FRANQUEADO O BOTICÁRIO: SAIBA QUAL É O FATURAMENTO DA REDE

Ela é a maior rede de franquias do país. São mais de 40 anos no mercado, conquistando a adesão do público. Atualmente conta com mais de 3.700 unidades, espalhadas pelo Brasil e exterior. Neste artigo vamos falar do franqueado O Boticário – e os segredos do sucesso dessa franquia.

Considerada a maior franquia de cosméticos do mundo, O Boticário conta com mais de 900 franqueados. Alguns, inclusive, com mais de uma unidade. Outros com mais de 100 unidades, formando grupos de sucesso dentro da franqueadora que chegam a ser maiores que outras franquias.

O setor de perfumaria

O setor de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria, inclusive, não para de crescer. Foi um dos poucos segmentos que se manteve firme mesmo durante a pandemia da Covid-19. Somente em 2020 movimentou mais de R$ 17 bilhões no Brasil, colocando o país no 3º lugar no ranking mundial no consumo de cosméticos.

Esses são dados que se justificam cada vez mais pela adesão de novos públicos ao mercado de perfumaria. As classes “C”, “D”, e “E”, por exemplo, hoje somam um dos maiores consumos na categoria em que o franqueado O Boticário está. O crescimento na procura é diretamente possibilitado pelo aumento de renda da população, dos mais variados cantos do país. 

O Boticário opera com franquias desde 1980, estando presente tanto em cidades de grande ou pequeno porte. As regiões aceitas para um franqueado O Boticário trabalhar precisam ter a partir de 20 mil habitantes, correspondendo a boa parte do território brasileiro.

Com fábricas próprias, o plano de expansão da rede deu tão certo que hoje contam com mais duas marcas no grupo: a “Eudora” e “Quem Disse Berenice?” Ambas já têm um bom posicionamento de mercado, com um ticket médio – isto é, a média de faturamento por venda – maior do que O Boticário. 

Investimentos necessários para um franqueado O Boticário

E quanto ganha um franqueado O Boticário? Antes de apresentar resultados, precisamos pontuar os investimentos necessários para se adquirir essa franquia. Com o valor de R$ 510 mil você se torna um franqueado O Boticário, colocando toda a operação de uma loja para funcionar.

Depois da montagem da loja, organização de estoque e capital de giro disponíveis (inclusos nos R$ 510 mil), o franqueado O Boticário já passa a faturar, já que a credibilidade de mercado da rede é grande e clientes não costumam faltar.

A lucratividade da franqueadora se dá a partir da venda dos produtos transacionados pelo franqueado. Isso quer dizer que há um valor embutido em cada produto, que no final das contas, faz a rede ganhar.

Agora, é claro, o franqueado O Boticário tem o compromisso de operar com dedicação cada uma de suas unidades. Um valor mínimo de pedidos para a franqueadora, inclusive, é estipulado na assinatura dos contratos. 

Franqueado o boticario: saiba quanto ganha | Blog do franqueado

Faturamento do franqueado O Boticário

E agora chegamos ao que você tanto quer saber: um franqueado O Boticário fatura cerca de R$ 70 mil por mês! Podendo operar nas modalidades de quiosque, quiosque móvel ou loja.

A margem de lucro de um franqueado fica por volta dos 10%, ou seja, com ele colocando R$ 7 mil no bolso por unidade. É por isso que muitos optam por ter mais franquias, porque dessa forma a operação fica mais rentável, além de ser mais fácil gerir os negócios, tendo equipes compartilhadas.

Como se tornar um franqueado O Boticário

Mas calma que para se tornar um franqueado O Boticário não é tão fácil assim. Apenas o dinheiro na mão e a vontade de empreender não bastam. Nesse momento a marca está de portas fechadas para qualquer outro tipo de investidor novo, que já não seja um franqueado atual.

Isso significa que em cada nova possibilidade de abertura de uma loja O Boticário, a preferência é para quem já tem uma unidade operando na rede. Essa é uma conduta que não só acontece com novas lojas, mas também com as antigas que estão para repasse. 

