Franquias de Alimentação: Conheça 15 opções
Franquias de alimentação podem se tornar um bom negócio e te fazer ganhar dinheiro. Conheça 15 delas.
Franquias de alimentação são sem dúvida uma das grandes opções quando começamos a pensar em alternativas para receita própria. No bom e mais usual português: ganhar o nosso próprio dinheiro. Trabalhar com alimentos é um caminho bastante comum.
Sempre foi, mas tornou-se ainda mais com a adaptabilidade em serviços como o de Delivery. O segmento é o mais tradicional dentro do mercado de franchising. O que já diz muito sobre sua efetividade na captação própria de fonte de renda.
Já que estamos falando disso, o Blog do Franqueado juntará a fome com a vontade de comer e entrará de forma mais aprofundada nas franquias de comida. Para começar, é válido dizer que nem se trata de uma novidade.
Tanto que, falar que é o mais tradicional e o mais buscado pelas pessoas não é achismo. Na verdade, já há algum tempo as franquias de alimentação tomam conta e lideram o mercado.
Isso pode ser visto no último relatório da ABF (Associação Brasileira de Franchising), que divulgou números válidos pelo primeiro trimestre de 2021. Em 2020, foram quase 41 bilhões (!) faturados dentro do ramo.
Quando se fala em franquias de alimentação, começamos a imaginar várias possibilidades. E de fato elas existem. Desde o modo do negócio e o que negociar, até o modelo da operação em questão. As franquias são divididas tanto na parte de Comércio e Distribuição, como nos serviços de Food Service.
Outro ponto positivo das franquias de alimentação é que ela foi a que mais se reinventou no cenário da pandemia. Sendo um mercado sempre ativo e que dificilmente perderia o viés do interesse popular em seu consumo, o segmento precisou se remodelar e se estruturar de formas inovadoras. Ou seja, isso significa automaticamente um oferecimento de modelos com esses novos métodos para quem optar por ser um franqueado do setor.
Leia mais no Blog do Franqueado: COMO GANHAR DINHEIRO COM FRANQUIAS e FRANQUIAS DE SUCESSO PARA INVESTIR AINDA ESTE ANO: CONFIRA A LISTA!
É justamente por se tratar de um mercado tão atraente e buscado, que as franquias de alimentação, além de muitas opções dentro de seu próprio conceito, são, ao mesmo tempo, tão faladas e exploradas.
A sensação de entrar no negócio delas é a de vivenciar a experiência de estar em um Shopping Center em dia de promoção geral: infinitas boas opções e ótimos negócios a serem feitos.
Um canal legal que também aborda bastante sobre o tema é o do Raphael Mattos. No vídeo abaixo, ele fala sobre quatro opções de Franquias de Alimentação que possuem um baixo custo de investimento inicial.
Agora e sem mais delongas, vamos destrinchar algumas opções de franquias de alimentação que podem ser perfeitas para você e caber no que você idealiza como modelo de negócio ideal dentro de suas condições.
Vamos à uma lista de 15 Franquias selecionadas e estudadas pelo Blog do Franqueado.
1 – AÇAÍ CONCEPT
Convenhamos: É impossível nos dias atuais falar de Franquias de Alimentos e não falar do comércio de Açaí. Simplesmente tomou conta de todo o país, sendo uma tendência ainda bastante frequente e cada vez mais impulsionada.
Segundo dados do Embrapa, a comercialização de Açaí alcançou os R$ 40 milhões anuais e o aumento do consumo aumenta, também anualmente, 15% a mais.
Dito isso, a Açaí Concept é uma opção e tanto. Consolidada, a marca possui mais de 300 unidades, sendo a grande maioria espalhadas pelo Brasil e algumas no exterior, especificamente em nove países.
Algo que a torna a maior dentro desse ramo. Uma das maiores qualidades é a oferta de sabores: Paçoca, Orgânico, Zero, Cupuaçu, Creme de Tapioca, Pitaya, entre tantos outros.
