Franquias de cosméticos: entenda o setor e o público
As Franquias de Cosméticos fazem parte de um dos setores que tradicionalmente reagem de forma positiva às crises econômicas. E se você está precisando criar uma renda extra ou tem interesse nessa área, mas ainda possui dúvidas sobre o entendimento do negócio e do público, confira os próximos parágrafos.
O Brasil é um país que vive hoje uma crise profunda. Sabendo disso, a insegurança por parte de muitos brasileiros não é de se espantar. No entanto, os investimentos nas franquias de cosméticos foram uma boa saída para muitos empreendedores brasileiros.
Segundo dados expostos pela ABIHPEC, uma das justificativas para investir nesse setor, é que o país atualmente ocupa o quarto lugar do mundo no ranking de Mercado Consumidor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Acrescenta-se o fato de o empreendimento nesse setor ter chegado a US$ 29,6 bilhões, o equivalente a cerca de R$ 157 bilhões, no último balanço feito pela Euromonitor, empresa responsável por avaliar o mercado internacional.
Outra motivação para ser levada em conta, é que o Brasil fica atrás apenas das grandes potências, como os Estados Unidos, China e Japão respectivamente, revela a pesquisa do Euromonitor de 2019.
Como esperado, o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar segue na liderança em conjunto com o segmento de Moda, no quesito de expansão internacional das marcas franqueadas, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Ainda de acordo com a entidade, mais de 160 marcas brasileiras de franchising estão presentes no exterior. Dentre elas, em 2020, 34% correspondem ao mercado de cosméticos.
É relevante saber que os cosméticos representam hoje boa parte do consumo doméstico nacional.
No primeiro trimestre de 2021, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), apontou uma alta de 6% nos produtos referentes à higiene pessoal, como sabonetes e álcool em gel.
O dado só justifica a resiliência das franquias de cosméticos diante de graves crises econômicas como a vivida pelo país.
Franquias de cosméticos: aspectos importantes para quem quer ser um franqueado
O empresário Raphael Mattos, CEO da rede de franchising PremiaPão, aponta em seu canal no Youtube alguns aspectos importantes para você que se identifica com esse mercado da Beleza.
Duas características importantes são enfatizadas pelo empresário para quem quer participar desse setor: a automotivação do dono de determinada franquia e ter o chamado produto-campeão, que consiste na crença do próprio empreendedor naquilo que ele vende e impactando seus funcionários e clientes de maneira positiva.
Logo, se você deseja compreender o seu futuro cliente, você precisa olhar para as necessidades básicas dele, ter o conhecimento de fato sobre cada produto e compartilhá-lo com seus funcionários.
Essas atribuições criam um forte diferencial para a manutenção, alteração de estratégias e na estabilidade das franquias de cosméticos.
Informação e produto de qualidade são a base de qualquer negócio bem feito.
A reafirmação dessas necessidades, veio através das mudanças na higiene pessoal provocadas pela crise sanitária mundial. De acordo com dados da ABF, em 2020, a variação no faturamento anual foi de 3,1% a mais do que a do ano anterior no segmento da Saúde, Beleza e Bem Estar, em relação às redes de franquias.
Já o impacto da área na economia brasileira é de R$ 159 milhões, segundo a ABIHPEC.
Ou seja, os consumidores, mesmo em meio a pandemia, continuaram a comprar produtos desse setor. A exemplo da primeira franqueada de Pernambuco da rede de cosméticos Yes! Cosmetics, Katarina Keila, a qual investiu em sua quarta franquia já em contexto pandêmico.
A modalidade acaba sendo uma alternativa de fato para quem quer empreender e ter a certeza de que haverá certa estabilidade econômica, apesar das crises.
A diversidade do público-alvo nas franquias de cosméticos
Além do citado anteriormente, a diversidade vem sendo foco de interesse no setor. E é preciso que os olhos daqueles que pretendem empreender na área de franquias de cosméticos se voltem para as mudanças trazidas pelos novos tempos.
