Franquia de cosméticos é um bom negócio? Confira!
Abrir uma franquia de cosméticos pode ser um negócio bem lucrativo no Brasil.
Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), apesar da instabilidade econômica, o país ocupa o 4º lugar no ranking mundial no consumo de cosméticos, atrás apenas de grandes potências, como Estados Unidos, China e Japão.
É isso mesmo. Brasileiros e brasileiras estão entre a população mais vaidosa do planeta.
A busca por uma boa aparência costuma ser uma das prioridades entre mulheres e homens do país, que assumem com categoria, consumir rotineiramente produtos voltados à beleza.
Além disso, todo ano o público masculino cresce nesse sentido e esse interesse só agrega, pois como resultado, as marcas buscam atendê-los e acabam gerando ótimas oportunidades de negócios.
Isso porque o cuidado pessoal é um hábito que está ligado à higiene e não somente à beleza.
Em resumo, consumidores e consumidoras podem até fazer um downgrade de categoria em momentos de crise, mas a tendência é de que não abandonem o costume de usar determinado produto.
A vantagem dos cosméticos
Uma das grandes vantagens em revender cosméticos no Brasil, está no fato de que esse é um dos poucos mercados que registram aumento nas vendas mesmo em épocas de crise.
Várias pesquisas no setor confirmam essa afirmação e se você fizer uma pesquisa rápida na internet, por exemplo, vai encontrar muitos dados sobre isso.
Para se ter uma ideia, quando o país estava em plena recessão, em meados de 2016, o mercado de cosméticos cresceu cerca de 10% e os aspectos que contribuem para isso são inúmeros.
Podemos citar alguns, como o maior acesso das classes “D” e “E” decorrente do aumento de renda, a participação crescente da mulher no mercado de trabalho, o lançamento constante de novos produtos e a elevação da expectativa de vida.
Dados da Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC, mostram que mesmo com a pandemia, o segmento aumentou suas vendas em 4,19% nos meses entre janeiro e julho de 2020, quando comparado ao mesmo período em 2019.
Portanto, diante desses fatos é possível perceber que esse é um mercado que avançou contra a crise, mostrando ser bastante promissor.
Então, não tenha dúvidas: esse é um dos setores mais promissores e que mais crescem atualmente em todo o país.
E se você tem algumas economias e deseja investir em seu próprio negócio, uma franquia de cosméticos pode ser a solução certa para você!
Um pouco mais sobre o mercado de franquia de cosméticos
De acordo com a empresa de franquias Euromonitor International, as vendas do setor alcançaram R$109,7 bilhões em 2018.
Como resultado, o crescimento desse mercado no Brasil, tem ajudado a fortalecer marcas que são 100% nacionais.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o mercado de franquia de saúde, beleza e bem-estar, que integra o segmento de cosméticos e também perfumaria, cresceu 9,2% no primeiro trimestre de 2019, quando comparado ao mesmo período em 2018.
Além disso, o mercado de franquia de cosméticos é um dos que concentra a maior quantidade de marcas, com modelos de negócios de baixo investimento.
Outra grande vantagem para investir em franchising, é que todo o padrão de operação para sua abertura é determinado pelo franqueador, desde pequenos detalhes, até estratégias de marketing, por exemplo.
Sobre Franchising
Franchising é essencialmente um modelo de negócio de relacionamento de longo prazo, que deve ser construído em bases sólidas.
De acordo com especialistas do ramo, o tempo médio entre o início de uma negociação até a efetiva inauguração de uma microfranquia, pode ser de 4 a 5 meses.
Nesse contexto, para ser um franqueado bem-sucedido é essencial pesquisar sobre redes de franquias e conhecer aquelas que sejam mais compatíveis com o seu perfil.
Da mesma forma, escolher uma franquia bem conceituada no mercado vai fazer toda a diferença.
Vale lembrar que as maiores e melhores franquias sempre estão associadas com a Associação Brasileira de Franquias – ABF.
É importante ainda, analisar o mercado, pesquisar e comparar todas as opções e não só as mais famosas.
Verificar a rentabilidade e conversar com franqueados também é uma boa dica para sair do zero, tirando todas as dúvidas que porventura possam aparecer.
É bom lembrar também, que em um modelo de franchising, os franqueados recebem treinamento e plano de negócio completo e todo o know how da marca escolhida é passado para o empreendedor.
Um modelo para investir no setor de franquia de cosméticos
Um exemplo de investimento inteligente no segmento de franquia de cosméticos, é a opção em quiosques.
É bem provável que você já tenha visto vários deles por aí, em shoppings, estações de metrô e até supermercados.
Esse modelo de negócio não exige o trabalho nem o custo de uma loja completa, sendo fácil de montar e gerir.
Com curto prazo de implantação, o formato em quiosque demanda espaço reduzido e opera com uma equipe enxuta, reduzindo custos operacionais e trazendo ótimos retornos financeiros.
