FATOS SOBRE FRANQUIAS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Mais do que queimar a largada e sair na frente dos seus adversários, quando se escolhe investir em uma franquia também elimina-se alguns riscos desnecessários. Ao contrário de quem começa um negócio do zero, um franqueado tem em mãos uma marca já estabelecida no mercado. Essa é uma vantagem que se mostra altamente relevante nos primeiros meses do empreendimento, época em que pelo menos 7% fecham suas portas, segundo dados do Sebrae. Separamos aqui 24 fatos sobre franquias que você precisa saber.
Além desses benefícios, quando se adquire uma franquia, o investimento se dá em um negócio já testado, muitas vezes com vários consumidores fiéis e estratégias de marketing bem definidas que aumentam o número de vendas. Quando a franquia é séria, o faturamento do franqueado é quase certo.
Já falamos sobre franquias baratas e lucrativas para 2021 aqui no blog, agora vamos trazer para você 20 fatos sobre franquias. Para quem vai começar a empreender, essa é uma boa oportunidade de separar o caderninho e começar a anotar as dicas – ou salvar o link desta publicação. Para quem já empreende, talvez seja a hora certa de atualizar os conhecimentos sobre o mundo das franquias e compartilhar com os amigos.
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24 FATOS SOBRE FRANQUIAS:
FATOS SOBRE FRANQUIAS 1 – O FRANCHISING NUNCA DEIXOU DE CRESCER:
Isso mesmo, o primeiro dos fatos sobre franquias é um leve suspiro para quem está com medo de investir suas economias no segmento. Desde que o franchising chegou no Brasil, na década de 1990, ele nunca deixou de crescer. De lá para cá, anualmente, o setor vem se mostrando cada vez mais inabalável, empregando milhões de pessoas e crescendo mesmo ao longo de crises.
Para se ter noção, somente no segundo trimestre de 2019 o mercado de franquias no Brasil movimentou cerca de R$ 41,1 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
FATOS SOBRE FRANQUIAS 2 – É PRECISO FAZER ANÁLISES DOS DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS DE UMA FRANQUIA ANTES DE INVESTIR:
A saúde financeira de uma franquia diz muito sobre ela. É fundamental que você saiba analisar as demonstrações financeiras de uma marca antes de investir o seu dinheiro. É dessa forma que se descobre se a franqueadora está “vendendo saúde” ou em “estado de UTI” ao captar os novos franqueados. Preste bem atenção nesse ponto, pois será uma surpresa nada agradável aplicar suas economias em um modelo de negócio fadado ao fracasso.
FATOS SOBRE FRANQUIAS 3 – TODO FRANQUEADOR DEVE SE SUSTENTAR COM A TAXA DE ROYALTIES:
Se você encontrar por aí alguma franquia que diga não precisar dos royalties para se sustentar, desconfie. As taxas de royalties podem ser fixas ou variáveis, mas precisam existir para que o franqueador proporcione uma mínima estrutura de qualidade ao franqueado. Se uma franquia não cobra royalties, é muito provável que ela não consiga se manter quando parar de crescer. O franqueado poderá ficar desamparado. Você não quer isso, não é mesmo?
FATOS SOBRE FRANQUIAS 4 – TODA FRANQUEADORA É OBRIGADA A TREINAR OS SEUS FRANQUEADOS E EQUIPES:
Muita atenção ao 4º dos fatos sobre franquias! O franqueador é obrigado a treinar os seus franqueados para que o know-how (saber-fazer) do negócio seja suficiente e a operação tenha sucesso. A transferência de conhecimentos é um dos pilares que sustentam o franchising e garantem a qualidade do negócio.
FATOS SOBRE FRANQUIAS 5 – TERMO DE BOM USO DA MARCA:
Ao assinar um contrato de franquia, você estará concordando com o termo de boa utilização da marca franqueadora. Isso corresponde ao atendimento de todos os padrões predefinidos por essa franquia, seja o protocolo de atendimento; a quantidade de itens e serviços disponíveis; ou mesmo as campanhas de marketing externo. A experiência do consumidor jamais poderá ser alterada sem a autorização da franqueadora.