As mulheres já não são as únicas que buscam através do itens de make e demais cuidados com a pele para fortalecer a autoestima.
É preciso dar ênfase também para o uso da maquiagem pelos homens. Existe agora a reconstrução da antiga ideia de que apenas o público feminino usufrui desses produtos de beleza.
Nos últimos anos, a presença dos homens, por exemplo, vem aumentando progressivamente dentro desse segmento. “O mercado é impulsionado por eles”, como diz também o empresário Raphael Mattos em vídeo em seu canal na plataforma Youtube.
Pesquisa da Euromonitor já citada, demonstrou que o Brasil está em segundo lugar na categoria de consumo de fragrâncias e produtos masculinos.
O relatório feito pela Research & Markets, aponta que em 2017, houve um forte crescimento do mercado de maquiagem masculina no mundo. Naquele ano o lucro alcançado foi de US$ 57,7 bilhões, sugerindo um contínuo aumento até o ano de 2023 que alcançaria a margem dos US$ 78 bilhões.
Além de agregar pessoas LGBTQI+, que em muitos casos usam a maquiagem como construção artística (a exemplo das drags queens), ou como símbolo de resistência e da demonstração da fluidez de sexualidade e gênero.
Afinal a maquiagem é uma arte livre para todes.
Isso demonstra uma ampla gama de clientes, que possibilita ao pequeno e ao grande empreendedor uma variabilidade maior nos itens que pretendem inserir em seus catálogos.
Com a mudança no perfil do consumidor, que busca agora alternativas mais sustentáveis para manter sua higiene e embelezamento pessoal em dia, o veganismo se amplia para esse setor de forma positiva.
Conheça uma referência nordestina do setor de franquias de cosméticos
Yes! Cosmetics
A Yes! Cosmetics é uma das franquias de cosméticos mais bem consolidadas do Brasil.
A rede de cosméticos nasceu em Pernambuco, sendo inaugurada nos anos 2000, pelos sócios Cândido Espinheira, Felipe Espinheira e Ketty Marcela de Jesus com apenas 4 funcionários e 27 produtos para oferecer ao público.
Inicialmente, investiram no modelo tradicional de vendas diretas por meio de distribuidores. Ao longo do tempo, foram expandindo para outras regiões do país, a exemplo de quando o Centro de Desenvolvimento de Cosméticos foi para São Paulo.
Em 2006, surgiu a Universidade de Venda Direta Yes Cosmetics, que visou capacitar mais profissionais do setor. Quatro anos depois, a Yes! firmou uma parceria com a apresentadora Sabrina Sato, a qual possui uma linha completa de maquiagem em seu nome.
O primeiro quiosque num shopping center veio no ano seguinte.
A partir daí o grupo começa a expandir gradativamente nos shoppings, abrindo lojas e mais quiosques.
A marca adotou o modelo do franchising apenas em 2016, quando inaugurou mais de 20 franquias e abriu sua primeira loja fora do seu Estado de origem. Nesse mesmo ano, a Yes! participa da Feira da Associação Brasileira de Franchising pela primeira vez.
Atualmente possui mais de 100 unidades em todo território nacional, e uma variedade enorme de produtos disponíveis para qualquer pessoa escolher.
A Yes! foi premiada, em 2019, com o Prêmio de Excelência Franchising da ABF.
Um forte traço da personalidade da Yes! Cosmetics é justamente por sempre buscar ser uma franquia de beleza e cosméticos em amplo desenvolvimento, tanto na estrutura, quanto na própria imagem.
É uma marca brasileira que dialoga com o que há de melhor no mundo dos cosméticos.
É preciso que antes de investir, se conheça um pouco sobre a história da loja, e do lado positivo e negativo de investir nele. Se você deseja investir numa franquia de cosméticos, conheça um pouco mais da marca Yes! Cosmetics abaixo:
Pontos importantes sobre a Yes! Cosmetics
A Yes! busca se reinventar dentro do setor de franquias de cosméticos constantemente. Uma das formas que encontrou para se adequar aos novos tempos, foi ao aderir pautas relevantes para a sociedade. Tais como o combate à homofobia e a quebra de padrões estéticos.