Essa franquia de alimentação oferece quatro modelos de negócio: Formato Quiosque, Formato Container, Formato Loja e Formato Loja de Shopping.
Investimento inicial: A partir de R$ 120.000,00
Teve interesse? Saiba mais no Site da Franquia.
2 – SUCÃO
Vamos manter as coisas naturais? Vamos! Do Açaí.. para o Suco! Como o nome supõe, a Sucão é uma franquia que trabalha com a especialização de sucos naturais. Além disso, a empresa, no ramo desde 1975, também oferece opções de lanches para quem segue uma dieta mais saudável e balanceada.
Uma ótima opção de negócio para o modelo específico, que pode abrigar alguns mercados, como o “fitness”, por exemplo.
Assim como a Açaí Concept, a Sucão trabalha com quatro modelos de negócio/formatos. São eles: Loja de Shopping, Loja de Rua, Loja de Container e Loja de Quiosque.
Investimento inicial: A partir de R$ 140.000,00
O lucro líquido mensal divulgado varia entre R$ 7.140,00 a R$ 10.950,00, com faturamento médio que vai de R$ 51.000,00 a R$ 80.000,00. A franqueadora detalha todo o modelo de negócio em seu site.
3 – BOALI
Se a minha geladeira não segue uma alimentação saudável e natural, o texto, pelo menos até aqui, vai seguindo. Não sei até quando vou resistir, mas a verdade é que a BOALI é outra grande alternativa para o segmento de lanches naturais.
A citação à marca também é emblemática. Estamos em período Pré-Olímpico e a BOALI é patrocinadora do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). São mais de 15 anos de existência e quase 70 unidades espalhadas em 14 estados brasileiros.
É mais uma empresa que oferece variedade em seu modelo, estando presente no e-commerce, aplicativos, dlivery, omnichats e claro, lojas físicas.
Os produtos comercializados também são variados, podendo ser saladas, Wraps e Bowls. (No vídeo abaixo, as opções de Cardápio da BOALI). O investimento inicial tem correspondência com o tipo de negócio que você optar, podendo ser: Loja de Rua, Loja Corporativa, Container Drive Thru, Loja de Shopping, Quiosque e Dark Kitchen.
Investimento inicial: A partir de R$ 115.000,00.
Para conhecer todos os modelos, valores, taxa de franquia, capital de giro, fases da execução da contratação de uma Franquia da BOALI, você pode clicar aqui.
4 – BUBBLE MIX
Uma franquia consideravelmente barata de alimentação é a Bubble Mix. Ela é semelhante a Sucão, mas com suas diferenças. A Bubble é conhecida e se vende como a empresa que tem o melhor chá gelado do Brasil. Possui selo de excelência na ABF e acaba sendo uma opção de custo de investimento inicial bem razoável.
Bubble também é o nome da bebida específica que origina o nome da marca e consegue ter várias fórmulas diferentes para sabores exóticos e completamente saudáveis e naturais. A Bubble pode ser, como já dito e gosta de enfatizar, chá gelado. Mas também: Café, creme, extratos naturais de frutas, pérolas de tapioca, poppings e jellys.
Investimento inicial: A partir de R$ 24.000,00.
Saiba outras informações no Site da Bubble.
5 – 10PASTÉIS
Difícil falar de franquias de comidas no Brasil e não falar de alguma que trabalhe com o bom, velho e delicioso pastel. Saindo do campo de franquias de alimentos mais naturais, vamos ao seguimento do fast food em sua essência e raiz. A 10 Pastéis, além de tudo, oferece uma reputação quase que inigualável, com fundação em 1961 e registro na ABF desde 1998.
Uma marca consagrada, premiada e que oferece um serviço bem solicitado inserido no ramo de alimentos.
Investimento inicial: A partir de R$ 149.000,00.
Saiba mais no vídeo abaixo e no Site da empresa.
