NEGÓCIO PRÓPRIO OU FRANQUIA?

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Começar um novo empreendimento envolve diversas variáveis. A vontade, acompanhada do medo e da dúvida, fazem parte dessa equação. Tudo tem que ser muito preciso para que as economias – muitas vezes juntadas por uma vida inteira – não escorram pelo ralo. É nessas horas que surge uma dúvida comum: ter um negócio próprio ou abrir uma franquia?

Essa é uma pergunta que vem acompanhada de expectativas, ansiedade por respostas. Sua resolução, porém, não é tão simples quanto parece. É preciso estudar, pesquisar e, acima de tudo, conhecer a si mesmo para saber por onde começar. Mas, neste artigo do Blog do Franqueado, você vai encontrar alguns caminhos para seguir. 

O que é um negócio próprio?

Como o próprio nome sugere, um negócio próprio é aquele em que você será o único responsável pelo sucesso da operação – ao menos que você tenha um sócio, que poderá dividir essa responsabilidade. Nesse modelo, tudo será construído do zero, sem nenhum know-how para ajudar na escalada do empreendimento.

Parece simples, mas trata-se de um grande trabalho, em que será necessário pensar em toda a operação. Formatar os mínimos e os grandes detalhes, nada pode passar ou tudo poderá ir por água abaixo. Diferente de uma franquia, quando se escolhe começar a empreender por um negócio próprio, não se tem suporte e acompanhamento de nenhuma equipe.

Por outro lado, o empreendedor poderá contar com total liberdade para fazer as suas escolhas – assumindo os riscos por isso. A empresa terá a cara do dono, e ele poderá dizer como absolutamente tudo deverá funcionar. No negócio próprio não existem regras pré-definidas.

Construção de marca em um negócio próprio

A marca é a representação de um negócio, um símbolo que faz com que qualquer empresa seja identificada por seu público alvo. Ela é fundamental para cativar e fidelizar clientes, trazendo muitas vezes conceitos que agregam valor aos produtos e serviços.

Um negócio próprio, entretanto, começa com uma marca que não é reconhecida pelos consumidores. Assim como tudo será construído do zero, todo o planejamento de marketing e branding – gestão das estratégias sobre propósitos, valores, identidade e posicionamento – também precisará ser levado em conta na nova empreitada. 

O reconhecimento de marca por parte dos consumidores é algo que leva um tempo para acontecer quando se tem um negócio próprio. É necessário estar com um plano de negócios bem delimitado para fazer os primeiros meses – até anos – da operação sobreviver.

E quem não sabe fazer um plano para o negócio próprio? 

Consultoria! Sem dúvidas. É ela quem vai auxiliar o empreendedor de primeira viagem a planejar um plano de negócio próprio que poderá levar a empresa a navegar por “mares mais conhecidos”. O desconhecimento para quem está começando pode naufragar qualquer operação. 

São os consultores que devem realizar um bom diagnóstico do seu novo negócio, além de formular soluções para os possíveis problemas a serem levantados. Esse profissional precisa ter, obrigatoriamente, um vasto conhecimento em administração e áreas correlatas.

Diferente do que muitos empreendedores pensam, às vezes o que parece ser de fato uma disfunção de operação é, na verdade, apenas um sintoma. Como um corpo humano, na maioria dos casos são necessários diagnósticos mais precisos, com base na ciência e dados.

Mas afinal, qual é o perfil ideal para se ter um negócio próprio?

Podemos dizer que o perfil ideal é aquele que é criativo, resiliente e principalmente: não se cansa de trabalhar. Acho que já ficou claro que um negócio próprio dará muito trabalho até se tornar o sucesso, mas não podemos esquecer que os resultados são recompensadores.

Qualquer novo negócio vai precisar se adaptar, reinventar. O empreendedor, precisará estar full-time na operação, aprendendo com os próprios erros para não repeti-los – e os reconhecendo, que é parte fundamental. Precisa também ter coragem para assumir os riscos (que são muitos).

Com preguiça de ler? Assista!

Antes de começar o seu negócio próprio

Pesquise! Estude muito o mercado. Entenda quem é o seu consumidor, o que ele faz, o que ele quer. Sane dores que existem, preencha as lacunas na vida desse cliente. Faça com que ele tenha necessidades que não sabia que tinha, enxergando valor no seu produto ou serviço. 

Lidar de cara com a concorrência também é parte fundamental desse primeiro passo para empreender. Não olhe para outros empreendedores como inimigos, pense que todos estão em um mesmo barco e busque o seu lugar à sombra – ou ao sol, como preferir.