É uma característica interessante, já que a empresa busca vender também um propósito de se conectar com a pluralidade do seu público. Inclusive, a marca conta com categorias tanto femininas quanto masculinas entre seus produtos.
Veganismo em alta
Desde 2015 a Yes!, aderiu a ideia de se tornar uma franquia de produtos de beleza e cosméticos com um propósito de real impacto. Isso veio através de um reposicionamento da marca, a qual busca manter uma imagem jovem, criativa e antenada. Ao trazer entre suas categorias os produtos veganos, que possibilitam uma alternativa a mais para seus clientes.
É de fato um destaque para a marca que agora possui mais de 50% do catálogo composto por esses produtos, e que busca se tornar completamente uma franquia de cosméticos veganos de forma gradativa.
Esses cosméticos mais sustentáveis foram inseridos no catálogo da rede de cosméticos há apenas dois anos, e trouxeram uma mudança significativa ao alterar a matéria-prima dos esfoliantes, antes plásticos, sendo substituídos em seguida por naturais.
Vale ressaltar que a Yes! possui cartuchos com certificação FSC (Forest Stewardship Council), que nada mais é do que o compromisso com o meio-ambiente através de produtos advindos do manejo florestal correto.
Mas por que isso é importante? Não é apenas visando uma tendência mundial, é a consciência ambiental cada vez mais exigida pelos consumidores, como bem ressaltado pela sócia-fundadora da Yes! Cosmetics, Ketty Jesus, em entrevista recente ao site Tribuna Hoje.
- Cosmético Natural versus Cosmético Vegano
A Yes se preocupa com a qualidade de cada produto, e com pôr em prática aquilo que prega. Um exemplo é no uso de cosméticos 100% veganos ao invés de simplesmente naturais.
Existe uma diferença essencial entre esses cosméticos: o uso de materiais de origem animal. Enquanto nos naturais esses materiais podem estar em conjunto com vegetais e etc. No cosmético vegano é inadmissível matéria-prima de origem animal.
Além disso, enfatiza-se a luta pelo combate ao uso de animais em testagens de produtos de beleza e cosméticos.
Um forte exemplo dessa causa que vem mobilizando cada vez mais a sociedade, é a campanha que viralizou recentemente nas redes sociais: o curta de animação #SaveRalph, dublado pelo ator brasileiro Rodrigo Santoro.
Nesse curta é mostrada a realidade dos animais nos centros de testagens, representados pelo protagonista Ralph, um coelhinho que tenta a todo custo lidar com a crueldade gerada pelos humanos.
Com tanta inspiração e cobrança por parte dos consumidores, a franquia de cosméticos e perfumaria, abraçou a causa. A Yes! não faz uso das substâncias parabenos e triclosan em suas fórmulas, por serem testadas em animais, além de serem nocivas à saúde da pele. Ou seja, os produtos Yes! são cruelty free (livre de crueldade em animais).
- Veganismo e Autocuidado
Além disso, há o estímulo à contribuição humana positiva nos ciclos naturais de produção. Quando um consumidor, mesmo que não seja vegano, comprar um produto da franquia de cosméticos e perfumaria, ele vai não só impactar em seu autocuidado, mas também no meio-ambiente. Por exemplo, o consumo de água, no reflorestamento e etc.
Sobre o autocuidado, os produtos Yes!, ao optarem por não usarem substâncias de origem animal, como o leite por exemplo, trazem diversos benefícios para a pele dos que consomem seus produtos. São sabonetes, batons, perfumes e tantas outras coisas que vão hidratar e nutrir verdadeiramente a pele dos seus futuros clientes.
No site da Yes, todos os produtos veganos são sinalizados por uma folha verde. Vale a pena conferir.
