 7 milhões de pessoas compraram na internet pela primeira vez no Brasil desde o início do isolamento causado pelo Covid-19.
Para se ter ideia do crescimento desse estilo de negócio, um levantamento feito pelo Serasa Experian mostrou que, sete em cada dez micro, pequenas ou médias empresas – o equivalente a 73,4% – do Brasil estão operando com vendas online.
E a marca tem que estar onde o cliente estiver para que consiga crescer e ganhar relevância com o público alvo. É aí que as redes sociais aparecem com grande força. Dados divulgados pela Kantar Ibope Media mostraram que, durante o pico da crise mundial, as redes Facebook, Instagram e Whatsapp tiveram um crescimento de cerca de 40%.
O destaque da pesquisa ficou com o delivery, já que o volume de impressões após o início das medidas de isolamento social cresceu 81%. Como já destacado acima, os cursos à distância de idiomas também ajudaram no impulsionamento das atividades publicitárias nas redes sociais, representando cerca de 30% no ramo de serviços de educação.
Os segmentos de comércio e telecomunicações vêm na sequência, ambos com 15% a mais de impressões, seguidos por finanças e seguros (13%) e eletrônica e informática (8%). Todos os dados e monitoramentos pertencem ao Advertising Insights.
Se interessou pelo formato de franquia virtual? Clicando aqui você confere porque vale a pena investir neste modelo de serviço. No atual momento, apostar em uma ideia de negócio virtual é muito pertinente.
E aí, já teve seu insight? Conferindo os dados, analisando bem as necessidades do mercado e investindo em um ramo que seja da sua identificação fica mais fácil pensar em ideias de negócios que possam levar ao mundo do empreendedorismo.
Gostou do nosso conteúdo? Para continuar buscando mais ideias de como adentrar no mundo das franquias, confira aqui 15 opções para trabalhar em casa.
Já pensou em investir no segmento da beleza? Ele é um dos mais resilientes à crises e está sempre em alta, pois a população brasileira é considerada uma das mais vaidosas do mundo!!
Segue uma excelente opção para você, nesse segmento:
MYLASH
A MyLash é uma franquia de extensão de cílios, criada com o objetivo de realçar a beleza natural das pessoas.
Pioneira na técnica volume russo no Brasil, a marca conta com um método próprio e exclusivo, baseado em técnicas internacionais mas desenvolvido exclusivamente para brasileiras e brasileiros.
Inserida em um dos melhores mercados do franchising, que é o de saúde, beleza e bem-estar, a MyLash possui forte presença digital e é destaque entre atrizes famosas, como Xuxa, Fernanda Souza, Deborah Secco, entre outras.
Em plena expansão pelo Brasil, a MyLash possui mais de 30 unidades e o plano de atingir o número de 500 lojas até 2024, mantendo a excelência no atendimento e qualidade dos serviços.
O trabalho do franqueado ou franqueada da rede, será o de administrar as finanças e da operação da franquia, supervisionará e coordenará o trabalho dos seus colaboradores e ainda o atendimento aos clientes.
A rede conta ainda com outros serviços e implementou no final do mês de julho, procedimentos como nail design, manicure e pedicure, estética facial, micropigmentação, hidra gloss e lash lifting, ficando ainda mais completa.
VALORES DE INVESTIMENTO:
Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
Investimento inicial: a partir de R$ 111 mil reais (modelo com 2 macas)
Royalties: 8% (faturamento bruto)
PayBack: 18 meses
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