O sucesso das franquias O Boticário é tanto que a limitação para a contratação de novas franqueados se estende para as demais marcas do grupo, ou seja, quem está “na casa” segue com a preferência pelos pontos da  “Eudora” e “Quem Disse Berenice?”

Curiosidade e sustentabilidade para franqueado O Boticário

Em novembro de 2020 O Boticário deu mais um passo em direção a um futuro de sucesso, inaugurando a primeira loja temporária e sustentável. A unidade fica localizada no parque Ibirapuera, em São Paulo, e sua construção contou com cerca de 3 toneladas de plástico reciclado.

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Soluções alternativas com rentabilidade

E o que fazer se a vontade de empreender no segmento de cosméticos for maior do que as limitações impostas pela franqueadora O Boticário? A dica é: invista em outras franquias do setor que estão de portas abertas e também atingem um bom faturamento mensal.

Uma marca alternativa para quem sonha em ser um franqueado O Boticário, é:

Yes! cosmetics: com um mix de produtos variados, tendo perfumaria, maquiagem e produtos corporais no catálogo, a marca se destaca por oferecer para o consumidor valores bem competitivos. Ao todo são mais de 250 itens oferecidos. 

O investimento para se tornar um franqueado Yes! Cosmetics é de R$ 195 mil, contemplando a montagem da loja, além da compra dos produtos iniciais. Para a modalidade quiosque o investimento necessário é de R$ 125 mil. Ambas as modalidades podem ser instaladas em ruas, shoppings centers e centros comerciais.

O faturamento médio gira em torno dos R$ 60 mil, com margem de lucro entre 15% a 18%. Ao final de cada mês, o franqueado deixa livre no bolso algo em torno de R$ 10 mil. O retorno do investimento se dá entre 6 e 18 meses. 

Uma franquia para todos os bolsos

Você sabia que a Yes! Cosmetics possui 2 opções de modelos de negócio? A marca oferece ao franqueado as opções de modelo de loja ou quiosque. Mas qual seria a diferença entre eles?

Loja – O modelo de negócio de loja costuma ser mais estratégico, já que o cliente tem mais espaço para circular e conhecer os produtos que estão à sua disposição.

Além disso, a marca fez mudanças no projeto arquitetônico para se adaptar à nova realidade trazida pela pandemia e elaborou um novo PDV, com design inovador e moderno, mais espaço de circulação e maior agilidade de atendimento.

Quiosque – Os quiosques podem ser instalados em qualquer lugar que tenha um grande fluxo de pessoas e por esse motivo possuem uma enorme visibilidade.

Os lugares mais comuns são os shoppings, galerias, supermercados, e até estações de trem. O equipamento chega ao local praticamente pronto para ser instalado, sem precisar de reformas. 

Por isso, é um modelo mais rentável, tendo em vista que o tempo para sua implantação é menor, e o seu valor de investimento, também, conforme divulgamos acima.

Modelo 3 em 1

Um grande diferencial de mercado da Yes! Cosmetics é a possibilidade de operação “3 em 1”, em que além de vender pelos canais tradicionais (lojas e quiosques), o franqueado também pode atuar na venda online (e-commerce e social commerce) e direta (revendedores). 

De acordo com o  estudo digital, o Brasil tem 150,4 milhões de usuários de internet e esse número aumentou 6% entre 2019 e 2020. Já o número de usuários de mídias sociais aumentou 8,2% entre abril de 2019 e janeiro de 2020.

Não é novidade pra ninguém que a pandemia modificou as relações pessoais e de consumo em todo o mundo. A economia sofreu um forte impacto em toda a sua cadeia e para se adaptar ao novo normal, as empresas precisaram se reiventar. E com a Yes! Cosmetics não foi diferente.

A franquia 3 em 1 da Yes! Cosmetics, pode ser entendida como um varejo multicanal onde o franqueado está no centro de todas as oportunidades de ganho.

As lojas e quiosques oferecem ambientes que são integrados aos demais canais de venda: o cliente pode adquirir o produto através do e-commerce ou do social commerce, e optar pelo delivery, ou pegar o produto na loja mais próxima, favorecendo o incremento de faturamento da loja física.

O E-commerce permite que o cliente tenha mais comodidade, pois através dele é possível comprar e receber os produtos em casa, unindo o online ao offline.