Marca Atualizada
Outro fator importante, é quando a marca de franquias de cosméticos passou a estar presente também de forma online. O chamado e-commerce é a tendência para todo e qualquer negócio que queira se manter em meio a pandemia e de olho no futuro.
As compras online foram mais incentivadas nesse contexto de pandemia, não apenas pela segurança, mas também pela comodidade e praticidade. O e-commerce se tornou mais uma alternativa para a clientela ter a Yes! mais de perto e com rapidez.
A marca também adere às redes sociais com o intuito de se aproximar do público-alvo, além de compartilhar de forma criativa o seu catálogo. Destaque para os kits presente que servem como sugestão para os consumidores indecisos.
Atenção ao Público e ao Franqueado
A Yes! vem demonstrando isso através dos preços acessíveis, e no uso bastante intuitivo de seu site na hora do cliente escolher o seu produto.
Há também um suporte aos franqueados que é possibilitado desde a escolha do quadro de funcionários à operação de fato do seu próprio negócio. Alguns pontos desse suporte são:
Assessoria na escolha e negociação do ponto;
1. Assessoria de Imprensa;
2. Projeto arquitetônico e luminotécnico;
3. Atendimento especializado através da equipe de consultores de campo;
4. Treinamentos periódicos para equipe de lojas e franqueados;
5. Manuais de Franquia (Instalação, Operação e Gestão);
6. Sistema de Frente de Loja e Retaguarda (Percent);
7. Material de comunicação e estratégias de visual merchandising aplicadas ao ponto de venda.
Todas essas atribuições criam uma segurança maior para os futuros franqueados, que almejam ter seu próprio negócio de forma bem explicada e agregadora.
Liderança feminina em crescimento
Mesmo representando a maioria da população, só recentemente as mulheres vêm conseguindo conquistar cada vez mais espaços no mercado de trabalho, principalmente no que diz respeito aos cargos de chefia.
No levantamento feito pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), no ano de 2019, o Brasil aparece em 25° lugar na lista de países que possuem mulheres em altas posições no ambiente de trabalho, destacou o G1. Em números precisos, são apenas 39,4% de mulheres brasileiras ocupando esses espaços.
Já no mercado de franquias, há dados alentadores e esperançosos.
Segundo a ABF, houve um crescimento significativo de mulheres em posições de liderança dentro das 50 melhores marcas de franquias do Brasil. Dentro da Yes! Cosmetics, a maioria das franquias de cosméticos são operadas por mulheres.
Esse fator corresponde a 77% de toda a rede da marca pernambucana, segundo revelado pelo sócio-fundador Cândido Espinheira em entrevista ao Pequenas Empresas, Grandes Negócios em 2020.
Microfranquias
Um fator já citado aqui é o desejo de empreender em microfranquias, ou investir em quiosques dos centros de compras populares.
Elas são muito atrativas por ficarem em pontos estratégicos dos corredores dos shoppings centers. Os consumidores sempre vão parar para dar aquela olhadinha, e é o momento que mais costumam comprar de forma impulsiva.
Por não possuir o mesmo espaço que uma franquia, a escolha do catálogo é ainda mais minuciosa visando a diversidade dos produtos e o retorno financeiro perante os cosméticos.
Se torna mais uma opção para quem tem o desejo de empreender, e que deseja estar presente de múltiplas formas usufruindo dos benefícios ofertados pela marca.
Para os futuros franqueados da Yes!, um recado
Se depois de tudo o que foi exposto nos parágrafos anteriores, você ficou com vontade de abrir a sua própria franquia de produtos de beleza e cosméticos da Yes!, preste atenção em todos os detalhes debatidos.
Estude sobre o tipo de negócio, observe o panorama de mercado consumidor nacional e internacional. E claro, busque sempre conhecer o seu público, pois o sucesso da sua futura franquia depende diretamente deles e do seu planejamento estratégico para conquistá-los!
Para saber ainda mais sobre a franquia, clique aqui.
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