6 – CACAU SHOW
Pode parecer retórico, mas existem alguns segmentos nas franquias de alimentação que não podem nunca ser ignorados em uma lista. O de chocolate certamente faz parte desse grupo. Pesquisa divulgada em abril pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) mostrou crescimento anual de 1,5% do consumo do chocolate entre os brasileiros. Ou seja, mesmo com um ano atípico, o ramo não só não foi abalado, como cresceu.
A Cacau Show dispensa muitas apresentações, sendo conhecida por todo o país, justamente por possuir uma rede de franquias espalhadas por ele. Fazendo a escolha, você também poderá definir qual modelo de negócio é melhor para você e seu contexto regional/territorial.
Você também se beneficia de muitas coisas ao abrir uma franquia Cacau Show: : treinamentos contínuos, acesso a um sistema de gestão e de comunicação dentro da rede e a um conselho de franqueados, além de ajuda com Publicidade/Marketing para sua loja.
Entre os modelos oferecidos, estão: convencional, quiosque premium e express, smart, container 6m e 7m.
Investimento inicial: A partir de R$ 59.900,00. Consulte maiores informações no Site da Cacau Show.
7 – PATRONI
De acordo com a Apuesp, órgão que rege o mercado de Pizzas nacionalmente, o consumo anual de Pizzas no Brasil bate um faturamento de cerca de R$ 22 bilhões. Na verdade, dizer que essa é uma das opções mais rentáveis nas franquias de alimentos chega a ser algo até já empiricamente subtendido.
Analisando algumas opções, a Patroni é uma ótima opção. De qualidade comprovada e verificada, fundada em 1984, a franqueadora oferece um grande suporte aos seus franqueados, com modelos de negócio bem estudados e que pode encaixar diante de sua característica e área situada.
São três modelos: Patroni Classic, Patroni Premium e Casa do Don. Todas possuem flexibilidade e adequação de seus valores. Ao todo, são 190 lojas espalhadas pelo Brasil.
A Patroni divulga sua qualidade de mais de 30 anos com prêmios e também com sua atraente receita geral anual, apresentando R$ 335 milhões de faturamento a cada 12 meses.
Investimento inicial: A partir de R$ 200.000,00. Veja mais no Site deles.
8 – LOS MEX
O setor da culinária internacional também entrará na lista. Nesse caso, falaremos da tão falada, mas ainda pouco explorada culinária mexicana. Com um investimento inicial não tão alto para os padrões das franquias de comida e um faturamento médio mensal que pode chegar a R$ 280 mil, a LOS MEX pode ser uma boa e inovadora opção de franquia.
Modelos, do mais barato até o mais caro: Delivery, Food Thuck, Container, Express, Standard.
Investimento inicial: A partir de R$ 85.000,00. Para saber mais, preencher um formulário e ter contato com a franqueadora, você pode acessar o Site da LOS MEX.
9 – OGGI SORVETES
O ramo de sobremesas geladas é um dos mais inflados e benquistos por nós, brasileiros. Pessoalmente, amo um sorvete, ainda mais no forte calor que por quase sempre assola o meu estado local.
O meu gosto é o da maioria das pessoas do país. Somos o quarto maior mercado do mundo. Nos últimos 10 anos, o aumento nesse consumo foi de 80%. Dados da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete).
A Oggi Sorvetes é uma grande porta, sendo uma franquia barata, com investimento inicial que não é elevado. A prova é que ela vem crescendo bastante, sendo, de acordo com a ABF, a quarta rede de franquias que mais cresceu.
Investimento inicial: A partir de R$ 60.000,00. Saiba de tudo no Site da Oggi Sorvetes.
10 – JAPA TEMAKI
Bem presente em nossas vidas, a culinária oriental é muito mais que uma realidade no Brasil. Não é incomum observar restaurantes de comidas como as japonesas, chinesas, mais cheios que os de comida tradicional brasileira. É um fato: o brasileiro ama comida oriental. E é por isso que a Japa Temaki pode se tornar uma excelente escolha de franquia.