O quiosque em shopping é um excelente exemplo de facilidade de operação e várias empresas que investem nesse setor, ampliaram seus lucros e se consolidaram no mercado.
A aposta certa de franquia de cosméticos
Para uma aposta certeira, a dica é investir em marcas que priorizam não só qualidade e preços acessíveis, mas também inovação e bom relacionamento com o público.
É o caso da Yes! Cosmetics, que começou em 2000, com apenas 27 produtos no total, entre itens de perfumaria e maquiagem (12 deo colônias e 15 cores de batom, mais especificamente).
Um pouco de história
Inicialmente, a marca foi crescendo através de vendas diretas, chegando a uma rede de quase 500 distribuidores com mais de 100.000 revendedores autônomos em todo o Brasil.
A partir daí, todos os meses a Yes! lançava um catálogo diferente.
Sempre investindo em perfumaria e maquiagem, em 2010, a Yes! Cosmetics fez parceria com a atriz, modelo, youtuber e apresentadora Sabrina Sato, chegando a mais de 400 produtos lançados.
Isso ampliou a divulgação e impulsionou as vendas, gerando maior rentabilidade para a empresa.
No ano de 2013, as lojas próprias começaram a tomar fôlego: com 64 delas no total, estavam presentes nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas e tiveram uma rápida expansão.
Depois disso, o sucesso só aumentou e em 2016, a marca passou a investir em franchising, expandindo seu negócio para o resto do país.
Mas isso não foi feito sem planejamento.
A marca investiu em consultoria e contratou uma das melhores do Brasil para a formatação de um modelo de franquia.
A partir daí, nesse mesmo ano a franquia de cosméticos Yes! Cosmetics inaugurou mais de 20 unidades até o mês de julho e associou-se com a Associação Brasileira de Franchising – ABF.
Em 2019 a franquia de cosméticos Yes! Cosmetics, ganhou o selo de excelência em franchising.
Esse selo é concedido todos os anos à franqueadoras, reconhecendo a qualidade e a excelência dessas empresas.
Para obter esse reconhecimento, uma pesquisa de satisfação é enviada aos franqueados, onde alguns fatores são levados em conta, como por exemplo o índice de satisfação deles sobre a relação com a franqueadora e com o retorno financeiro.
A intenção dos franqueados em abrir mais unidades ou recomendar a terceiros também é um dos alvos principais da pesquisa.
Transformando crise em novas oportunidades
Em 2020, com a chegada da pandemia, buscando sempre se atualizar e inovar no mercado, a Yes! criou o projeto ametista, com novos formatos arquitetônicos de loja e quiosque.
A área de metragem quadrada foi diminuída enquanto que a área de exposição foi aumentada, tudo para tornar o ambiente mais aconchegante e acolhedor.
A parte digital também foi atualizada, para que todos os franqueados pudessem participar das vendas online.
Outra inovação durante o ano de 2020 que a pandemia trouxe, foi na verdade um resgate às origens: a volta da venda direta, de uma forma mais estruturada e atual.
A marca pretende ter equipes cada vez mais centradas no porta a porta, que devem trazer um incremento de 10% ao faturamento das unidades.
A médio prazo, a perspectiva é de que esse canal represente 40% da receita dos franqueados.
Sobre a Yes!
Com a missão de proporcionar alegria e beleza através da comercialização de seus produtos, a Yes! Cosmetics busca ser a empresa mais competitiva e com a melhor relação custo-benefício, sendo referência em tendência de beleza.
Com 20 anos de expertise no mercado de beleza, a Yes! vem se destacando cada vez mais.
Com itens de perfumaria, maquiagem e acessórios, além da linha assinada por Sabrina Sato, a Yes! Cosmetics investe em qualidade, inovação, sustentabilidade e preços acessíveis, acompanhando as principais tendências do mundo.
Por ter um baixo custo de investimento e credibilidade no mercado, a Yes! é uma ótima opção de franquia de cosméticos para grandes e pequenas cidades, pois tem alta rentabilidade e alta lucratividade, prometendo retorno financeiro em apenas 18 meses.
Seus perfumes possuem referência olfativa com marcas internacionais e seus produtos de maquiagem são HD (High Definition), que ajudam a minimizar os efeitos do tempo, como linhas de expressão e poros abertos, por exemplo, ou seja, perfeito para todas as idades.
Como o modelo de negócio da Yes! é inovador, dá pra investir tanto em lojas tradicionais como em quiosques, de acordo com o perfil de cada franqueado, é claro.
Aos poucos, a franquia de cosméticos Yes! Cosmetics foi ganhando reconhecimento nacional por ser uma franquia de cosméticos segura, que tem uma marca já consolidada no mercado, lucrativa e de simples operação.
Os ingredientes perfeitos para uma receita de sucesso absoluto.
Modelo de negócio de sucesso de franquia de cosméticos
Para se ter uma ideia, em apenas 4 anos (2016 – quando foi implantado efetivamente o modelo de franquias, até hoje – 2020), mais de 50% dos franqueados da Yes! Cosmetics já possuem mais de uma unidade.