Já o Social Commerce é um subconjunto do e-commerce e envolve o uso das redes sociais, favorecendo a aproximação e consequente fidelização do cliente, pois além de comprar, o consumidor pode ainda tirar dúvidas e avaliar o atendimento da unidade, dando sugestões para eventuais melhorias.

A venda direta possibilita uma compra segura e personalizada e oferece escala com força de vendas externas e ilimitadas. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas – ABVED, 52% da venda de cosméticos no Brasil é feita através da venda direta.

Dessa forma, essa adaptação só traz vantagens, tanto para o empreendedor quanto para o consumidor e passou a ser vital para a empresa.

Outro diferencial da Yes! Cosmetics são os anúncios feitos com grandes celebridades, como Sabrina Sato, veiculando a marca na mídia. Batons, perfumes e vários itens de maquiagem e produtos para a pele estão entre o mix de produtos assinados pela modelo.

Vasta experiência no mercado de cosméticos

A franquia Yes! Cosmetics possui vasta experiência no mercado: com mais de 20 anos de trajetória e 100 franqueados na rede, a Yes! se destaca  por ser uma franquia moderna, jovem, colorida, alegre e acessível.

Tudo começou através da venda direta: Felipe Espinheira e Cândido Espinheira, junto com Ketty de Jesus, trabalhavam com distribuição de cosméticos desde 1994. 

A venda direta é um dos canais de vendas mais importantes no Brasil. Por ter um baixo custo de implementação e ser de simples operação, ela é facilmente aderida pelas empresas.

Através dela o consumidor tem um atendimento personalizado, a compra é mais fácil e rápida, facilitando a logística de quem não tem paciência ou até mesmo tempo para ir até uma loja física. 

Ao perceberem as oportunidades que o mercado de cosméticos pode oferecer, os sócios decidiram criar a própria marca e lançaram a Yes! Cosmetics em Pernambuco. No início, os próprios fundadores vendiam os produtos da Yes! de porta em porta.

Em pouco tempo, eles passaram a investir em revendedores autônomos, pessoas que desejavam obter uma renda extra com flexibilidade de horário. A Yes! então investiu em treinamento personalizado, inovação e no constante aperfeiçoamento de seus produtos. 

A marca conseguiu chegar a quase todos os estados brasileiros. Com o crescimento da marca, a quantidade de produtos também aumentou, passando de 200.

Em pouco tempo a Yes! já lançava um catálogo por mês, apostando sempre na qualidade dos itens, para atender as expectativas dos seus mais diversos clientes, investindo sempre em constantes lançamentos. 

Saiba mais sobre a Yes! Cosmetics 

FRANQUEADO O BOTICARIO SAIBA QUANTO GANHA | BLOG DO FRANQUEADO

Atuando no mercado de perfumaria, maquiagem e produtos corporais desde dos anos 2000, a Yes! Cosmetics tem na bagagem um know-how adquirido com anos de experiência. Presente em todo o território brasileiro, a marca trabalha com inovação, competitividade e comprometimento com bons resultados.

Tem como empresário, sócio-fundador e diretor presidente, Cândido Espinheira, que também atua na frente direção regional do Nordeste da Associação Brasileira de Franchising.

No começo a marca trabalhava apenas com vendas diretas, operando uma rede de quase 500 distribuidores e mais de 100.000 revendedores autônomos. Em 2013 as lojas próprias da Yes! começaram a se destacar, sendo 64 delas no total.

E, em 2016, após o inegável sucesso, a marca passou a investir em franchising, expandindo ainda mais o seu negócio.

No ano de 2019, a franquia de cosméticos Yes! Cosmetics ganhou o selo de excelência em franchising, cobiçado pelas franqueadoras nacionais. Esse é um selo concedido anualmente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), reconhecendo a qualidade e a excelência de algumas empresas. 

Para conseguir o reconhecimento da ABF, uma pesquisa de satisfação é enviada aos franqueados de cada marca. Alguns fatores decisivos são levados em conta, como o índice de satisfação de cada franqueado sobre a relação com a franqueadora, além do retorno financeiro. 