Franqueadora de baixo custo dentro dos valores comuns em seu mercado, ela oferece três modelos de negócios: Delivery, Quiosque e restaurante. Tudo é muito planejado em conjunto com franqueado e franqueadora. Auxílio na prospecção do ponto comercial, arquiteto próprio para elaborar o ponto, treinamento operacional, administrativo e financeiro para apoio pré e pós.
Investimento inicial: A partir de R$ 70.000,00. Clicando aqui, você saberá mais sobre a marca e suas opções.
11 – VIVENDA DO CAMARÃO
Indo novamente a um gosto comum dos brasileiros, ciente de quanto maior a afeição, maior a margem de sucesso em um negócio, vamos falar de outro ramo dentro das franquias de comida que é delicioso e tem toda uma tribo de apaixonados: os frutos do mar. E com eles, a Vivenda do Camarão, franqueadora com quase duas dezenas de selos de excelência da ABF.
A franquia oferece várias opções de negócios, além da flexibilidade, podendo um franqueado atender em pontos como hotéis, restaurantes, bares, empresas e no consumidor final. A marca também oferece todo um campo estrutural de suporte em várias etapas do processo pré e pós de uma inauguração.
Investimento inicial: A partir de R$ 60.000,00. No site da Vivenda de Camarão, existem vários canais, como o “fale conosco” e um número 0800 para você saber das possibilidades e se tornar um novo franqueado.
12 – DOG KING
Inserida no que há de mais tradicional nas franquias de alimento, o fast food, uma das vantagens da Dog King, além de seu produto saboroso, é a facilidade que a empresa oferece a um possível novo franqueado em se adaptar rápido.
Ela possui um método de produção sistematizado e de fácil aprendizado para você gerir a franquia de forma segura, eficiente e oferecendo aos clientes um alimento de qualidade, gostoso e bem aprovado.
A DOG KING oferece: suporte operacional e de gestão, fabricação e logística própria, adaptação ao mercado e uma marca consolidada, com quase 40 unidades espalhadas pelo país. O lucro médio mensal varia de 15 a 25%.
Modelos: Loja Express e Loja Padrão.
Investimento inicial: A partir de R$ 99.000,00 – Saiba mais indo no Site deles.
13 – O BURGUÊS
Daqueles ramos que não podem ficar de fora, é óbvio que o Blog do Franqueado não esqueceria de citar o de Hambúrguer. Assim como Açaí, passou a ser um mercado totalmente proliferado nacionalmente, com muita projeção para lucros e negócios bem desenvolvidos.
E a O Burguês acaba sendo um exemplo, já que é uma das mais tradicionais franquias deste segmento no Brasil.
Hamburgueria delivery, ela conta com muitas coisas positivas, inclusive um aplicativo bem conceituado e inflado, nas 64 lojas espalhadas por vários estados do país. A marca credencia seus franqueados, os treina, concede um marketing profissional, consultoria e manual de inscrição. A taxa de faturamento delivery chega aos 90% e o lucro médio é de 15%.
Investimento inicial: A partir de R$ 180.000,00 – Saiba mais no Site da empresa.
14 – BIOFLORA
Franquia de alimentos barata e já citada no Blog do Franqueado , a Bioflora aproveita um gancho bastante falado nos últimos anos: o aumento da imunidade.
A empresa oferece justamente isso: produtos alimentares que beneficiam um organismo mais forte e resistente. É uma franquia barata, que possui segmento em alta e pode tornar-se, naturalmente, uma opção bastante promissora.
Quando se fala em algo promissor, é avaliado o contexto que vivemos e também os números que são apresentados. 50% das pessoas de 18 a 55 anos consomem produtos naturais. A franquia é totalmente virtual, dispondo de suporte, baixo investimento e promessa de alto nível lucrativo.
Você fica responsável por uma loja virtual dentro das mídias digitais e negocia os produtos, tendo renda passiva de tudo que for vendido no portal de sua área. Sem se preocupar com a logística e operação das entregas, sendo a franqueadora responsável por isso.
