FRANQUIAS DE QUIOSQUE PARA EMPREENDER EM 2021
Famosos a partir da década de 1990, os quiosques estão espalhados por todos os lugares. Shoppings, supermercados, hospitais, empresariais e clubes são só algumas opções.
Eles vieram para ficar, fazendo até algumas marcas se adaptarem. Confira abaixo cinco sugestões de franquias de quiosque para você investir ainda neste ano.
Para esclarecer, que começar um negócio com um formato de franquia é uma boa ideia nós já dissemos aqui. Trouxemos, inclusive, 24 fatos sobre franquias para que não restem dúvidas.
Ou seja, esse é um modelo de empreendimento mais seguro, pois entrega para o franqueado todo o know how de uma marca, boa reputação e treinamentos específicos, além de suporte e uma gama de clientes fiéis à marca.
Por exemplo, para aqueles que sonham em empreender, querendo começar com a expertise de uma franquia, mas sem muito dinheiro para investir, existem as microfranquias. Outra boa opção são as franquias em quiosque.
Isso porque, elas oferecem uma boa variedade de produtos e serviços, mas ocupando um espaço menor.
Esse é, inclusive, um dos principais pontos de vantagem para se investir em quiosques: são opções mais viáveis, que ocupam uma metragem menor e, consequentemente, também diminui os custos de reformas e montagens.
Além disso, um quiosque funciona com uma operação mais simples, tendo menos funcionários, por exemplo.
Compras por impulso
Outro ponto positivo para quem pensa em investir em franquias de quiosque são os locais onde ele costumam ser instalados: corredores de centros comerciais e demais lugares com um bom fluxo de pessoas, que gera mais visibilidade e aumento de vendas.
Portanto, os quiosques são perfeitos para compras por impulso, já que muitas vezes o consumidor apenas se dá conta da necessidade de um determinado produto e/ou serviço após visualizá-lo.
Afinal, quem nunca comprou uma capinha de telefone, perfume, óculos de sol ou até alguma guloseima em quiosques de shopping? Mesmo sem ter saído determinado para isso?
Pontos negativos
Mas, como nem tudo são flores, também existem algumas desvantagens para quem escolhe operar com a modalidade quiosque, como:
Em primeiro lugar, a Contratação de aluguel reduzida.
Essa é uma dificuldade enfrentada por muitos empreendedores que abrem seus negócios em quiosques, porque, diferente das lojas, esse tipo de ponto comercial costuma ter contratos de aluguéis de espaço por um tempo menor – geralmente de um ano.
Dessa forma, o risco da operação se torna mais alto, uma vez que nada impede do shopping, por exemplo, realocar o empreendimento do lugar, tirando-o de um bom espaço.
Limitação de espaço: por serem menores, os quiosques perdem quando o assunto é a experiência imersiva do consumidor. Não se tratando de uma loja, é difícil que o cliente passe mais tempo dentro do negócio, tendo um atendimento mais memorável e que o fidelize.
Além disso, os quiosques costumam não possuir estoque, o que faz com que o empreendedor tenha que ter um segundo espaço para guardar suas mercadorias.
Dessa forma, agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de empreender com quiosques, confira a lista que preparamos com 5 franquias de quiosque para você empreender com lucratividade:
5 franquias de quiosque para você empreender com lucratividade
Yes Cosmetics
Essa é uma marca que está inserida no segmento de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria – setor que movimenta anualmente mais de R$ 17 bilhões somente no Brasil. A Yes Cosmetics atua em um mercado blindado à crise, que cresce em média 2 dígitos por ano.
Além disso, vale ressaltar que o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial no consumo de perfumaria, o que é um baita estímulo para quem está começando a empreender.
Isso porque, os brasileiros são verdadeiros adeptos do uso de perfumes e não há como negar.
A franquia Yes Cosmetics, inclusive, é uma ótima opção alternativa para aqueles que sonham em investir em franquias O Boticário, por exemplo – já que O Boticário não está expandindo mais suas unidades.
Operando também no formato de franchising desde 2016, além de lojas próprias, em menos de três anos a Yes Cosmetics já tinha adquirido seu selo de excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising), cobiçado por muitas franqueadoras.
Para resumir, atualmente a marca conta com um centro de distribuição de produtos que fica localizado estrategicamente em São Paulo, contendo mais de 2 mil m².
Esse é um espaço que atende a mais de 90 unidades franqueadas espalhadas por todo o Brasil.
Outros diferenciais
Outro diferencial de quem investe nas franquias de quiosque Yes Cosmetics é a possibilidade de operar no formato “3 em 1”, podendo atuar nos canais de venda presencial (no quiosque), e-commerce (com possibilidade de retirada no quiosque) e com venda direta (com revendedores).
