Franquia é um bom negócio para investir?

Renda extra com franquias/ blog do franqueado

Pode ser que o seu desejo de empreender através de uma franquia tenha sido neutralizado pelo medo, por conta do atual cenário mundial. Em meio a uma pandemia, muita gente acredita que o mais seguro seja apenas guardar dinheiro. 

Mas será que essa é a melhor maneira de garantir que esse montante renda algum dia? No mês de maio, o rendimento da poupança foi de 0,2% mensal, o que garante um reembolso de 2,4% no ano. 

Olhando por esse lado, melhor do que o dinheiro parado, é fazer ele trabalhar por você. Investindo em uma franquia, você pode fazer o dinheiro render e ainda garantir um retorno financeiro mais rápido. 

Se você se interessou por modelos de franquia com retorno rápido, clique aqui e confira 20 opções para investir. 

Mas por que é um bom negócio investir em uma franquia

Estudando as suas possibilidades, as necessidades da região e apostando no segmento certo, mesmo em meio a uma pandemia, é possível adentrar em uma rede de negócios. E ela pode se tornar uma segunda opção de renda ou até mesmo sua fonte principal de rendimentos.

Antes de qualquer coisa, é importante que se estude os segmentos que estão em crescimento no Brasil e, principalmente, na sua cidade ou região. É imprescindível que se direcione o modelo de negócio que se deseja investir. 

Para isso, ter um olhar diferenciado é essencial. Se a sua região é menor, o ideal para obter sucesso é procurar por modelos de franquias para cidades pequenas, por exemplo. 

Se este é o seu caso, abaixo você pode conferir as melhores franquias para cidades pequenas:

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no ano de 2020, o segmento que mais cresceu na área de franquias foi o de casa e construção. O faturamento do ramo foi de R$12,429 bilhões, o que representa um crescimento de 12,8% em relação ao ano anterior. 

Muito da expansão do negócio se deu por conta da pandemia: tendo que passar mais tempo em casa, muita gente optou por reformar ambientes para conseguir maior conforto na hora de se adaptar à forma remota de trabalho. 

Outro ramo em ascensão desde o ano passado é o de saúde, beleza e bem-estar. 

Dados da ABF apontam um crescimento de 3,1% no faturamento deste segmento, totalizando R$35,276 bilhões, com o número de unidades subindo 0,4%. Este também é um segmento bastante procurado pelas pessoas no chamado “novo normal”. 

Com mais tempo dentro de casa, cresce a necessidade de aumentar os cuidados pessoais. 

No site da ABF você pode conferir com mais detalhes os segmentos que cresceram mesmo durante o período de crise. 

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Foto: Freepik

Um ponto que também pode ser importante para quem está iniciando no ramo é buscar por franquias de sucesso

Optar por esse modelo pode garantir ao franqueado sair na frente, já que estará escolhendo uma marca que já é conhecida pelo público em geral. Isso facilita e muito na hora de implementar uma marca na sua cidade ou região. 

Seguindo as dicas dadas por Davi Vasconcelos, consultor de negócios da Inova Franquias, os segmentos que mais devem se destacar em 2021 são:

  • Construção civil
  • Saúde e cuidados pessoais (limpeza, higienização, produtos de beleza e cosméticos)
  • Alimentação (operando no modo de delivery e ofertando alimentação saudável e rápida)
  • Serviços domésticos (limpeza de casa e estofados)
  • Atendimento online

Clicando aqui você confere algumas dicas da ABF para obter uma franquia de sucesso

Abaixo você confere um vídeo com opções de franquias mais lucrativas e baratas para ganhar dinheiro em 2021:

Agora que você tem alguns dados relevantes sobre franquias, seria interessante entender um pouco da história do modelo de negócio no Brasil e no mundo. O termo franchising, originado nos Estados Unidos, vem da palavra francesa “franchise”, onde “fran” significa concessão de um privilégio ou autorização. 

Ou seja, quando uma empresa oferece direito de licença na utilização de sua marca para outros empresários, para que estes possam vender seus produtos e serviços. 