FATOS SOBRE FRANQUIAS 6 – MULTA POR QUEBRA DE CONTRATO:
Toda franquia séria cobra valores por uma multa rescisória – e ela costuma ser alta. Isso acontece porque, com a quebra do contrato, há também uma quebra de confiança na relação franqueado-franqueador. Normalmente quando uma marca cede seus direitos de uso, é feita estimativas e investimentos relacionados ao faturamento e crescimento do modelo de negócio. Uma multa rescisória dá segurança financeira para o franqueador.
FATOS SOBRE FRANQUIAS 7 – CLÁUSULA DE NÃO CONCORRÊNCIA:
Ainda dentro da abordagem sobre contratos de franquias, para além da multa rescisória, há também uma cláusula de não concorrência, esse é mais um dos importantes fatos sobre franquias.
Em termos simples: quando se deixa de ser um franqueado de uma marca, durante um tempo – normalmente de 3 a 5 anos – fica proibido o investimento e/ou operação em negócios similares ao que foi deixado para trás.
O impedimento se estende também à familiares próximos do ex-franqueado. Esse é mais um cuidado para proteger a franqueadora e evitar que “espertalhões” se aproveitem do treinamento para roubar uma ideia de negócio.
FATOS SOBRE FRANQUIAS 8 – MICROFRANQUIAS FUNCIONAM COMO QUALQUER OUTRA FRANQUIA:
A única diferença entre franquias e microfranquias é o valor do investimento, pois nas “micro” ele é muito menor. Se uma franquia custa entre R$ 400 e R$ 600 mil, uma microfranquia costuma custar até R$ 90 mil. Além disso, na maioria das vezes, quem adquire uma microfranquia opera com um modelo de negócio mais enxuto, podendo inclusive trabalhar de casa e vendendo serviços – sem a necessidade de um estoque.
FATOS SOBRE FRANQUIAS 9 – É POSSÍVEL FAZER RENDA EXTRA COM FRANQUIAS
Não é preciso sair de um emprego CLT para poder investir em franquias. Existem modelos que possibilitam o trabalho virtual e nos finais de semana – ou à noite; outros oferecem modalidades em que o franqueado não precisa operar o próprio negócio, ele pode simplesmente contratar um gestor que vai seguir as orientações dadas pela franqueadora. Perfeito para quem ainda tem medo de empreender, não é? Dessa forma se adquire confiança aos poucos até se perceber que entrar para jogo é a melhor decisão que você pode ter.
FATOS SOBRE FRANQUIAS 10 – TENHA CUIDADO COM AS FRANQUIAS DA MODA
Vamos ao 10º dos fatos sobre franquias; e não, não estamos falando das franquias que vendem roupas, acessórios e cosméticos, mas sim daquelas que estão no “hype” do momento e podem não ser tudo o que aparentam. Muitas vezes alguns segmentos de negócio acabam ficando em alta e surgem diversas marcas oferecendo tais serviço. Na maioria das vezes essa “explosão” na procura diminui com alguns meses e esses negócios acabam fechando as portas.
FATOS SOBRE FRANQUIAS:
11 – O FRANQUEADOR NÃO É RESPONSÁVEL PELO SUCESSO DO FRANQUEADO
Muita gente acredita no mito de que o franqueador deve se responsabilizar pelo sucesso de uma unidade franqueada, mas como já dissemos, isso não é real. Para que um franqueado possa se destacar, assim como em qualquer outro negócio, do Brasil e do mundo, é preciso que haja muito trabalho envolvido. O sucesso e resultado positivo de uma franquia chega com dedicação diária, além de disciplina para cumprir as orientações dadas pelo suporte da franqueadora.
12 – FRANQUIA NÃO É PARA TODO MUNDO
Não queremos desestimular você com esse 12º tópico dos fatos sobre franquias, mas precisamos alertar que existem pessoas que não se encaixam bem com esse modelo de negócio. Se você não é disciplinado, não sabe seguir regras, adora inovar por conta própria, sem debater suas ideias: franquias não são para você. Se esse for o seu perfil, talvez empreender por conta própria seja o melhor caminho a se seguir, com uma operação pensada e criada inteiramente por você.