Atualmente, com mais de 90 unidades espalhadas pelo país, a rede conta com um centro de distribuição com mais de 2000 m², estando localizado estrategicamente em São Paulo. 

A marca traz em seu DNA o comprometimento com a qualidade, inovação e sustentabilidade de seus produtos – esses, inclusive, não são testados em animais e a maioria têm a composição vegana.

Preocupação com o meio ambiente

A Yes! está na lista do Projeto Esperança Animal – PEA, uma das ONGs mais famosas do país na luta contra testes em animais. Os projetos do PEA contribuem para a preservação do meio ambiente e das espécies e disponibiliza uma lista das empresas que não testam seus produtos em animais.

Além disso, a Yes! Cosmetics já vem trabalhando com modelos de lojas acessíveis, com visual mais leve e estrutura inclusiva.

A meta da marca é se tornar totalmente vegana. De acordo com a diretora de desenvolvimento de produtos da empresa e uma das sócias fundadoras, os produtos veganos chegaram pra ficar. Segundo ela, a consciência ambiental é cada vez mais forte e está se tornando uma exigência dos consumidores, do mercado.

Quem resolve investir na franquia Yes! Cosmetics (valores divulgados acima, neste artigo), recebe todo o suporte necessário para tornar a operação rentável. A franqueadora oferece assessoria durante toda a escolha e negociação de um ponto de venda, para evitar surpresas desagradáveis. 

Outros suportes oferecidos são os manuais exclusivos para o franqueado, consultorias de negócio, capacitações, campanhas de marketing e assessoria de imprensa.

Franqueados apostam em mais uma unidade

Empresários de sucesso sempre confiam em seu potencial. Há 4 anos, Katarina Couto deixou a profissão de formação de lado e se tornou empresária do ramo dos cosméticos.

Katarina trabalhava com engenharia de pescado e estava satisfeita e realizada. Mas através de seu marido, a empreendedora conheceu a Yes! Cosmetics. Ela conta que logo começou a usar os produtos e se apaixonou de imediato pela marca.

Acreditando no potencial e no modelo de negócio da Yes!, Katarina resolveu investir na marca.

“A Yes! veio pra minha vida pra somar uma coisa que eu nem sabia que tinha um espaço vazio e hoje eu sou realizada por completo”, comenta a empresária. 

Katarina investiu em capacitação e treinamento do seu pessoal, fazendo com que a sua loja tivesse um atendimento diferenciado e isso fez toda a diferença nos resultados finais.

Fiquei constantemente com elas, ensinando os ativos do produto, porque a Yes! é preocupada com os cuidados com a pele, e não só com a beleza, auto estima e alegria. Além disso fazer a demonstração dos produtos é essencial, porque você passa credibilidade ao cliente”, comenta.

A empresária trabalhou bastante e estava sempre presente no dia a dia de sua operação. Ela é um exemplo de empreendedorismo, e um verdadeiro exemplo de case de sucesso para se inspirar.

Atualmente, a empresária possui 4 lojas da Yes! Cosmetics todas na Região Metropolitana do Recife e pegou um repasse em plena pandemia.

Já no primeiro mês de funcionamento, ela dobrou o faturamento que a loja fazia antes do repasse, provando que a importância da presença do dono, um trabalho contínuo, coragem e confiança no seu potencial e no potencial de sua equipe são fatores determinantes para o sucesso de um negócio. 

Confira o vídeo de Katarina Couto aqui.

Como você viu, a Yes! Cosmetics investe no franqueado e no consumidor e aposta em lançamentos constantes de produtos, fator fundamental para que uma franquia de cosméticos esteja sempre à frente da concorrência.

A marca encontra-se em plena expansão, e segue no objetivo de chegar a todas as cidades do Brasil, sendo portanto, uma ótima alternativa para quem quer empreender e investir no setor de cosméticos.

Se você quer saber mais sobre a Yes! Cosmetics, basta clicar aqui.

Está gostando do que leu até aqui? Então fica ligado que o Blog do Franqueado já publicou um artigo completo explicando as vantagens de se investir em franquias de cosméticos. Além disso, sempre estamos publicando dicas de empreendedorismo, renda extra, negócios digitais, franquias e curiosidades.

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