As informações são da Inova Franquias, que conta ainda que a origem do segmento se deu na idade média, pela Igreja Católica, com moldes diferentes dos que conhecemos atualmente. 

Durante o período, a igreja expandiu consideravelmente sua rede de fiéis e passou a oportunizar aos senhores de terra, ou a chamada “elite” da época, coletar os impostos em seu nome. 

Mas o termo franchising em si passou a ser utilizado tal como nos dias atuais a partir da década de 50, quando se entendeu a necessidade do crescimento das empresas. O foco principal era atingir novas regiões, então as empresas decidiram oferecer a utilização de suas marcas para terceiros, expandindo o negócio. 

A história conta que o primeiro modelo de franquia foi criado em 1850, nos Estados Unidos, quando a fabricante de máquinas de costura Singer passou a licenciar outros comerciantes para vender seus produtos em outras regiões. Tornar-se franqueadora fez com que a marca expandisse sem muitos investimentos. 

História do franchising no Brasil

Dez anos depois do surgimento do termo e do modelo de negócio nos Estados Unidos, foi a vez de o Brasil iniciar no ramo. Em meados de 1960, foram registradas as primeiras franquias brasileiras: as escolas de idiomas CCAA e Yazigi. 

Mas, apenas dez anos depois é que as franquias passaram a se estruturar no Brasil, ou seja, começaram a ser vistas como uma estratégia para que as empresas conseguissem uma expansão.

Alguns exemplos de franquias de sucesso que iniciaram nesta época e que seguem sendo marcas fortes até hoje são O Boticário, Ellus e Água de Cheiro. 

A expansão do modelo de franquias no Brasil também abriu as portas do país para receber marcas americanas que até hoje são consolidadas em solo brasileiro, a exemplo do MCDonald ‘s. 

Foi aí que os shoppings começaram a surgir no Brasil, fazendo com que várias redes de varejo – principalmente no setor de confecção, cosméticos, vestuário e acessórios – vissem no segmento a oportunidade de ampliar negócios, oferecendo suas marcas e conseguindo abrir novas redes de franquias em todo o país. 

A legalização do franchising no Brasil teve início em 1987, com a criação da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que publicou, em 1994, a Lei nº 8.955/94, conhecida posteriormente como a Lei das Franquias.

Esse movimento ofereceu aos investidores brasileiros uma maior segurança e confiança na modalidade. A legislação, inclusive, deixa clara as diferenças entre filial e franquias. 

Gostou de revisitar a história das franquias? O material completo sobre a história do franchising no Brasil e no mundo você confere clicando aqui.

Se ainda está em dúvida sobre ser um bom negócio investir em uma franquia, você pode conferir abaixo uma lista com as principais vantagens de ser um franqueado ao invés de arriscar em um negócio iniciando do zero. 

As informações foram colhidas através do Portal do Franchising, que conversou com a especialista em franquias, Mércia Vergili. 

Principais vantagens de investir em uma franquia:

1 – Expansão

Na avaliação de Mércia, é muito mais ágil conquistar a expansão através das franquias, porque os modelos já vêm prontos e as franqueadoras estão sempre estudando novos pontos estratégicos para ampliação da presença nos mais variados territórios, trabalho que facilita na hora da decisão pela expansão. 

2 – Marca

Iniciar um negócio já possuindo uma marca conhecida é uma vantagem e tanto. Investir em uma empresa já consolidada significa contar com departamentos de publicidade, comunicação e marketing para auxiliar na divulgação do negócio, que naturalmente já é conhecido pelo público através da presença marcante da franquia

Uma vez que a franquia escolhida já é conhecida no meio, fica muito mais fácil atrair clientes e conquistar novos compradores para a sua marca ou serviço. 

3 – Contrato

Ter um contrato firmado faz com que, tanto franqueado como franqueador, fiquem assegurados juridicamente contra possíveis revisões de acordo. Automaticamente, isso dá mais segurança para o investidor trabalhar e para que a franquia continue a desenvolver seus processos de aperfeiçoamento do negócio. 

