Franquias virtuais: vale a pena investir?
Já passou pela sua cabeça em algum momento investir em franquias virtuais? Se essa ideia, vira e mexe, ainda toma conta dos seus pensamentos, esse texto é para você.
A pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social popularizou o formato home office de trabalho em todo o mundo.
Para executar uma atividade é muito simples: basta um computador, uma rede de internet e um celular para que o serviço seja tranquilamente realizado de forma remota.
Munido desses recursos, além de desenvolver o trabalho tradicional, é possível também utilizá-los para complementar renda e embarcar numa nova área de atuação. E este talvez seja o melhor momento para apostar em franquias virtuais.
O vírus distanciou pessoas, fisicamente falando, mas aproximou clientes e negócios de forma online. Sem poder sair de casa para se proteger da Covid-19, os consumidores não deixaram de comprar.
O que mudou foi a forma como eles encontraram para continuar consumindo.
Presas em casa, as pessoas passaram a sentir a necessidade de aumentar os cuidados pessoais (pele, cabelo, e unhas), realizar reformas em casa para ter mais conforto no momento do descanso e também na hora de trabalhar, além de procurar nessas compras uma espécie de refúgio e passatempo para os longos dias de pandemia.
Uma prova dessa afirmação é a pesquisa realizada pela Ipsos, intitulada de Shopping During The Pandemic.
A iniciativa apontou que 47% dos brasileiros entrevistados têm feito mais compras online do que faziam antes da pandemia da Covid-19. Um estudo realizado pela Loures Consultoria mostrou como a pandemia transformou os hábitos digitais.
O levantamento apontou, dentre outros dados, que 7 milhões de pessoas compraram na internet pela primeira vez no Brasil.
Para se ter ideia do crescimento desse estilo de negócio, um levantamento feito pelo Serasa Experian mostrou que, sete em cada dez micro, pequenas ou médias empresas (73,4%) do Brasil estão operando com vendas online.
A pesquisa ainda mostrou que, dentre os canais mais utilizados para a venda de produtos, as redes sociais são as mais usadas, com o Whatsapp liderando, sendo responsável por 72% das vendas.
O levantamento foi mais além e apontou que pouco mais da metade dos entrevistados – um total de 51% – afirmou que as vendas online criaram oportunidades para atingir um público diferente, enquanto 44,8% disseram que migrar para o ambiente digital trouxe mais visibilidade para a empresa.
Franquias virtuais tem atraído consumidores
Os negócios online ainda permitiram que 34,5% dos entrevistados conseguissem atingir novas regiões, expandindo assim sua empresa ou franquia para além do que se havia planejado inicialmente.
Conclusão: analisando detalhadamente a pesquisa é possível constatar que sim, este é um excelente momento para garantir uma renda extra, ou até mesmo transformar um negócio secundário em renda principal com investimento em franquias virtuais.
E não, este tipo de negócio não será passageiro. Até porque, mesmo com o fim da pandemia, as vendas online têm tudo para permanecer atraindo e muito os consumidores, já que envolvem praticidade e comodidade para quem vende e principalmente para quem compra.
É o que aponta a pesquisa do Relatório Varejo 2021, que mostra que 62% dos entrevistados continuarão realizando compras online mesmo no pós-pandemia.
O número é bastante positivo, pois assegura aos franqueadores de marcas virtuais que as franquias continuarão a ter público e cliente mesmo após a volta ao mundo normal.
Se interessou pelos dados? Clicando aqui você confere as tendências para o varejo pós-pandemia.
Mas por que investir em franquias virtuais pode ser uma boa opção? É simples: porque optando por uma franquia você estará investindo em um modelo de negócio já consolidado. E sendo virtual, facilita ainda mais o trabalho na hora de dar o start na marca escolhida.
Ao invés de ‘quebrar a cabeça’ para iniciar um negócio do zero, tendo que pensar em público-alvo, opções de produtos e/ou serviços, logomarca, slogan, loja física e até mesmo site, além de toda a parte burocrática que uma empresa necessita para entrar em funcionamento, uma franquia permitirá que você já adentre no mercado sabendo dos prós e contras daquele investimento.
Além de uma marca já consolidada e público garantido, o franqueado ainda terá todo apoio da franqueadora com os trâmites que envolvem a abertura de uma empresa.
Sem falar que muitas franquias oferecem aos franqueados vários treinamentos e cursos para aperfeiçoamento antes de abrir o negócio como uma forma de assegurar o sucesso da nova franquia.