Atualmente, a marca está presente em quase todos os estados do país e já possui mais de 90 franqueadas.
Vale dizer que ela foi destaque várias vezes pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, como uma força de vendas no segmento de beleza.
A Yes! Cosmetics é um belo exemplo de franquia de cosméticos jovem, alegre, acessível, colorida e moderna.
Não é à toa que a marca é composta por cores fortes, pois o púrpura e o azul turquesa dão a ideia de criatividade, sucesso, confiança, alegria e inovação.
Dessa forma, toda a identidade visual foi pautada em positividade e alegria.
Lembra que a gente falou que brasileiras e brasileiros estão entre os mais vaidosos do planeta? Pois é. Com a Yes! Cosmetics você vai ter a oportunidade de vender auto estima.
Uma marca que não testa em animais
Um dos valores que a Yes! Cosmetics mais preza é a sustentabilidade.
Além disso, inovação e qualidade também não podem faltar.
A marca possui um portfólio bem completo, com mais de 50% dos itens cruelty free, isto é, não são testados em animais, preocupando-se portanto com os mais diversos nichos de consumidores.
Segundo uma pesquisa recente feita pelo IBOPE, 37% da população afirmam que até pagariam mais caro por produtos que minimizem o sofrimento animal e que permitam que eles vivam de maneira mais próxima possível do natural.
Inovação também na era digital
Além das lojas tradicionais e quiosques, todos os franqueados da Yes! podem comercializar os produtos através de venda direta, pelo e-commerce oficial da marca e ainda pelo Social Commerce.
A opção do e-commerce, dá ao consumidor a alternativa de comprar pelo site e retirar na loja, por exemplo.
Isso beneficia diretamente o franqueado e em tempos de pandemia, é primordial para qualquer modelo de negócio poder comprar através da internet.
Sob o mesmo ponto de vista, o Social Commerce hoje em dia, é imprescindível para que as empresas possam melhorar suas vendas e seu relacionamento com o público.
Em suma e de forma simplificada, ele é o ato de integrar loja virtual com rede social, fazendo com que o usuário interaja com o conteúdo oferecido, classifique a qualidade dos produtos e ainda do atendimento.
Assim, com todos esses requisitos, a chance de dar errado é mínima.
E aí, ficou interessado em montar uma franquia segura, de simples operação, de baixo investimento e ainda por cima lucrativa?
Então clica aqui para saber mais sobre a Yes! Cosmetics.
Outra opção de franquia de cosméticos
Existem diversas opções de franquias de cosméticos de sucesso no mercado e uma delas é a famosa O Boticário, uma marca forte, com mais de 30 anos de mercado.
O Boticário hoje é o maior case de franquias no Brasil, com mais de 3.700 unidades e 900 franqueados por todo o Brasil.
Ela é reconhecida como a maior rede de cosméticos do mundo!
Diversos franqueados da rede O Boticário, possuem mais de uma unidade.
A primeira franquia O Boticário foi inaugurada em 1980 e a partir daí a marca teve uma enorme expansão, investindo inclusive em países fora do Brasil.
O Boticário lançou ainda novas marcas, no intuito de atingir o público ainda maior: A Eudora, que trabalha com o modelo de venda direta, e a Quem Disse Berenice, que tem um ticket médio um pouco maior.
Sustentabilidade
Pensando também em sustentabilidade, O Boticário lançou sua primeira loja sustentável, que fica no parque Ibirapuera, em São Paulo.
Ela foi toda reformada com plástico reciclado em blocos, que foram utilizados do piso ao teto da loja.
Tipos de franquia de cosméticos O Boticário
O Boticário oferece 3 modelos de franquias: o formato em quiosque, o quiosque móvel e o formato de loja tradicional.
Investimento
O Valor do investimento inicial para abrir uma franquia da O Boticário é de R$510.000,00 e o faturamento bruto médio, gira em torno de R$70.000,00.
O retorno desse investimento leva de 18 a 36 meses.
Saiba mais sobre a franquia O Boticário clicando no vídeo abaixo:
The Body Shop
Especializada em produtos corporais, a The Body Shop tem representação no mundo todo.
Ela é uma marca do sul da Inglaterra, que entrou para o mercado de franquias através do modelo em quiosque.
A The Body Shop possui uma ampla gama de produtos para o corpo, desde sabonetes até cuidados com a pele e, além disso, todos os produtos da marca são cruelty free.
Ela inclusive foi a primeira marca internacional de cosméticos a ser reconhecida pela Humane Cosmetics Standard, apoiada pelos principais grupos de proteção animal.
Investimento
O investimento mínimo para se tornar um franqueado da The Body Shop é de R$350.000,00 e a única modalidade de negócio que eles oferecem é a opção de loja, com previsão de retorno em até 3 anos.
Para saber tudo sobre a marca, clique aqui.
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