13 – O USO DA MARCA DE UMA FRANQUIA NÃO É PARA SEMPRE
Diferente do que se pensa, ao assinar um contrato com uma franqueadora os direitos de uso dessa marca não estarão sob o seu domínio de forma vitalícia – para a vida toda. Isso significa que o acordo firmado entre as duas partes (franqueado e franqueadora) tem sim um prazo de validade, que costuma ser de 5 anos. Depois da vigência desse contrato é necessário que as partes envolvidas entre em acordo novamente para a continuação – ou não – da parceria.
14 – O FRANQUEADO SEMPRE VAI DIVIDIR OS GANHOS COM O FRANQUEADOR
Esse 14º dos fatos sobre franquias é quase autoexplicativo, mas não custa lembrar que um franqueado precisa contribuir com algumas taxas recorrentes que devem ser pagas ao franqueador pelo uso da marca.
Como já registrado aqui no Blog do Franqueado, é praticamente impossível que uma franquia séria mantenha a sua operação sem os valores dessas taxas que chamamos de “royalties”, isso porque existem suportes necessários que devem ser dados aos franqueados que representam custos.
Há cálculos diferentes que devem ser feitos para que royalties sejam cobrados – e isso vai depender do acordo estabelecido – como um percentual em cima do faturamento do franqueado, da quantidade dos produtos comprados (sell-in) ou mesmo valores que podem ser fixos.
15 – ALGUNS GRUPOS DE FRANQUIAS INTERNACIONAIS CONSEGUEM NEGOCIAR SEUS CAPITAIS NA BOLSA DE VALORES
Em mercados mais amadurecidos, como o dos Estados Unidos, o sistema de franquias está tão consolidado que existem grupos de franquias (multi franqueados) que detém diversas unidades de uma só marca, ou mesmo de diversas marcas. Algumas vezes, inclusive, essas empresas se tornam tão grandes que conseguem superar diversas outras franqueadoras existentes, tendo os seus capitais negociados na bolsa de valores.
16 – A COF É OBRIGATÓRIA POR LEI
A Circular de Oferta da Franquia (COF) é um documento obrigatório por lei que toda as franqueadoras precisam enviar para o candidato a franqueado, contendo as informações sobre a franquia.
Na prática, a COF funciona como uma cartilha em que consta detalhes essenciais, como o funcionamento da operação, fornecedores disponíveis, valores que devem ser investidos, informações dos franqueados atuais e antigos, além da demonstração financeira da empresa. Esse documento costuma ser bem extenso, embora necessário, e quem o recebe precisa assinar para garantir que recebeu.
17 – QUIOSQUES SÃO MAIS BARATOS QUE LOJAS
Algumas franquias oferecem várias modalidades de operação para o franqueado, dentre elas, os quiosques. Essa pode ser uma ótima opção para quem é apaixonado por uma marca e sonha em empreender, mesmo não tendo tanto dinheiro para investir em uma franquia na modalidade loja, já que os quiosques costumam custar menos para o franqueado.
Dentre as franqueadoras que já adotaram a modalidade quiosque, podemos citar a McDonald´s, a Chilli Beans, a Mr. Mix, a Yes Cosmetics, a Bubble Mix e a Burguer King.
18 – FRANQUIAS B2B SÃO MAIS LUCRATIVAS
Business-to-business (B2B) é uma expressão em inglês que denomina o comércio estabelecido entre empresas. Essa é uma prática bastante antiga, com a oferta de matérias-prima, insumos ou serviços atuando como pilares principais nas trocas entre empresas, mas que vem ganhando novos formatos com o desenvolvimento de novas tecnologias.
É cada vez mais frequente encontrar startups que oferecem soluções para outras empresas por meio do ambiente digital, como por exemplo as empresas de softwares, agências de marketing e lojas de e-commerce. Toda essa mudança no formato de fazer B2B também possibilitou a criação de franquias que atuam nessa modalidade, sendo, inclusive, negócios bem rentáveis, esse é mais um dos fatos sobre franquias.