Visite a concorrência, consuma seus produtos. Descubra o que eles fazem, onde erram e acertam. Aperfeiçoe o seu negócio com base em pesquisa, estando atento a todos os lados da operação. 

E o que é uma franquia?

Falamos muito sobre negócio próprio até aqui, neste artigo do Blog do Franqueado, mas não podemos esquecer das franquias. O nosso objetivo é fazer com que você reflita sobre qual é o seu perfil e que tipo de empreendimento se enquadra melhor na sua realidade.

Franquias são, de modo geral, negócios já validados, que trazem consigo know-how que facilitam muito a vida de qualquer empreendedor. Diferente de um negócio próprio, com uma franquia já se começa com uma “vantagem”, a do conhecimento, que diminui muito os riscos da operação. 

Nesse ponto vale lembrar que para franquear, uma marca já precisou conquistar seu espaço de mercado, formatar e adaptar o modelo de negócio. Necessariamente passou por validações, tornando-a pronta para o franchising. Todas as dificuldades vividas por um empreendedor de negócio próprio foram superadas pelos franqueadores de qualquer marca séria.

Além do fator “conhecimento”, ao investir em uma franquia também fica garantido o direito de começar uma marca que já tem um branding bem trabalhado, com consumidores cativos que reconhecem valor no produto ou serviço.

Franquias também oferecem suporte e acompanhamento constante do negócio. Treinamentos específicos e um plano de negócio – outras facilidades. Porém, mesmo com todas essas vantagens, franquias não são para todo mundo.

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Qual é o perfil ideal de um franqueado?

Um franqueado precisa saber, acima de tudo, seguir regras. Esse é um pré-requisito fundamental para garantir que a operação flua com sucesso, estabelecendo um bom relacionamento com a franqueadora. Caso esse não seja o seu perfil, muito provavelmente uma franquia não dará certo com você. 

Não adianta querer mudar o produto ou serviço por conta próprio, fazer adaptações não autorizadas ao modelo de negócio, para ser um franqueado de sucesso é extremamente necessário seguir todas as orientações dadas em treinamentos e capacitações. Mudanças não autorizadas, inclusive, podem gerar multas para o franqueado.

Então, se você é mais criativo, gosta de inovar com constância, de fazer as coisas do seu jeito, o ideal é começar o seu negócio próprio, vivendo todas as etapas para, quem sabe, franqueá-lo depois. 

Quanto custa uma franquia?

Microfranquias são aquelas que custam até R$90 mil, segundo a Associação Brasileira de Franchising. Franquias custam acima de R$90 mil. Um fato muito importante é que microfranquias e franquias funcionam de forma semelhante. 

Ao adquirir uma franquia, é cobrado por parte da franqueadora a chamada “taxa de franquia”, que é um valor pago para poder usufruir da marca, seu conhecimento e posicionamento de mercado. Além da taxa de franquia, também são cobrados os valores para montar a operação (no caso de uma loja, por exemplo, construir a estrutura), além do capital de giro.

Normalmente o perfil do franqueado é avaliado por franqueadoras sérias, para garantir que existem condições de fazer com que a expansão de marca seja sustentável. 

Franquias também cobram custos mensais – que não existem em negócios próprios – como taxa de royalties (valor normalmente cobrado com base no faturamento, focado em melhorias feitas por parte da franqueadora) e fundo de propaganda – focado na divulgação de marca.

Como anda o mercado do franchising?

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Assim como todos os setores da economia, o franchising brasileiro sentiu os impactos sofridos pela pandemia da Covid-19 no ano de 2020. Houve retração no número de expansão de algumas marcas e a inevitável diminuição nos postos de trabalho. 

Por outro lado, em 2021, o cenário é um pouco mais otimista. Aos poucos os empreendedores e consumidores vão retomando a confiança, investindo e consumindo mais. Segundo a ABF, a projeção é que o faturamento no franchising cresça 8% neste ano. 

Os número ainda apontam para o crescimento de 4% no número de redes de franquias; 5% no número de unidades franqueadas; além da geração de novos empregos. Crescimento tímido, mas que já traz uma luz para o fim do túnel atravessado por qualquer empreendedor. 

Como saber se uma franquia é séria?

Antes de investir as suas economias da vida toda em uma franquia, pesquise bem sobre a procedência da marca. Verifique se ela está associada à ABF – esse é um ótimo garantidor – converse com outros franqueados da rede. 

