Franquias de café: por que investir?
Franquia de café: Que o café é uma bebida popular e queridinha dos brasileiros, todo mundo já sabe. Mas o que muita gente ainda não tem informação são sobre os números que ele rende. Eles costumam ser surpreendentes. Você sabia, por exemplo, que o Brasil é o maior consumidor de café do mundo? E que, desse número, 35% das pessoas consomem a bebida fora de casa?
Essa é uma das vantagens de abrir uma franquia de café. Pois a presença do público é garantida. Já que o brasileiro ama inserir o café nos mais diversos momentos do seu dia a dia. Seja uma reunião de negócios, em encontros e até para dar uma pausa na rotina para respirar. E o espaço da cafeteria acaba tornando tudo mais especial.
Mesmo que essa seja uma grande paixão nacional, você ainda deve questionar se uma franquia de cafeteria vale a pena para você. Por isso, a seguir, você terá mais algumas informações para te guiar para os melhores negócios de franchising do ramo.
Setor de alimentação
As franquias de café se encaixam no segmento promissor de Alimentação. Este setor registrou em 2021, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), um faturamento de mais de R$32 bilhões, mostrando ser um segmento ideal para quem busca investir no franchising.
Este número mostra um crescimento de 5,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Abrir uma franquia, mesmo em tempos de crise econômica, ainda é um investimento vantajoso quando comparado a começar um negócio do zero.
Os motivos do sucesso do segmento estão em poder aproveitar a força do nome da marca, receber todo o know-how e suporte da franqueadora, escolher um modelo de negócio que já foi testado no mercado e saber, na prática, qual opção melhor se adequa ao perfil de cada empreendedor.
As franquias de café, além da bebida, podem servir outros tipos de alimentos, o que contribui para aumentar a receita do franqueado.
Veja o porquê investir em uma franquia de café
O brasileiro toma, em média, 839 xícaras de café ao ano, cinco vezes mais que a média mundial. Sabendo da importância do café para o paladar brasileiro, é comum que muitas marcas o incluam como um novo sabor no portfólio de produtos.
A Euromonitor contabiliza mais de 18 mil cafés no país. A estimativa é de que nem em 2025 o mercado consiga alcançar os 23.213 negócios que funcionavam em 2015. Mas a tendência é que esse tipo de empreendimento retome o crescimento.
Pensando nisso, então, confira essas considerações sobre o porquê em uma franquia de cafeteria.
1- O investimento pode ser menor a curto prazo
As franquias de café já possuem um desenvolvimento por trás do conceito vendido: local, fornecedores, suporte e tudo que diz respeito à montagem do negócio. Portanto, investir em uma franquia, neste primeiro momento, te faz economizar tempo a curto prazo.
2- Projeto arquitetônico e operacional estabelecidos
Geralmente, as franquias de café já têm um projeto montado de como precisa ser o local e ambiente da cafeteria. Sendo assim, você receberá essas informações para adaptar o ponto escolhido ao padrão da franquia. Isso faz com quê, também, você poupe tempo e dinheiro.
3- Compra um pacote de erros e acertos
A maior parte das franquias, antes de alcançarem o sucesso, cometeram seus erros. Isto é, o dono de uma cafeteria que você já viu em algum lugar, quando abriu seu negócio, provavelmente testou diversos modelos até ela se tornar uma franquia propícia para expandir. Portanto, a chance de errar é bem menor.
4- Geralmente possui melhor barganha
Franquias de café já consagradas e possuem muitas lojas, têm maior número de clientes e, consequentemente, maior volume de compras. Isso abre portas para melhores oportunidades de barganha com os fornecedores.
5- Fornecedores consagrados
Você não terá preocupação com o fornecimento de insumos e materiais, afinal, alguém antes já pensou por você. Ou seja, você não gastará tempo pensando quais são os melhores fornecedores para te atender e abastecer sua cafeteria de produtos como cafés, pães, cadeiras, máquinas e etc.
6- Suporte técnico e de marketing
Analise que tipo de suporte a franquia vai lhe oferecer. Este é um grande diferencial em optar por uma franquia ou um negócio próprio.
Todo o suporte técnico oferecido pela franquia é de extrema importância ao longo do caminho. Inclusive, algumas redes oferecem suportes jurídicos, nutricionais, de comunicação e marketing.
Conheça duas franquias de café líderes no segmento para investir:
Café do Ponto
O Café do Ponto entende que tomar um bom café é um momento especial e, por isso, seleciona os melhores grãos e coloca todo o talento e especialidade, desde a colheita até chegar ao consumidor final. A marca nasceu em 1950 e em 1992 entrou para o franchising expandindo rapidamente.
Para o Café do Ponto, apreciar o café não é um simples ato. É uma arte: a arte em fazer café.
Assim, possuímos diversas cafeterias presentes em diferentes regiões do Brasil, com mais de 60 unidades e um mix de produtos variados, com foco no café, frapés, doces e salgados. Uma marca amada pelas pessoas que apreciam o café de qualidade.
Há 2 modelos de negócio: loja, com tamanho a partir de 35m², ou quiosque, a partir de 16m².
Investimento inicial: R$200.000,00
Royalties: 4% do faturamento
Retorno do investimento: 24 a 36 meses
Faturamento médio mensal: R$80.000,00
Para saber mais sobre o Café do Ponto, clique aqui neste link.
Casa Pilão
A Casa Pilão é uma marca que busca trazer um conceito de brasilidade com ambiente aconchegante e atrativo. Líder em vendas de café no Brasil.
Com um mix de produtos variados, a Pilão conquistou respeito e tradição no mercado e na casa dos brasileiros, estabelecendo uma relação de confiança e tornando-se praticamente mais um membro da família, sempre presente, seja em ocasiões importantes ou naquelas do dia-a-dia.
Criada em um processo único, com torra lenta e uniforme a altas temperaturas, para extrair o máximo do sabor e aroma do melhor café.
No Café Pilão há linhas de cafés solúveis, linha de cappuccinos e uma linha de cafés em cápsulas de alumínio, com diversos aromas e intensidades.
Há 2 modelos de negócio: loja, com tamanho a partir de 35m², ou quiosque, a partir de 16m².
Investimento inicial: R$200.000,00
Royalties: 4% do faturamento
Retorno do investimento: 24 a 36 meses
Faturamento médio mensal: R$80.000,00
Para saber mais sobre a Casa Pilão, clique aqui neste link.
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