E mais: investindo em franquias virtuais, o investidor não precisa, necessariamente, possuir um local físico para operar. Ou seja, será possível expandir sua renda sem precisar sequer sair de casa e usando os artifícios que já possui em seu dia a dia.
Mas o que é necessário para empreender?
Para começar a empreender, é necessário também ter em mente os principais custos que envolvem a compra de uma franquia.
As despesas iniciais são com a taxa da franquia, taxa de propaganda, royalties, capital de giro, abertura de CNPJ e custos cartorários, além de eventuais equipamentos, a depender do tipo de franquia que for escolhida pelo franqueado.
A vantagem do investimento numa franquia virtual se dá também na economia de custos básicos, mas que acumulados dia a dia podem gerar um gasto alto de renda, como despesas de consumo com água e luz, insumos ou matéria-prima e contratação de funcionários.
Alguns pontos que também fazem total diferença na conta final quando se opta pelo modelo online:
- Evitar o gasto de tempo e dinheiro com deslocamento até o local de trabalho e a volta para casa, economizando com combustível ou passagem de ônibus e/ou metrô.
- Economia com refeições, já que não será necessário se alimentar fora de casa.
- Não precisar gastar dinheiro com aluguel de um ponto comercial.
- Possuir horários mais flexíveis, possibilitando a realização de outras atividades durante o dia.
- Trabalhar como se sentir confortável, sem a necessidade de um padrão de dress code que atenda às regras da empresa
Um outro ponto interessante para citar é que as franquias com modelo remoto possuem, consequentemente, um investimento financeiro mais baixo para a iniciação.
Sem necessidade de alugar um ponto comercial e de contratar funcionários, automaticamente o valor necessário para adquirir os direitos de comercialização da marca se torna mais baixo.
Se interessou pelo formato, mas ainda não sabe como vender online? O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) preparou uma cartilha para auxiliar os empreendedores na comercialização de produtos e serviços pela internet.
Clique aqui e confira um conteúdo com os principais canais digitais que podem ajudar as empresas a venderem mais neste período.
Existe diferença entre franquias virtuais e franquia?
Mas será que existe grande diferença na aquisição de uma franquia online? A resposta é não. O processo é o mesmo de uma franquia comum. O primeiro passo do empreendedor interessado é entrar em contato com a franqueadora. Este ‘encontro’ se dá, na maioria das vezes, através do site da própria marca.
Demonstrado o interesse no investimento, é hora de a franqueadora entrar em contato com o investidor em potencial para analisar o perfil pessoal e profissional da pessoa.
Esta análise é necessária para que a marca, ciente das habilidades e inaptidões do franqueador, possa garantir uma maior chance de sucesso da nova franquia.
É assim que, alinhando os recursos e objetivos profissionais com as propostas da rede franqueadora, o franqueado encontra maior facilidade para gerenciar a unidade, podendo assim seguir os padrões estabelecidos pela franquia.
Se essas informações te animaram e agora o seu desejo é encontrar um negócio que seja a sua cara, você pode conferir abaixo três modelos de franquias virtuais com retorno rápido e baixo valor de investimento:
1 – Mazze Semi Jóias
Com sede em Curitiba desde 2013, a franquia virtual tornou-se franqueadora desde 2019.
O modelo de negócio da marca, que trabalha com a venda de jóias banhadas de alta qualidade, design exclusivo e valor acessível, possibilita faturar, em média, de R$5 a 10 mil por mês. O investimento inicial é a partir de R$9 mil.
Investindo neste formato de franquia, o franqueado receberá um site exclusivo contendo todos os produtos da Mazze cadastrados.
A marca de semijoias trabalha com anéis, brincos, colares, conjuntos, pingentes, pulseiras, relógios, tornozeleiras e linha infantil.
A principal função do empreendedor será divulgar a franquia para o seu público alvo e realizar vendas. Ao adquirir a franquia, o franqueado recebe de forma consignada (emprestada) um kit de jóias para dar início às vendas.
Uma vez feita a venda, será a própria central da Mazze que fará a entrega dos produtos na casa do consumidor final, sem que o franqueado precise se preocupar com nada.
Este modelo proporciona aos franqueados um estilo de negócio onde eles não precisam, necessariamente, comprar produtos para o estoque. Destacando que tudo é feito de forma online. Atualmente a franquia possui 66 unidades.
Alguns canais que podem ser usados pelos franqueadores na venda dos produtos da franquia são: Campanha Google ADS, divulgação em Facebook, Instagram e Whatsapp, parceria com influenciadores digitais, sites de afiliados, marketplaces, Youtube, Blogs e E-mail Marketing.