Investimento inicial: A partir de R$ 9,990.000 – Saiba mais clicando aqui.
15 – FÁBRICA DE BOLO VÓ ALZIRA
Encerrando a lista e tentando falar de tudo um pouco, dentro dos segmentos das franquias de comida, vamos abordar outro ramo muito tradicional, o de bolos, com a A Fábrica de Bolos Vó Alzira.
Trata-se de uma franqueadora que vem crescendo bastante, tendo 300 unidades em todo o território nacional. A franquia conta com receitas exclusivas, várias especialidades, e oferta um serviço diferenciado dentro do mercado.
Com variedade nos valores, são cinco modelos de negócio: Microfranquia em PDV, Dark Kitchen, Lojas de Rua, Loja em Hipermercado, Loja em Shopping. A empresa não cobra royalties, possui suporte de operações e tem seu Delivery em processo de amplo crescimento.
Investimento inicial: A partir de R$ 60.000,00 – Saiba mais no Site da Fábrica.
Se interessou por alguma dessas franquias de alimentação? O Blog do Franqueado trouxe um pouco de cada característica dentro do segmento, mas as hipóteses são amplas!
Quer buscar outras opções? É só ficar atento ou atenta ao Blog, que vamos trazer ainda mais!
DICAS BÔNUS:
BISCOITÊ
A Biscoitê é a primeira boutique de biscoitos do Brasil.
Iniciou suas atividades em 2016 e já no mesmo ano, entrou para o franchising.
Com um modelo de negócio inovador, a ideia da franquia é vender biscoitos para presentes.
A rede possui 4 opções de modelos de negócio: loja, quiosque, carrinho ou quiosque café. Com mais de 70 tipos de biscoitos diferentes, a Biscoitê possui uma inteligência única para o desenvolvimento e lançamento rápido de produtos exclusivos.
Os produtos da rede são vendidos exclusivamente através das lojas próprias, ou franqueadas, o que faz com que toda a compra seja uma “experiência de encantamento”
A marca trabalha muito forte na venda sazonal (grandes datas), como Natal e Páscoa, onde o faturamento da Biscoitê triplica.
O trabalho do franqueado Biscoitê é de operar o dia da unidade e principalmente atuar como um embaixador da marca, levando os clientes para a loja, efetivando as vendas e parcerias e fazendo uma divulgação institucional da Biscoitê em sua região.
Valores de investimento:
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil
Royalties: não cobra
PayBack: 18 a 24 meses
PARA SABER MAIS SOBRE A BISCOITÊ, CLIQUE AQUI.
ORGANNO
Os empresários Fabiana e Nilton Farias sempre tiveram hábitos saudáveis, e com isso perceberam que havia uma lacuna nesse nicho de mercado.
Assim, fundaram a Organno, com o intuito de ajudar pessoas a terem uma vida mais equilibrada, saudável, leve e feliz.
A Organno é uma loja de produtos orgânicos, que possui mais de 4 mil itens selecionados através do mais alto padrão de qualidade.
O sortimento de produtos a granel é grande e a marca ainda oferece alternativas para públicos com diferentes tipos de restrição alimentar, como veganos, celíacos, intolerantes à lactose e a proteína do leite de vaca, diabéticos e hipertensos.
Além de tudo isso, a loja também vende suplementos que atendem à crescente demanda por produtos destinados à performance esportiva.
Em 2020, ano de plena pandemia, as vendas de produtos sem glúten ou com menor teor de sódio a derivados, atingiram a marca de R$ 100 bilhões no País, segundo a Euromonitor Internacional.
Isso só favoreceu o mercado e consequentemente fez a marca aumentar o faturamento em mais de 50% por mês.
Os valores de investimento para ser um franqueado da Organno são:
Investimento inicial: a partir de R$ 290mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 250mil
Lucro: 15%
Payback: até 22 meses
Para saber mais sobre a Organno, basta clicar aqui.
Deixe um comentário