Além disso, o investimento na modalidade quiosque da Yes Cosmetics é de R$ 125 mil, valor que contempla a taxa de franquia, de R$ 30 mil; montagem da estrutura, de R$ 70 mil; os equipamentos necessários para a operação, de R$ 6 mil; além de fretes, sistemas e implantações digitais, que somados custam R$ 14 mil.
O faturamento de um franqueado na modalidade franquia de quiosque pode chegar até os R$ 100 mil, mas a média gira na casa dos R$ 60 mil. A rentabilidade é de 15% a 18%, com um lucro mensal entre R$ 9 e R$ 11 mil. Já o payback fica entre 18 e 24 meses, fazendo com que muitos hajam muitos multi-franqueados e migrações para lojas físicas.
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Franquias de quiosque para você empreender com lucratividade
OAKBERRY
Essa é uma marca que inovou dentro de um segmento que segue em ascensão: o de alimentação. Com presença firme no mercado, a OakBerry é uma rede de franquias de quiosques pensada para suprir a uma demanda que não para de crescer, mas ainda é pouco atendida: o fast-food saudável.
Essa é uma rede, inclusive, que não opera somente aqui no Brasil, mas em países da Europa também, como Portugal e Espanha, além de estar nos Estados Unidos, Dubai e Austrália. Somente no Brasil são mais de 100 unidades.
Para esclarecer, o produto principal dessa marca é o açaí.
Isso porque, ao perceber uma lacuna de mercado, como a falta de padronização na qualidade de entrega e atendimento, a OakBerry saiu na frente, investindo no açaí bowls – bem diferente dos que são vendidos por aí.
Em resumo, com ingredientes 100% naturais, a OakBerry conquistou uma alta quantidade de clientes fiéis, que dispensam corantes e conservantes artificiais em seus pratos. Dessa forma, a possibilidade de montar o seu próprio pedido, no estilo “self-service” (como na Subway), também conta como um bom diferencial.
Mas não é só com açaí que um franqueado OakBerry opera. A marca vende um estilo de vida, com uma linha de produtos completa para o dia a dia, como canecas, bonés, chás energéticos, paçocas zero açúcar e mel.
Investimento
O investimento necessário para abrir uma franquia na modalidade quiosque da OakBerry varia entre R$ 150 mil e R$ 180 mil. O valor corresponde a toda estrutura necessária para a montagem do quiosque, além da taxa de franquia, que é de R$ 50 mil.
A exigência que a marca faz é que o candidato à franquia seja um consumidor da OakBerry e entenda o conceito do negócio. Já o trabalho do franqueado consiste na gestão de pessoas, contato com lojistas próximos a unidade e marketing local.
O faturamento médio de um franqueado OakBerry é de R$ 70 mil por mês, com uma lucratividade de 15%, ou seja, cerca de R$ 10,5 mil no bolso.
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PITICAS
Essa é uma marca conhecida por grande parte dos brasileiros, principalmente entre os mais jovens que frequentam shoppings centers. Quem nunca viu um quiosque da Piticas e parou para observar os produtos criativos?
Essa é uma marca especializada em estampas de camisetas, estando listada entre os sucessos do franchising brasileiro, com as “30 franquias mais famosas, maiores e bem sucedidas do Brasil”. São mais de 300 unidades franqueadas.
O setor de vestuário, inclusive, continua firme – mesmo apresentando queda durante a pandemia da Covid-19 – movimentando mais de R$ 123 bilhões ao ano, somente no Brasil.
Em especial, a Piticas consegue abocanhar um nicho de consumidores bem específico, mas que tem milhões de adeptos: os fãs de cultura pop, em especial os filmes de super-heróis, games e séries. Esse é um mercado que movimenta R$ 50 bilhões por ano.
Estrutura
A estrutura dos quiosques da Piticas é bem singular, tornando-se super reconhecível para qualquer um que o avistar, mesmo à distância. O design exclusivo conta com uma metragem padrão de 8m².
Um diferencial é que a Piticas já começou com a intenção de realizar a sua operação em quiosques, como nós vemos pelos shoppings espalhados pelo Brasil todo, embora eles já tenham expandido para o modelo loja.
O investimento em franquias de quiosque da Piticas é de R$ 160 mil, valor que inclui a taxa de franquia, de R$ 70 mil; mobiliário, de R$ 39 mil; estoque inicial, de R$ 51 mil; e R$ 25 mil de custos extras.