Franquias B2B costumam faturar e lucrar mais porque conseguem ter uma maior retenção de seus clientes, já que empresas costumam estabelecer contratos entre si; vendem com valores mais alto, em grande quantidade; além de conseguirem uma receita estável.
19 – A MAIOR REDE DE FRANQUIAS DO BRASIL É O BOTICÁRIO
Com mais de 3.806 unidades espalhadas pelo país, a rede de franquias de cosméticos no varejo, O Boticário, consegue se destacar pelo tamanho dentro do mercado brasileiro, mas não somente. O Boticário é também a maior rede de franquias de cosméticos do mundo, tendo unidades espalhadas por pequenas e grandes cidades.
20 – EM 2020 HOUVE UMA MUDANÇA NA LEI FRANQUIAS
A lei n.° 13.966/2019, sancionada pelo presidente da República, entrou em vigor em março de 2020 e veio para revogar e substituir a Lei nº 8.955/94. Dentre as modificações, estão o maior rigor na punição de ofertas de investimento não condizentes com a expectativa de realidade ou mesmo nos casos de omissão de informações antes da decisão pelo investimento; estabelece regras específicas para franquia a sublocação do ponto comercial pelo franqueador ao franqueado; e a obrigatoriedade de tradução do COF para franquias internacionais.
21 – A ABF NÃO É UM ÓRGÃO
Embora muitos acreditem que a Associação Brasileira de Franchising é um órgão que regulamenta as franquias, assim como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamenta o mercado financeiro, essa não é a realidade. A ABF não vai certificar se uma franquia é boa ou não, ou se tem idoneidade.
Em sua essência, a ABF tem como objetivo reunir franqueados, franqueadores, fornecedores e todo o ecossistema em torno das franquias para que existam eventos que promovam o franchising no Brasil, além de promover uma defesa dos interesses do setor.
Sendo uma entidade, a ABF também tem a missão de fornecer capacitações e apresentar perante a mídia a importância das franquias, muitas vezes dando selos – Selo de Excelência em Franchising – para as que mais se destacam.
22 – A COCA-COLA É UMA DAS FRANQUIAS MAIS ANTIGAS DO MUNDO
Geladinha e geralmente ao lado de uma boa refeição, o refrigerante Coca-Cola foi um dos primeiros do mundo a ter a sua empresa pronta para operar no sistema de franquias. Tudo começou em 1880, quando a marca vendeu o direitos para terceiros engarrafar e vender seu refrigerante em determinadas regiões dos Estados Unidos. No início do século XX o modelo de negócio já estava consolidado e era um sucesso.
No Brasil as franquias da Coca-Cola chegaram um pouco mais tarde, em 1945, tendo a primeira autorização para a fabricação do produto concedida à Industrial de Refrescos, do Rio Grande do Sul, seguida pela Spal Indústria Brasileira de Bebidas, de São Paulo.
23 – DAS 10 FRANQUIAS MAIS ANTIGAS DO BRASIL, 4 SÃO DE IDIOMAS
Ao que parece, a partir da década de 1950 houve uma “explosão” no número de franquias de idiomas no Brasil. Segundo uma lista da ABF, em que as 10 franquias mais antigas no Brasil são citadas, 4 delas operam voltadas para o ensino de língua estrangeira, sendo: a Yázigi, aberta em 1954; a Fisk, inaugurada em 1962; ; o CCAA, com marca e a metodologia franqueáveis em 1969; e a PBF, com franquias que começaram a ser comercializadas em 1972.
24 – UM MASTER FRANQUEADO NÃO É A FRANQUEADORA
Um master franqueado trabalha como o braço de uma franqueadora em uma região específica, tendo a autorização para realizar vendas de franquias e até oferecer suportes aos franqueados. Mas não se engane, um master franqueado não é superior à franqueadora.
Essa é uma confusão bem comum de acontecer, pois o termo “master” (mestre) faz com que as pessoas acreditem que as regras são definidas por esse “grande franqueado”, mas na prática quem dá as ordens é a franqueadora.
Um master franqueado proporciona mais agilidade nas vendas de franquia e mantém uma estrutura mais próxima de seus franqueados.
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