Procure saber também a opinião dos consumidores dessa rede de franquias, afinal de contas, quem melhor para falar sobre um produto ou serviço que o próprio cliente? Faça comparações, é melhor pecar pelo excesso do que confiar demais. 

Para quem não quer abrir um negócio próprio, franquias é uma boa opção

Se você chegou até aqui, neste artigo do Blog do Franqueado, já deve saber se o seu perfil é de um empreendedor independente ou de um franqueado. Caso a segunda opção seja a que mais se encaixa com você, separamos algumas opções de franquias que vêm se destacando no franchising brasileiro. Confira:

MYLASH

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A MyLash é uma franquia de extensão de cílios, criada com o objetivo de realçar a beleza natural das pessoas. Pioneira na técnica volume russo no Brasil, a marca conta com um método próprio e exclusivo, baseado em técnicas internacionais mas desenvolvido exclusivamente para brasileiras e brasileiros. 

Inserida em um dos melhores mercados do franchising, que é o de saúde, beleza e bem-estar, a MyLash possui forte presença digital e é destaque entre atrizes famosas, como Xuxa, Fernanda Souza, Deborah Secco, entre outras. 

Em plena expansão pelo Brasil, a MyLash possui mais de 30 unidades e o plano de atingir o número de 500 lojas até 2024, mantendo a excelência no atendimento e qualidade dos serviços.

O trabalho do franqueado ou franqueada da rede, será o de administrar as finanças e da operação da franquia, supervisionará e coordenará o trabalho dos seus colaboradores e ainda o atendimento aos clientes. 

A rede conta ainda com outros serviços e implementou no final do mês de julho, procedimentos como nail design, manicure e pedicure, estética facial, micropigmentação, hidra gloss e lash lifting, ficando ainda mais completa. 

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Valores:

Faturamento médio mensal: R$ 50 mil

Investimento inicial: a partir de R$ 111 mil reais (modelo com 2 macas)

Royalties: 8% (faturamento bruto)

PayBack: 18 meses 

MONITORIAS

Franquia do segmento de educação, a Monitorias presta serviços de reforço escolar, aulas particulares, acompanhamento pedagógico e psicopedagógico. A marca é reconhecida pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), tendo a sua fundação em 2015 – abrindo para franquias em 2020. O investimento inicial para se tornar um franqueado é a partir de R$ 4.990.

Investimento inicial:

Regiões de até 50 mil habitantes – R$ 4.990 + kit básico + pacote 2 aulas;

Regiões de até 100 mil habitantes – R$ R$6.990 + kit intermediário + pacote 5 aulas;

Regiões de até 200 mil habitantes –  R$ 9.990 + kit avançado + pacote 10 aulas. 

Royalties:

Regiões de até 50 mil habitantes (R$600 + R$400);

Regiões de até 100 mil habitantes (R$600 + R$600);

Regiões de até 200 mil habitantes (R$600 + R$800);

Observação: os primeiros valores são referentes à cobrança sell-in = R$600 (20 aulas), podendo ser considerado uma compra mínima mensal. Os segundos valores são referentes aos royalties/taxa de manutenção.

Retorno do investimento: de 2 a 6 meses.

Faturamento médio mensal: R$ 16 mil.

PREMIAPÃO

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Franquia líder no segmento de publicidade em sacos de pão, tendo o reconhecimento da ABF com o selo de excelência em Franchising. A PremiaPão está no mercado desde 2016 e o investimento inicial para se tornar um franqueado é a partir de R$ 16 mil. 

Investimento inicial:

Regiões de até 100 mil habitantes – R$ 10 mil (taxa de franquia) + R$ 6 mil (capital de giro);

Regiões de até 200 mil habitantes – R$ 15 mil (taxa de franquia) + R$ 6 mil (capital de giro);

Regiões de até 300 mil habitantes – R$ 20 mil (taxa de franquia) + R$ 6 mil (capital de giro).

Royalties:

Regiões de até 100 mil habitantes – R$ 540 reais;

Regiões de até 200 mil habitantes – R$ 688 reais;

Regiões de até 300 mil habitantes – R$ 761,50 reais. 

Retorno do investimento: de 3 a 6 meses;

Faturamento médio mensal: R$ 17.000,00 (lucro bruto médio: R$10.286,70 por tiragem). 

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YES! COSMETICS

Marca com mais de 20 anos de trajetória. Depois de muitos testes de validação, em 2016 a Yes! entrou para o franchising.Hoje conta com quase 100 franqueados de sucesso espalhados pelo Brasil. 

Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil;

Taxa de franquia: R$ 30 mil; 

Retorno do investimento: até 24 meses;

Faturamento médio mensal: R$ 60 mil; 

ACQUA ZERO

A Acquazero é uma rede de limpeza ecológica, com conceito de negócio baseado na sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente. Oferece serviços de limpeza veicular com produtos biodegradáveis e baixa quantidade de água. A Acqua Zero está no mercado desde 2009, sendo associada à ABF desde 2010. Para se tornar um franqueado, o investimento é a partir de R$ 18 mil. 

Investimento inicial: R$ 18 mil;

Taxa de franquia: R$ 10 mil; 

Royalties: R$ 250;

Retorno do investimento: de 3 a 24 meses; 

Faturamento médio mensal: R$ 70 mil. 

AÇAÍ CONCEPT

A Açaí Concept é uma rede de franquias que atua no segmento de alimentação, focado na venda de açaís. A marca está no mercado desde 2014, sendo associada da ABF desde 2016. O investimento inicial para se tornar um franqueado Açaí Concept é de R$ 90 mil.

Investimento inicial: R$ 90 mil;

Taxa de franquia: R$ 25 mil; 

Royalties: R$ 1,5 mil;

Retorno do investimento: de 14 a 18 meses; 

Faturamento médio mensal: R$ 50 mil. 

OAKBERRY

A OakBerry é uma rede de franquias de quiosques pensada para suprir a demanda do fast-food saudável. A rede vende produtos como o açaí 100% natural, com uma fórmula que não contém corantes, conservantes artificiais ou xarope de guaraná. A OakBerry é associada à ABF, atuando como franquia desde 2017. O investimento inicial é de R$ 150 mil. 

Investimento inicial: R$ 150 mil;

Taxa de franquia: 50 mil; 

Royalties: 6% do faturamento;

Retorno do investimento: de 16 a 24 meses;

Faturamento médio mensal: R$ 70 mil. 

REI DO MATE 

Com selo de excelência em franchising pela ABF, o Rei Do Mate está presente em diversas cidades do país desde 1978. Os produtos mais vendidos do Rei do Mate são sanduíches, cafés e pães de queijo, além do mate, é claro. O investimento para essa franquia é de R$ 294,5 mil.

Investimento inicial: R$ 295,5 mil;

Taxa de franquia: R$ 29,5 mil; 

Royalties: 4% do faturamento;

Retorno do investimento: 36 meses;

Faturamento médio mensal: entre R$ 60 e R$ 80 mil. 

KUMON

Franquia de prestação de serviços de educacionais, a Kumon trabalha com cursos livres de matemática e idiomas. A marca é associada à ABF, tendo o selo de excelência em Franchising. Está no mercado desde 1958 e o investimento inicial para se tornar um franqueado é a partir de R$40.840 mil. 

Investimento inicial: R$ 40 mil a R$ 65 mil;

Taxa de franquia: de R$ 3.930 a R$ 6.330  (disciplinas: Português, Matemática e Inglês);

Royalties: 0% (ou 45% até o alcance de requisitos pré-determinados) do valor da mensalidade. O fornecimento do material didático, suporte e consultorias estão incluídos nos royalties pagos;

Retorno do investimento: de 18 a 24 meses;

Faturamento médio mensal: R$ 30 mil (120 alunos matriculados).

BUBBLE MIX

Franquia pioneira no segmento de Bubble Tea no Brasil, a Bubble Mix é uma marca especializada em produtos à base de chá e café. A marca é associada à ABF, tendo o selo de excelência em Franchising.

 Está no mercado desde 2016 e o investimento inicial para se tornar um franqueado é a partir de R$ 24 mil – para a nanofranquia. 

Investimento inicial: R$ 24 mil (nanofranquia);

Taxa de franquia: R$ 16 mil;

Royalties: 

Com um faturamento de até R$ 30 mil: 3%;

Com um faturamento entre R$ 30 mil e R$ 40 mil: 4%;

Com um faturamento entre R$ 40 mil e R$ 50 mil: 5%;

Com um faturamento acima de R$ 50 mil: 6%.

Retorno do investimento: de 12 a 36 meses;

Faturamento médio mensal: R$ 18 mil.

Gostou do que leu aqui? Então compartilha com aquele amigo empreendedor que precisa saber dessas informações. Esse e outros artigos sobre empreendedorismo, franquias e negócios digitais você confere aqui, no Blog do Franqueado.

1 COMENTÁRIO

comments user
Eunice

Boa tarde!
Tem indicação ou valor p Fotovoltaica.
Cidade Turistica de 12 mil habitantes –

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