O faturamento médio mensal é de R$ 40 mil, com uma margem de lucro de 14%, ou seja, R$ 5,6 mil. O payback se dá entre 18 e 24 meses. A Piticas não cobra royalties, esse é um valor que já está embutido em 20% no preço dos produtos. A taxa de publicidade é 2% do faturamento bruto de cada unidade.
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Franquias de quiosque para você empreender com lucratividade
Rei do Mate
Essa é uma franquia que tem muitas lojas espalhadas pelo Brasil, mas que também opera e vem se destacando na modalidade quiosque. São mais de 300 unidades (entre lojas e quiosques) distribuídas entre shoppings, aeroportos, hipermercados, universidades, postos de combustíveis, clubes, ruas e até hospitais.
O Rei Do Mate opera desde 1978, tendo atualmente o selo de excelência em franchising oferecido pela ABF. São mais de 27 milhões de clientes atendidos por ano, todos fãs do Rei do Matte, loucos por sanduíches, cafezinhos e pão de queijo, além do mate! É claro.
O espaço necessário para abrir uma franquia Rei do Mate no formato quiosque é de 15 m², tendo outros 15m² para o estoque.
O investimento total nessa modalidade é um pouco mais caro – já que a alimentação requer equipamentos mais específicos – ficando por volta dos R$ 290 mil, sendo R$ 29,5 mil de taxa de franquia e R$ 36,5 mil do valor da montagem do quiosque. Mas não para por aí.
O que o investimento engloba
Dentro dos R$ 290 mil também estão inclusos o projeto arquitetônico, no valor de R$ 13 mil; a obra civil, por R$ 90 mil; os equipamentos, por outros R$ 90 mil, além de R$ 10 mil de marketing de inauguração, R$ 1000 de taxa de publicidade e R$ 20 mil de capital de giro.
O faturamento médio de um franqueado Rei do Mate fica entre R$ 60 mil a R$ 80 mil por mês, com uma lucratividade de 10% a 20% do faturamento bruto, ou seja, algo em torno dos R$ 6 mil ou R$ 16 mil – isso vai depender muito do ponto escolhido.
Segundo a franqueadora, o payback ocorre com aproximadamente 36 meses, e a montagem da unidade dura 60 dias. O contrato tem prazo de 5 anos, com cobrança de 4% de taxas de royalties mensais do faturamento bruto, além de 1% mensal do faturamento bruto para o fundo de propaganda.
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Fini
A fini é uma marca de doces e guloseimas que é super famosa e aqui no Brasil pela produção de balas e guloseimas.
Por outro lado, embora seja um sucesso nacional, nasceu na Espanha, na década de 1970.
Atualmente a Fini conta com lojas espalhadas em mais de 80 países. Só aqui no Brasil são mais de 70 pontos de vendas.
No ano passado, a marca recebeu o selo de excelência no franchising pela ABF.
Além disso, foi considerada uma das principais produtoras de balas de gelatinas, marshmallows, tubes e chicletes.
Um fato curioso é que, além dos seus doces tradicionais e super conhecidos, a fini também apostou na construção de uma linha chamada “bem-estar”.
Essa linha produz doces com 0% açúcar, diets e até com vitamina “C”.
Para investir na franquia de quiosque Fini serão necessários R$115 mil, para um espaço de 7,2 m². Esse é um valor que inclui a taxa de franquia, a instalação, os equipamentos e a licença de software.
O retorno do seu investimento na Fini é de 20 a 26 meses. Já a sua taxa de lucratividade em cima do faturamento mensal é de 13% a 15%.
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Biscoitê
A Biscoitê é a primeira boutique de biscoitos do Brasil.
Iniciou suas atividades em 2016 e já no mesmo ano, entrou para o franchising.
Com um modelo de negócio inovador, a ideia da franquia é vender biscoitos para presentes.
A rede possui 4 opções de modelos de negócio: loja, quiosque, carrinho ou quiosque café. Com mais de 70 tipos de biscoitos diferentes, a Biscoitê possui uma inteligência única para o desenvolvimento e lançamento rápido de produtos exclusivos.
Além disso, os produtos da rede são vendidos exclusivamente através das lojas próprias, ou franqueadas, o que faz com que toda a compra seja uma “experiência de encantamento”.
A marca trabalha muito forte na venda sazonal (grandes datas), como Natal e Páscoa, onde o faturamento da Biscoitê triplica.
O trabalho do franqueado Biscoitê é de operar o dia da unidade e principalmente atuar como um embaixador da marca, levando os clientes para a loja, efetivando as vendas e parcerias e fazendo uma divulgação institucional da Biscoitê em sua região.
Valores de investimento:
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil
Royalties: não cobra
PayBack: 18 a 24 meses
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