Investimento inicial: R$9 mil a R$15 mil
Faturamento médio mensal: Entre R$ 5mil e R$10 mil
Retorno do investimento: 1 a 2 anos
Royalties: 15% no custo do produto
Custo fixo mensal: R$39
Margem de lucro: 30 a 50%
Se interessou pela Mazze Semi Jóias? Clique aqui para ser um franqueado da marca.
2 – Brasil NutriShop
A rede é a maior franquia de suplementos alimentares e produtos fit da América Latina. Seu principal atrativo, além de já ser uma marca consolidada, é ser um modelo online e de baixo custo, o que facilita para o franqueado ter seu próprio negócio ou complemento de renda.
Veja mais detalhes sobre a Brasil NutriShop nesse vídeo:
O investimento inicial é a partir de R$9 mil e o retorno financeiro, que aparece entre 8 e 24 meses, é de um faturamento médio mensal de R$10 mil. Adquirindo a franquia virtual, é oferecido ao franqueado toda a metodologia da empresa, técnicas de vendas, plano de negócio e conteúdos sobre o produto.
O principal objetivo da marca é possibilitar aos interessados uma franquia de baixo custo, sem a necessidade de investimento em estoque e estrutura física, de forma que o investidor se dedique apenas ao marketing e foque na expansão da loja online.
Alguns canais que podem ser usados pelos franqueadores na venda dos produtos da franquia são: Campanha Google ADS, divulgação em Facebook, Instagram e Whatsapp, parceria com influenciadores digitais, sites de afiliados, marketplaces, Youtube, Blogs e E-mail Marketing.
A marca entrou no mercado em 2016, através do e-commerce, e um ano depois já iniciou o sistema de franquias. Alguns meses após se tornar franqueadora, a rede já contava com mais de 200 franqueados. O número seguiu subindo e, atualmente, são mais de 700 em todos os estados do Brasil.
Investimento inicial: R$9 mil a R$15 mil
Faturamento médio mensal: Entre R$ 5mil e R$10 mil
Retorno do investimento: 1 a 2 anos
Royalties: 20% no custo do produto
Custo fixo mensal: R$39
Margem de lucro: 20 a 30%
Se interessou pela Brasil NutriShop? Clique aqui para ser um franqueado da marca.
3 – Belazza Makeup
A franquia de maquiagens online é recomendada para as pessoas que se identificam com os produtos e com o mundo da beleza. Também é importante que o franqueado possua conhecimentos básicos em marketing digital (Facebook, Instagram, Sites de busca e Google).
Outro fator importante para obter sucesso com a franquia, que atualmente é a maior rede online de maquiagem do Brasil, é possuir experiência e conhecimento na área comercial e de vendas. Com esses pré-requisitos, o franqueado receberá da franquia virtual um site exclusivo com produtos de mais de 50 marcas, nacionais e importadas, já cadastrados.
O investidor não precisará ter local físico e nem estoque de produtos para obter a franquia, já que tudo é realizado de forma online. Sempre que o franqueado realiza uma venda, a central da Bellaza fica responsável pela separação e entrega do pedido ao cliente.
Ao final do mês, o franqueado recebe o lucro total pelas vendas que ele realizar.
Ah, e é importante destacar que, ao adquirir a franquia, o franqueado recebe de forma consignada (emprestada) um kit de maquiagens para dar início às vendas.
Alguns canais que podem ser usados pelos franqueadores na venda dos produtos da franquia são: Campanha Google ADS, divulgação em Facebook, Instagram e Whatsapp, parceria com influenciadores digitais, sites de afiliados, marketplaces, Youtube, Blogs e E-mail Marketing.
Investimento inicial: R$9 mil a R$15 mil
Faturamento médio mensal: Entre R$ 5mil e R$10 mil
Retorno do investimento: 1 a 2 anos
Royalties: 15% no custo do produto
Custo fixo mensal: R$39
Margem de lucro: 30 a 50%
Se interessou pela Bellaza? Clique aqui para ser um franqueado da marca.
Mas por que essas franquias são boas opções para investir neste momento?
É importante destacar que o ramo de saúde, beleza e bem-estar foi um dos que mais cresceu durante a pandemia. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam um crescimento de 3,1% no faturamento deste segmento, totalizando R$35,276 bilhões, com o número de unidades subindo 0,4% em 2021.
Aqui você confere os segmentos que mais cresceram durante o período de crise
Abaixo você pode assistir a um vídeo com opções de franquias virtuais baratas para fazer renda extra.
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