4 – Gestão

É imprescindível passar por um treinamento de gestão antes de abrir as portas de uma franquia, e isso é oferecido pela franqueadora. 

Ela ensinará tudo o que for necessário para que se tenha o controle do negócio, fazendo com que o franqueado conquiste maior segurança e independência na hora de implementar a marca na sua região. 

Além disso, mesmo após a abertura da unidade, a marca continuará acompanhando os resultados e recomendando ações para que se aperfeiçoe o negócio.

5 – Fornecedores

Para se ter sucesso é indispensável a parceria com fornecedores à altura do seu negócio. 

As franquias sempre pesquisam muito sobre quem fornece os serviços e produtos para suas unidades, o que oferece ao franqueado, além do contato com os melhores fornecedores, uma vantagem na hora de negociar. 

Por isso, os fornecedores que atuam no franchising são sempre homologados, o que garante maior qualidade nos produtos e serviços ofertados. 

6 – Criatividade

As franqueadoras, por si só, já realizaram pesquisas de mercado antes do lançamento do serviço ou produto proposto, o que dá ao franqueado mais tranquilidade na hora de investir, já que terá a garantia da aceitação do público antes mesmo do lançamento. 

Outro ponto importante é que as redes de franquias estão sempre em busca de inovação e criação de novas soluções para oferecer aos franqueados, fazendo com que o produto ou serviço saia da mesmice, o que pode ser um diferencial no mercado. 

7 – Padronização

Manter um padrão que já está dando certo e que já foi testado no mercado é muito mais simples do que criar um do zero, sem o feedback do público e o entendimento sobre o que deu certo e o que não deu. 

Investindo em uma franquia você poderá entender como funciona todo o processo do serviço ou produto, conseguindo compreender melhor como é o padrão adotado pela marca, e que também será aplicado na sua franquia. 

8 – Negociação

Como a compra é voltada a todas as unidades da rede, a franquia irá negociar diretamente com fornecedores por preços mais baixos. O resultado: você consegue ganho de poder de negociação e maior barganha na hora do faturamento. 

9 – Suporte

Ao abrir uma franquia, além de possuir o direito de utilizar a marca ou o serviço, você ainda pode contar com uma rede de apoio necessária para compor seu negócio. 

A franqueadora geralmente oferece orientação em temas como contabilidade, jurídico e tributário. Ter uma visão geral do negócio, não só focado nas vendas, mas também na parte administrativa, comercial e jurídica, é um dos pontos mais importantes para obter êxito. 

De acordo com a consultora Mércia Vergili, isso evita que os franqueados tenham problemas por desconhecimento, além de livrar de preocupações burocráticas, sobrando mais tempo para a busca de um melhor resultado para o negócio.

10 – Coletividade

O princípio básico do segmento é que: se a franquia cresce, você cresce junto. Ou seja, o crescimento da marca como um todo é também o seu crescimento. 

Se a marca ou serviço tem sido vista com bons olhos pelos consumidores, automaticamente a sua franquia já sairá na frente, visto que passou pela aprovação do público. 

É importante citar que o franchising é um mercado bastante colaborativo, em que o sistema trabalha para o crescimento orgânico de toda a cadeia envolvida. 

História de sucesso

Ainda que o cenário não pareça totalmente favorável para investir em uma franquia, se você se identificar com a marca, tiver certa experiência com o tipo de negócio e muita vontade de crescer, é possível que, mesmo em meio à crise e a pandemia, consiga obter sucesso. 

Este é o caso de Mayara Gomes e Márcio Gabriel. Ela, funcionária pública, já possuía experiência em vendas quando seu caminho cruzou com a Yes! Cosmetics, através de uma feira da ABF, em 2016. 

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Foto: Divulgação

O sonho de empreender tomou forma e ela, junto ao marido, inaugurou, pouco tempo depois, seu primeiro quiosque, no Porto Velho Shopping, em Rondônia, no Norte do Brasil. 

Onze meses depois, o casal investiu um pouco mais e inaugurou o segundo quiosque. Sete meses depois veio mais uma unidade, desta vez no formato de loja. 

O que nos fez acreditar e faz com que a gente continue acreditando na marca Yes! Cosmetics é justamente o apoio que ela sempre nos dá. É o que renova a cada dia a nossa confiança um no outro e a nossa relação com a franquia Yes! Cosmetics”, destacou Mayara. 

Eles não pararam por aí. Mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia do Covid-19, Mayara e Márcio estudaram o terreno, avaliaram as possibilidades e decidiram, no ano passado, apostar em mais uma unidade da Yes!, investindo, agora, em uma loja de rua.

É na crise que vão surgindo boas oportunidades para se fazer bons negócios, e nós enxergamos nesse momento uma ótima oportunidade para fazermos mais um investimento. Nós acreditamos que haverá uma grande superação desse varejo no futuro. Tudo isso  tem sido feito com suporte e apoio total da nossa franquia, e a gente vem vendo isso especialmente nos últimos meses”. 

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), apesar dos enfrentamentos da pandemia, o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos fechou o ano de 2020 com crescimento de 5,8%. 

Ou seja, mesmo em meio a crise, o cenário mostra-se favorável para o investimento neste ramo. 

Dados da Yes! Cosmetics

  •  De julho a dezembro de 2020, foram inauguradas 15 novas unidades da marca. Outras 28 unidades estão em fase de implantação. 
  • Os produtos Yes! são vendidos durante todo o ano, sem interferências sazonais.
  • Os cosméticos possuem a validade de 3 anos e podem ser facilmente armazenados, o que evita perdas para o lojista. 
  • A franqueadora oferece ao franqueado total apoio e treinamentos necessários para gerir e operar o negócio da melhor forma possível. 
  • Recentemente a marca implementou o e-commerce, permitindo que o cliente final possa adquirir os produtos e receber na sua própria casa ou retirar na loja mais próxima. A iniciativa também beneficia o franqueado, já que oferece ganhos em todas as frentes de consumo. 

Clique aqui para saber mais detalhes sobre a franquia Yes! Cosmetics

Sou funcionária pública e meu sonho sempre foi empreender. Já fui estoquista, vendedora e gerente na área de cosméticos. Investir em uma franquia já consolidada no mercado nos dá muito mais segurança. O apoio da franqueadora também é muito importante para nós, principalmente em momentos de crise, isso faz toda a diferença. Uma dica que dou é apostar e trabalhar muito no marketing local e regional. Foi assim que consegui dar uma salto com a Yes! na minha região”, finalizou Mayara. 

Então, franquia é um bom negócio? Finalizamos te dizendo que sim. Com o valor certo para investir, uma boa estratégia de marketing, um bom ponto para operar, vontade de crescer e uma franqueadora pronta para dar todo o suporte necessário, se tornar um franqueado pode ser a melhor opção para lucrar e garantir uma renda extra. 

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DICA BÔNUS

ESTETIC 360

A Estetic 360 nasceu da experiência de mais de 10 anos dos seus sócios no ramo da estética e dos mais de 20 anos de experiência em franchising do grupo BHF. 

A marca é a primeira franquia do segmento a reunir os principais serviços de estética e bem estar em uma única clínica. 

A rede oferece a proposta de dar acesso a procedimentos antes classificados como exclusivos para as classes AB, como harmonização facial, depilação a laser, alinhamento dental, entre outros, para as diversas classes sociais e perfis de clientes, através de condições de pagamento diferenciadas, com parcelamento em até 18x e preços competitivos. 

Inserida em um mercado extremamente dinâmico e resiliente à crise, que é o de saúde, beleza e bem-estar, na Estetic 360 o consumidor final encontra um ambiente aconchegante, confortável e moderno, pensado para proporcionar a melhor experiência durante os procedimentos.

Cada procedimento é realizado  em um espaço exclusivo, com equipamentos

modernos e uma equipe especializada de consultoras.

Valores de investimento:

INVESTIMENTO INICIAL – R$ 800 mil

FATURAMENTO MÉDIO MENSAL – R$ 400 mil

ROYALTIES – 6% do faturamento bruto mensal

PAYBACK – 5 a 12 meses

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